RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 26 de março de 2024

Abertas inscrições para curso gratuito de Libras

 


Formação presencial será promovida pela Prefeitura de Hortolândia

Estão abertas, a partir desta terça-feira (19/03), as inscrições para o curso presencial e gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que será promovido pela Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, há 160 vagas disponíveis, 80 para profissionais da rede municipal de educação e 80 para o público em geral. Interessados têm até o dia 01 de abril para se inscrever.

Para participar da formação continuada é preciso ter 18 anos completos e residir em Hortolândia-SP. De acordo com o CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, responsável pela formação, as vagas são destinadas, em especial, a profissionais da área e a pessoas que trabalham com atendimentos ou em áreas que necessitem da comunicação em Libras, como as da saúde, do comércio e da prestação de serviços.

Para efetuar a inscrição é preciso manifestar interesse, até às 12h do dia 01 de abril, preenchendo os formulários disponibilizados pela Secretaria de Educação. O resultado será informado aos candidatos no e-mail cadastrado no formulário. Confira a seguir os links para cada segmento:

Link de inscrição para profissionais de educação

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdALSFZUFc6sqDsqb28SLpy-JRnZIq9VuQt04G-GObc0MJ3Sw/viewform

Link de inscrição  para público geral:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZtgtPdNPqJEOb_q6IVKJPx6ag0DyN8HQII6o0H-STc26N5A/viewform

As aulas presenciais para profissionais de educação serão realizadas todas as terças-feiras, das 18h30 às 20h30, no CFPE, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. Já para o público em geral serão às quintas-feiras, no mesmo horário e local. A formação terá duração de 120 horas e oferecerá certificação para aqueles(as) que tiverem mais de 80% de presença ao final do curso.

Objetivos da Formação Continuada

O estudo da Língua Brasileira de Sinais proporcionará conhecimento básico sobre a comunicação com as pessoas surdas por meio da compreensão de suas necessidades, aspectos sociais, culturais e educacionais, permitindo integração comunicativa e inclusão escolar e na comunidade.

Compreender o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira, e apresentar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais, bem como utilizar a língua de sinais como meio de comunicação entre surdos e ouvintes, estabelecendo desta forma comunicação fluida entre surdos e ouvintes.

Saiba mais sobre a Libras

Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei de Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Além de favorecer a inclusão social das pessoas surdas, a lei também contribui para garantir os direitos dos surdos como cidadãos brasileiros.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece que, ao contrário do que muitos imaginam, a língua de sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas próprias, possui níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/abertas-inscricoes-para-curso-gratuito-de-libras/?fbclid=IwAR1jg8dU_6moZ9qgyTaxZ_rDiZVPo1ScWowERksPFEpg3AEUpY2EKYEtSRw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.