RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 31 de março de 2013

PMs devem aprender inglês, espanhol e Libras para a Copa em Cuiabá


06/03/2013 17h07 - Atualizado em 06/03/2013 17h07

Primeira etapa do curso conta com a participação de 800 alunos.
Coordenador do programa disse que ideia é capacitar cerca de 4 mil PMs.

Pollyana Araújo Do G1 MT
6 comentários
Quase quatro mil policiais militares devem aprender inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) até julho do ano que vem, quando Cuiabá deverá sediar os jogos da Copa do Mundo. A primeira etapa do curso gratuito de idiomas, oferecido pelo Comando Geral da Polícia Militar, começou na semana passada e segue até o período de realização do evento, de acordo com o coordenador do programa, coronel Jorge Antônio de Oliveira Paredes.
A capacitação é pela internet e depende do interesse do aluno, conforme o coordenador. "É obrigatório que oficiais e praças que atuam em Cuiabá façam o curso. Já os que trabalham nas cidades que vão ter impacto indireto com a Copa terão a oportunidade, mas não serão obrigados", afirmou o coordenador, ao frisar, no entanto, que o curso conta ponto para quem pretende subir de patente. "Com certeza, nenhum PM vai querer ficar fora disso porque conta na avaliação", pontuou.
A primeira turma possui uma média de 900 alunos. O módulo de espanhol e inglês deve durar de 40 a 60 dias. Já o curso de Libras ainda não fechou turma. "O inglês e espanhol é o básico e em uma situação complexa a PM tem a alternativa de policiais que falam outros idiomas com fluência. Temos um policial que fala cinco línguas, inclusive mandarim", declarou o coronel.
Para o coordenador do programa, os alunos não podem receber nenhuma recompensa financeira pelo curso porque não condiz com a missão da polícia de aprimorar o conhecimento com o intuito de desempenhar melhor a função. "A recompensa financeira destrói nossos valores. Temos que ter qualidade para nosso preparo próprio. É uma questão de valor institucional", frisou.
Ele explicou que o programa era um projeto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), mas não foi desenvolvido após a criação de uma secretaria para a realização de grandes eventos. Diante disso, o estado decidiu colocar em prática o projeto usando recursos próprios.
Além da capacitação em línguas estrangeiras, os PMs devem receber treinamento de prevenção e combate à exploração sexual e cada órgão deve ser capacitado de acordo com as suas particularidades, assim como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e policiais que atuam na área de meio ambiente. "A ideia é reforçar aquilo que os policiais já sabem", enfatizou. No ano passado, PMs também receberam um curso sobre segurança em grandes eventos.
Cavalaria
Ainda para fazer a segurança na Copa, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) comprou 30 cavalos para o trabalho de policiamento ostensivo. De acordo com a Sesp, esse foi um dos primeiros projetos na área de segurança pública voltado para evento que está sendo colocado em prática. No treinamento, os cavalos devem se acostumar com a fumaça, fogos, explosivos, entre outras técnicas, para aprender a andar junto com o policial de forma tranquila.

 http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/03/pms-devem-aprender-ingles-espanhol-e-libras-para-copa-em-cuiaba.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.