RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Departamento de Letras promove curso de extensão em LIBRAS - PI

Departamento de Letras promove curso de extensão em LIBRAS

Departamento de Letras promove curso de extensão em LIBRAS

22/07/2014 15:49
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Departamento de Letras (DL), promove Curso de Extensão com tema Noções Básicas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nos dias 26 de julho, 09, 16 e 23 de agosto, das 8 às 18 horas, na Sala de Vídeo II do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), em Teresina. O Curso tem o objetivo de proporcionar aos alunos de Letras da UFPI a comunicação entre o ouvinte e o indivíduo surdo por meio de noções básicas de LIBRAS, além da compreensão sócio-histórica do universo surdo.
Durante o Curso, será discutido também a atuação do sujeito surdo na sociedade com o intuito de provocar a reflexão sobre a importância da comunicação. "Sabemos o quão importante é o ato comunicativo para o estabelecimento das relações interpessoais e que, como detentor dos mesmos direitos dos demais cidadãos, o sujeito surdo deve ser concebido como um ser atuante socialmente", relata professora do Curso de Letras da UFPI, Lívia Guimarães.
As inscrições podem ser feitas na Coordenação do Curso de Letras a partir de quarta-feira (23). O Curso de Extensão terá carga horária de 30 horas e serão ofertadas 25 vagas para alunos de graduação em Letras.
Curso de Letras com Habilitação em LIBRAS
O Curso de Letras com habilitação em Libras da UFPI será inaugurado em breve. A nova habilitação está sendo viabilizada por investimento do Ministério da Educação (MEC) como parte das ações para a criação desta graduação por todo o país. Outras universidades federais do Nordeste já iniciaram as atividades na nova modalidade. A UFPI está em fase final de elaboração do Plano Pedagógico do Curso e deverá realizar a seleção dos alunos por meio de vestibular especial, separadamente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Mais informações: Departamento de Letras - 3215-5782
Fonte: UFPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.