RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

domingo, 5 de agosto de 2012

I SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Seminário

• O que é o Seminário?
O I Seminário Nacional de Educação de Surdos tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos dos profissionais envolvidos no processo de inclusão educacional e social da pessoa surda, levando-os à reflexão, contribuindo, assim, com a melhoria da qualidade do ensino para surdos.

...
• Para quem é?
Educadores, profissionais e alunos dos cursos de Magistério, Letras, Pedagogia, Licenciaturas, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, surdos e interessados no tema.

• Como se inscrever?
Através do site: www.escoladulce.org.br/seminario
Taxa de Inscrição: R$40,00 – INTEIRA
R$20,00 - MEIA ENTRADA

A cobrança de inscrição é de valor simbólico e será convertida a favor da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba. O valor cobrado na inscrição destina-se às despesas não previstas no Projeto Mosaico de Inclusão Social.

Desafios e Possibilidades
A educação para surdos é um desafio que gera discussões relacionadas ao âmbito educacional e social. O direito de se comunicar e aprender por meio da língua de sinais gera questões que se relacionam à história de fracasso escolar de alunos surdos, apesar de vivenciarem um longo período de escolarização. Histórias de evasão, repetência, aprendizado da língua oral, escrita do português como segunda língua, problemas de comunicação entre ouvintes e surdos, o não aprendizado da Língua de Sinais em tenra idade, a necessidade do surdo ser bilíngue, a construção da identidade e subjetividade do surdo são alguns pontos críticos sobre a surdez.

A Escola para Surdos Dulce de Oliveira reconhece a relevância e a necessidade de propor um espaço de estudo e reflexão sobre esses temas, contribuindo para a formação inicial ou continuada dos profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o surdo, proporcionando uma prática pedagógica que atenda às especificidades desses alunos.

O I Seminário Nacional de Educação de Surdos, Desafios e Possibilidades, promovido pela Escola para Surdos Dulce de Oliveira em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, oferecerá formação específica na área da surdez para os profissionais e pessoas interessadas pelo tema. As propostas apresentadas no Seminário contribuirão para a construção de novos paradigmas sobre a surdez, a Língua de sinais e seus usuários.

Data: 27 e 28 de setembro de 2012
Local: Centro de Cultura José Maria Barra (FIEMG)
Endereço: Praça Frei Eugênio, 231 – São Benedito – Uberaba/MG
Carga horária: 20 horas
Informações através do site:
www.escoladulce.org.br/seminario
ou telefone: (34) 3336-5319

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.