RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Itaboraí promove aula inaugural do curso gratuito de Libras

Cerca de 300 pessoas aguardam pela abertura de mais turmas
Aula inaugural do curso de Libras - Foto Sandro Giron
Aula inaugural do curso de Libras – Foto Sandro Giron
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaboraí (Semec), por meio da coordenação de Educação Especial, realizou, na tarde desta quarta-feira (21), na sede da OAB, a abertura oficial do Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com aulas gratuitas destinadas a surdos e ouvintes. O evento marcou também o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na cidade.

“Estamos felizes em oferecer, enquanto poder público, um curso voltado não apenas para os surdos, mas também para ouvintes. Para se ter uma ideia, há 300 pessoas aguardando a abertura de novas turmas”, afirmou Dilcelente Quintanilha, subsecretária municipal de ensino. “O governo está cuidando de cada cidadão em sua peculiaridade. Prova disso foi a convocação de 43 profissionais especializados em Educação Especial, a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o projeto de implantação da clínica-escola para autista”.
Os instrutores de Libras Severino Pereira e Tarcísio Torres ministraram a “aula inaugural”, na qual foi transmitido aos alunos ações como a forma de aplaudir os surdos, o modo de abordar uma pessoa surda, os sinais do alfabeto e números em Libras. A ementa do curso consiste no aprendizado de aspectos históricos, culturais, linguísticos, educacionais e sociais, referentes à cultura surda; aquisição de leitura e escrita de Libras; vocabulário, datilologia e os parâmetros usados no ensino; análise reflexiva de estrutura do discurso e avaliação através de vivências práticas e escritas.
Para o presidente da OAB de Itaboraí, Jocivaldo Lopes, o município está evoluindo em Educação e buscando uma inclusão social, por meio de um governo atuante pela sociedade.
“Que este curso seja um sucesso, e que vocês possam ter um grande desempenho. A OAB está de braços abertos para todos”, afirmou Lopes.
A partir da próxima segunda-feira (26), as aulas, com duas horas de duração, acontecerão dus vezes por semana no Colégio Cenecista Alberto Torres, localizado na Rua Presidente Costa e Silva, n° 212, Centro. Haverá, ainda, atividades extras, como visitas a prédios históricos e passeios educativos, entre outros. O curso é composto por quatro níveis, com seis meses de duração cada. Ao todo, foram formadas 10 turmas, sendo nove de ouvintes e uma para surdos. Ao final de cada nível, os inscritos receberão certificado de conclusão emitidos pela Semec.
Iniciante no curso de Libras, a psicopedagoga Geruza Rangel, 30 anos, se diz empolgada com as aulas.
“Sempre me interessei por esta língua, e agora que tive oportunidade de fazer o curso, não vou desanimar, pois estou buscando mais este aprendizado”, disse Geruza.
Já a estudante Kassia Hellen, 15 anos e ingressando no 4° nível, sua fonte de inspiração foi sua amiga surda.
“Para me comunicar com esta amiga, fui aprendendo a Língua de Sinais e me encantei. Fiz outros cursos e agora quero dar continuidade, para futuramente me tornar uma intérprete”, comentou Kassia.
A coordenadora da Educação Especial de Itaboraí, Valéria Sales, comemorou a empolgação dos alunos no primeiro dia.
“É uma satisfação ver o aumento de pessoas que procuram o conhecimento de Libras. Isso se deve muito ao processo de inclusão dos surdos nas escolas, nas repartições públicas, e em empresas privadas, por exemplo. Um dos objetivos do curso é melhorar a comunicação entre a sociedade e as pessoas que possuem deficiência auditiva”, comentou Valéria.
Estiveram presentes ao evento a primeira-dama e coordenadora do Projeto Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, a subsecretária Administrativa da Educação, Rosemere Magalhães e o Chefe de Gabiente da Semec, José Leão Menezes.
Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação e expressão, na qual o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitue um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Foi reconhecida oficialmente e aceita como a segunda língua oficial brasileira, por meio da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.
 
 http://www.prefeituraitaborai.com/3637/itaborai-promove-aula-inaugural-do-curso-gratuito-de-libras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.