RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 15 de maio de 2021

Pandemia amplia exclusão e professor surdo de Paulínia pede intérprete de Libras em reuniões


Cláudio Ramalho relata que fez pedido em fevereiro à prefeitura, mas ainda não recebeu resposta.

Em meios aos desafios que a pandemia da Covid-19 trouxe à educação, o distanciamento aliado a falta de acessibilidade ampliaram a sensação de exclusão enfrentada por Cláudio Ramalho, 51 anos, professor surdo da rede municipal de Paulínia (SP).

Servidor público desde 2006, o profissional de educação física reclama que as dificuldades foram ampliadas durante a quarentena e que chegou, em fevereiro deste ano, a formalizar um pedido por intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas reuniões virtuais de trabalho, solicitação ainda sem resposta.

Os problemas são menores que os enfrentados na infância, quando Cláudio ficou surdo como sequela de uma meningite. Ele lembra que o termo "inclusão" praticamente não existia quando era estudante, mas que a realidade, apesar de diferente nos dias atuais, ainda está longe do ideal.

“Existe a inclusão mas, na prática, principalmente no poder público, ela não é executada", diz.

Além da falta de um intérprete de Libras, necessária para sua comunicação e desenvolvimento na rotina do trabalho, outras dificuldades do trabalho remoto, como distanciamento dos colegas e alunos e problemas de conexão se transformaram em desafio extra para Cláudio.

"Eu sei dos meu deveres e eu os cumpro, mas eu preciso também lutar pelos meus direitos", explica Cláudio.

Durante as reuniões com os colegas e até mesmo em cursos promovidos pela prefeitura para auxiliar na capacitação dos professores, a falta de um intérprete de Libras é uma barreira. Cláudio participa das atividades, mas por muitas não consegue entender o assunto que está sendo tratado.

Direito previsto em lei

O advogado Gustavo Bovi explica que é direito dos trabalhadores com deficiência ter acesso a um ambiente acessível em suas profissões.

Segundo Bovi, é dever da prefeitura de Paulínia entender e resolver as dificuldades enfrentadas por Cláudio. "Ele é servidor público, então a qualidade do serviço que ele oferece acaba sendo prejudicada", explica.

Em nota, a prefeitura de Paulínia afirma que busca atender a todos os estudantes e professores com deficiência. A administração defende trabalhar para inclusão na cidade através de medidas como o departamento de Educação Especial e o Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação.

 FONTE: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/05/15/pandemia-amplia-exclusao-e-professor-surdo-de-paulinia-pede-interprete-de-libras-em-reunioes.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.