RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mães de estudantes surdos cobram intérpretes de libras em escolas

Segundo elas, em algumas turmas faltam intérpretes desde o início do ano letivo, em maio.
Alagoas24Horas
Mães de surdos pedem retornos de aulas
Uma comissão de mães de alunos das escolas Estadual Tavares Bastos e Escola Estadual Dr. Edson dos Santos Bernardes estiveram, na tarde desta segunda-feira (19), na Defensoria Pública Estadual, para pedir uma solução para a falta de intérpretes de libras nas escolas citadas.
Segundo o grupo, cerca de 100 alunos estão sendo prejudicados com a falta dos profissionais. A informação que chegou ao Alagoas24Horas dá conta que algumas turmas estão sem intérpretes desde o início do ano letivo (em maio).
Cristiana de Moraes Santos é mãe de um estudante do 7º ano da Escola Estadual Tavares Bastos e, segundo ela, a turma do filho está sem intérprete há vinte dias. Assim como ela, várias mães vêm lutando para tentar resolver o problema desde o início deste mês. “Eu moro em Atalaia e como lá não tem escola com intérprete, meu filho veio estudar na Tavares Bastos, mas várias turmas estão sem intérpretes desde o início das aulas em maio. Na turma do meu filho, não tem há vinte dias”, reiterou a mãe.
Na Escola Estadual Dr. Edson dos Santos Bernardes o problema se repete. Maria Eliane Vieira de Barros, mãe de uma aluna do 7º ano, conta que o problema sempre existiu. “Na sala da minha filha, a intérprete disse está há três meses sem receber por isso deixou de ir trabalhar. As crianças estão em semana de prova, mas não querem fazer a avaliação porque não conseguiram apreender os assuntos. Passam as aulas apenas copiando, quando o professor escreve algo no quadro, ou desenhando”, disse a mãe.
As mães ainda disseram que antes de irem à Defensoria, já haviam procurado o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Educação (SEE). Segundo o grupo, o setor de Recursos Humanos da SEE órgão informou que os contratos não haviam sido renovados e que não havia previsão para renovação.

Prazo para resolução do problema

O defensor Ricardo Melro, do Núcleo de Direitos Difusos e Coletivos da Defensoria Pública do Estado, explicou que a Secretaria de Estado da Educação terá um prazo de sete dias, contados a partir desta terça-feira, para que o problema seja resolvido.
“A secretaria terá sete dias para que haja uma resolução administrativa. Após o prazo, caso o problema não tenha sido resolvido, nós vamos entrar com uma Ação Civil Pública pedindo uma liminar que determine que a situação destes estudantes seja regularizada. Estas crianças estão sendo prejudicadas com a violação de um direito que está previsto na Constituição Federal”, explicou o defensor.
O Alagoas24Horas entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação, que irá apurar a situação dos contratos e a ausência de intérpretes nas referidas escolas, consideradas referência na educação de surdos, em Alagoas.

 http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=154870

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.