RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Sistema FM disponível pelo SUS para estudantes com deficiência auditiva

Captura de tela inteira 27082013 140611.bmp

Essa notícia merece ser espalhada, especialmente porque as pessoas reclamam muito do preço do Sistema FM no Brasil – pelo que me informaram, entre R$7.000 e R$10.000!!! Portaria publicada no Diário Oficial da União traz ótimas notícias para estudantes com idade entre 5 e 17 anos que usam aparelhos auditivos ou implantes cocleares. O Sistema FM foi incluído na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS. Os critérios para receber o kit são:
• Possuir deficiência auditiva e ser usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC);
• Possuir domínio da linguagem oral ou em fase de desenvolvimento;
• Estar matriculado no Ensino Fundamental I ou II e/ou Ensino Médio; 
• Apresentar desempenho em avaliação de habilidades de reconhecimento de fala no silêncio.
Neste link do Ministério da Saúde há uma ótima explicação sobre como o Sistema FM pode ajudar os estudantes. No meu período de colégio, infelizmente, não usei essa tecnologia assistiva (nem sei se já existia no meu tempo), mas acho fundamental para quem tem deficiência auditiva e está numa sala de aula, ambiente que é puro ruído, no qual a pessoa com DA tem grande dificuldade de entendimento de fala.
Para saber tudo sobre o Sistema FM, clique aqui e clique aqui - via Desculpe Não Ouvi. Pela informação que consegui junto ao Ministério da Educação, os pais que quiserem conseguir o FM deverão se dirigir à Secretaria da Educação da sua cidade, pois esta fará a articulação necessária junto à Secretaria de Saúde e SUS.
PS: Não consegui descobrir como ficam os estudantes usuários de AASI e IC que cursam faculdade, seja ela pública ou privada. O limite de idade me pareceu de certa forma discriminatório, afinal, são também estudantes com deficiência auditiva tentando acompanhar as aulas.

http://cronicasdasurdez.com/sistema-fm-disponivel-pelo-sus-para-estudantes-com-deficiencia-auditiva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.