RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Escolas terão que implantar libras como disciplina curricular

Dez escolas de Rio Branco já oferecem a disciplina de libras.

O objetivo do projeto é ampliar a inclusão social, até 2021.

Tácita Muniz Do G1 AC
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Libras  (Foto: Arquivo escola ) 
 
As aulas são ministradas a partir da educação infantil.(Foto: Arquivo projeto )
O projeto Escola Acessível, Caminhos para o Bilinguismo propõe que até 2021 todas as escolas da rede municipal de Rio Branco incluam a Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras) como disciplina curricular. A implantação teve início no ano passado, quando a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público firmaram acordo através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
A partir de 2012, as escolas municipais e municipalizadas começaram a incluir, gradativamente, Libras no ensino. A coordenadora do projeto, Jucelma Mourão, explica que aos poucos o projeto vai abrangendo as escolas. "Para não prejudicar a rede de ensino municipal, a inclusão está sendo feita de forma gradativa, começando com quatro escolas e progressivamente quatro escolas por ano",diz.
Neste ano conta-se dez escolas que possuem o processo de ensino em Libras, além disso, o TAC também impôs a criação de um Centro Municipal de Apoio ao Surdo (CAS) que será responsável pelo suporte e oferecimento de cursos para a comunidade. "O CAS vai oferecer cursos para quem tiver interesse em participar. Assim, em pouco tempo, teremos pessoas habilitadas para fazer com que o projeto cresça ainda mais nas escolas", explica Jucelma.
Para realizar as aulas, o centro municipal contratou cinco professores temporários que se dividem para realizar as atividades. A coordenadora explica essa divisão. "Esses profissionais são habilitados para aulas de libras, dois deles trabalham diretamente comigo para a execução do projeto, os outros três estão na organização do CAS para oferecer esses cursos à comunidade. O centro vai funcionar fornecendo qualificação e formação dos profissionais que irão atuar no ensino".
Jucelma tem pós gradução em Libras e mestrado em Linguagem e Identidade, ela fez a primeira dissertação do estado que fala sobre o ensino especializado na linguagem dos sinais. Atualmente ela coordena o projeto de bilinguismo e planeja as aulas que são dadas nas escolas. "Uma vez por mês nos encontramos com os professores, passamos aulas, depois o professor passa a aula novamente para tirarmos dúvidas e mantermos a qualidade no uso e ensino dos sinais", diz.
As oficinas são ministradas em escolas ensino infantil que vão até o sexto ano, antiga 5º série. Cada aula tem uma duração de 30 minutos e todos os servidores da escola participam.A coordenadora do projeto explica que assim a interação e inclusão é maior. "Quando a escola é contemplada com o projeto, abrange a todos. Justamente para que o aluno se sinta acolhido para pedir um suco, porque a merendeira vai poder olhar pra ele, entender e interagir sem  necessidade de um intérprete".
Libras (Foto: Arquivo escola ) 
 
As oficinas duram meia hora. (Foto: Arquivo escola )
O objetivo é atingir justamente as crianças pela facilidade de aprendizagem e a formação de possíveis profissionais. "Nós não vamos ter tanta falta de profissionais como os intérpretes, porque vai ser mais fácil encontrar pessoas que se identifiquem com a língua. Imagina se você tem contato com essa língua na sua pré-escola, o curso de intérprete será tão fácil como qualquer outro", explica.
Jucelma resume a importância do projeto na inclusão social. "Além de ser bom para o surdo, vai ser bom para o ouvinte, porque não vai ser mais um bicho de sete cabeças quando encontrar uma pessoa que não fala nossa língua oral. Essa parte social, no meu ponto de vista, é a parte mais interessante do projeto, fazer com que crianças sintam-se à vontade para se comunicar com os colegas surdos, sem ter aquela ideia pré-estabelecida de que o surdo não pode falar. Ele sabe falar sim, mas nós falamos com ele dessa forma".
Professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Marcilane da Rocha, trabalha com o ensino infantil e garante que a receptividade dos alunos ao projeto é uma das melhores possíveis. " A aceitação deles é a melhor possível, é um conteúdo e uma língua diferente. Prova disso é que quando eles me encontram na rua repetem o que aprenderam na aula, cumprimentam na língua dos sinais", finaliza.

 http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/05/escolas-terao-que-implantar-libras-como-disciplina-curricular.html

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