RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 17 de março de 2022

UFRR abre inscrições em minicurso sobre Língua de Sinais

 


A Universidade Federal de Roraima (UFRR) abriu inscrições gratuitas no minicurso on-line sobre Línguas de Sinais, Migração e Fronteiras.

Inscreva-se, aqui.

Conforme a instituição, os interessados podem se inscrever até o dia 25 de março. Já a atividade aberta ocorre no dia 29 pela plataforma Google meet, às 15h (horário de Brasília).

De acordo com a Universidade Federal, a atividade aborda questões identitárias e linguísticas com viés nos direitos humanos.

Além disso, o minicurso é uma ação do projeto “Formação para o trabalho com migrantes surdos” que integra o Programa Interinstitucional MiSordo. Esta é uma parceria da UFRR com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Minicurso
Conforme a UFRR, o objetivo é refletir sobre as línguas de sinais em contextos de migração e fronteira, como a Língua de Sinais Venezuelana (LSV) e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O professor Paulo Jeferson Pilar Araújo, do curso de bacharelado em Letras/Libras da Universidade Federal de Roraima ministra as aulas.

Além disso, o projeto utiliza as atividades do programa MiSordo para debater outras ações de iniciativas de universidades brasileiras.

Misordo na UFRR
Criado em 2020, o Misordo tem como coordenadores os professores Augusto Azerêdo, professora Adriane Menezes na UFRR e pela professora Thaisy Bentes na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O Misordo proporciona acesso à comunicação por meio de projetos e ações como serviços essenciais e assessoramento à comunidade por meio da LSV, no caso dos surdos Venezuelanos, e demais línguas.

FONTE: https://www.librasol.com.br/ufrr-abre-inscricoes-em-minicurso-sobre-lingua-de-sinais/?fbclid=IwAR19w9dNuLwg3Jj7cehDAcgBF0SAvi3ONYpKsM30DBgx43tHlnMn2lCuz4o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.