RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Polícia investiga denúncia de abuso sexual em colégio para deficientes auditivos na Zona Sul do Rio

Fachada da escola onde alunos teriam sofrido abuso sexual
Fachada da escola onde alunos teriam sofrido abuso sexual Foto: Reprodução/ Google Maps

A Polícia Civil do Rio abriu inquérito para apurar a denúncia de pais de alunos do Instituto Nossa Senhora de Lourdes - Inosel, na Gávea, na Zona Sul do Rio, sobre a suspeita de que um professor do lugar teria abusado sexualmente de estudantes. A escola é referência no ensino para deficientes auditivos no Rio de Janeiro. De acordo com o delegado Alberto Lage, titular da 15ª DP (Gávea), mais de 10 responsáveis estiveram nesta segunda-feira na delegacia para denunciar o suspeito, que não teve a identidade revelada. Ele já foi identificado e ouvido pela polícia.
- Todas as pessoas envolvidas neste fato já estão sendo ouvidas. Abrimos inquérito para apurar o que aconteceu - afirmou Alberto Lage.
Através do WhatsApp do EXTRA (21 99809-9952 e 21 99644-1263), a mãe de uma aluna, que preferiu não ser identificada, contou que sua filha relatou o problema na última quinta-feira. Segundo a menina de 10 anos, que é deficiente auditiva, o professor teria passado as mãos em suas partes íntimas, além de ter obrigado a mesma a masturbá-lo.
- Minha filha está assustada - contou a dona de casa, de 34 anos.
Ela ainda revelou que paga R$ 320 de mensalidade no colégio por causa de uma bolsa de desconto de 65%. Sua filha está no 3º ano do ensino fundamental. Ainda segundo a mãe da menina, o professor teria dito que estava dando aula de sexologia.
- Minha filha não tem idade para isso. É um absurdo - reclamou a mãe da suposta vítima.
Procurada novamente nesta terça-feira, a escola disse que não vai comentar o caso. Na página do instituto no Facebook, o colégio é descrito como uma "escola regular, católica, beneficente, de assistência social que oferece Educação Básica da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental". O local ainda é apresentado como um "espaço de vida, onde alunos ouvintes e surdos desenvolvem-se harmoniosamente, respeitando-se as diferenças e atendendo as necessidades individuais. Obtêm-se, assim, um rico ambiente escolar e uma convivência mais proveitosa". O Inosel tem 55 anos. Ele foi fundado em 24 de fevereiro de 1959.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que “outras informações não podem ser passadas para não atrapalhar as investigações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.