RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 4 de julho de 2023

Acessibilidade e inclusão são foco do 1º Festival Mineiro de Arte Surda

 


Projeto oferece ao público diversas atrações em Libras com tradução para o português, incluindo espetáculos teatrais, workshops, mesa-redonda, dentre outras atividades
Com o objetivo de valorizar artistas surdos e refletir sobre acessibilidade nas artes, acontece neste fim de semana o 1º Festival Mineiro de Arte Surda. O evento conta com workshop de teatro, apresentação de espetáculos e rodas de conversa. A programação ainda acontece até domingo (2), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH) na Praça da Liberedade.
A coordenadora Dinalva Andrade destaca a importância de fomentar a cultura criada e realizada por pessoas surdas. "O festival nasce com a proposta de incentivar diversas manifestações artísticas na cidade de Belo Horizonte", aponta.
A atriz surda Laís Drumond participou do evento e representou uma das protagonistas no espetáculo “Memórias de Ana”, que foi apresentado na programação do festival, no sábado (30). "Historicamente, na arte e na cultura surda de Minas é difícil encontrar um momento onde as pessoas podem se reunir para assistir esse movimento artístico. Eu sou atriz surda e hoje estou como referência aqui e outras pessoas podem sonhar também em ser atriz também, sendo surda", conclui.
A ideia de um evento que traz inclusão e acessibilidade para a arte atrai até mesmo os ouvintes, que são aqueles que não são surdos. É o caso da designer Catarine Corradi. Ela é namorada de uma mulher surda, estudante de libras e destacou a riqueza da comunidade surda em Minas Gerais.
"Eu percedo como a comunidade tem um potencial gigante, muitas pessoas. Tem muita gente, precisa mesmo de acessibilidade e tem muito público para isso. Fiquei muito satisfeita por saber desse festival, acho que é muito importante ter algo voltado para os surdos", conclui.
Para ser mais do que aconteceu na 1ª edição do Festival de Arte Surda e conhecer outras iniciativas de inclusão, acompanhe as redes sociais do grupo BH em Libras.


FONTE: 
https://www.otempo.com.br/mobile/cidades/acessibilidade-e-inclusao-sao-foco-do-1-festival-mineiro-de-arte-surda-1.2959882?utm_source=whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.