RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Lei obriga adoção de legenda nos filmes nacionais e estrangeiros exibidos na Paraíba

 

Cinemas deverão oferecer texto em linguagem compreensível às pessoas com deficiência auditiva.

Foi publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado, na primeira página do documento, a Lei nº 11.925, de 29 de abril de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de legenda nos filmes nacionais e estrangeiros exibidos no estado da Paraíba e dá outras providências. A nova legislação já está em vigor.

Segundo a lei, de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PSB), ficam obrigadas as salas de cinema a oferecer interpretações do texto correspondente em linguagem compreensível às pessoas com deficiência auditiva, no estado da Paraíba.

“O recurso deve assegurar às pessoas com deficiência auditiva a fruição do espetáculo em condições de conforto equivalente às oferecidas aos demais espectadores, podendo o organizador optar ainda pela distribuição gratuita de impresso com o texto da obra apresentada”, diz a lei.

Os filmes deverão ser legendados em língua portuguesa. Os estabelecimentos que disponham de mais de uma sala oferecendo simultaneamente a mesma obra poderão limitar a exibição legendada em apenas uma sala.

O descumprimento ao disposto na lei implicará nas seguintes penalidades:

I – advertência;
II – multa;
III – interdição parcial ou total;
IV – cancelamento de autorização para funcionamento da empresa.

A multa de que trata o inciso II será fixada entre R$ 1.000 e R$ 10.000 a depender do porte da empresa, das circunstâncias da infração e de número de reincidências, tendo seu valor atualizado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou qualquer outro índice que venha substituí-lo.

O Poder Executivo regulamentará a Lei em 90 dias.

FONTE: https://www.librasol.com.br/lei-obriga-adocao-de-legenda-nos-filmes-nacionais-e-estrangeiros-exibidos-na-paraiba/?fbclid=IwAR3P5veWtBYDrv1qsdvr9IK36nwj0uI3ro4DGAScR4G15Igw5D3yiJCeIuM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.