RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 23 de junho de 2012

Projeto de inclusão de Montes Claros que foi premiado pela Organização das Nações Unidas

O projeto "Iguais e Diferentes: Podemos Viver Juntos?", Desenvolvido nas escolas municipais de Montes Claros, para alunos com deficiências, recebeu o prêmio ODM, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas. A metodologia usada tem facilitado a aprendizagem dos alunos.

Arthur, de três anos, é autista e desde pequeno apresentava algumas dificuldades de aprendizagem. Um projeto de inclusão, desenvolvido nas escolas municipais de Montes Claros, começou a mudar esta realidade. Assim como Arthur, quase 1 600 alunos, além de 800 deficientes, são beneficiados pelo projeto.

São em salas com recursos de acessibilidade, que alunos da rede municipal de ensino participam das atividades. O projeto que recebeu o prêmio ODM, em Brasília, concorreu com outras 1 638 práticas desenvolvidas por organizações e prefeituras de todo país.

Na Escola Municipal Zizinha Ribeiro, que fica na região sul da cidade, 52 estudantes são atendidos. Eles aprendem dinâmicas que ajudam a minimizar limitações e promovem o desenvolvimento.

Vinícius, de sete anos, estuda numa turma do ensino regular de uma outra escola. Casos como o dele e deste aluno, com problema de surdez, fizeram o colégio a adotar o projeto em 2009.

No Norte de Minas, Glaucilândia também foi premiado pelo trabalho na área ambiental de recuperação e manejo da sub-bacia hidrográfica do Rio das Pedras.

Montes Claros sobe a Rampa
      

PREFEITO LUIZ TADEU LEITE, PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE MONTES CLAROS MARILÉIA DE SOUZA


Montes Claros subiu orgulhosa a rampa do Palácio do Planalto na manhã de quarta-feira, 30/05 , representada pelo prefeito LUIZ TADEU LEITE e a Secretária de Educação MARILÉIA DE SOUZA, para receber o importante Prêmio ODM Brasil. Em sua 4ª edição, o Prêmio distingue a educação municipal montes-clarense por desenvolver uma das 20 melhores práticas do ano e contribuir para o país alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2012.
O Prêmio ODM Brasil, uma iniciativa pioneira no mundo, foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. É coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República , em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do IPEA e da ENAP.
A cerimônia de entrega do Prêmio às 20 organizações sociais e prefeituras que apresentaram as melhores práticas, aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11 horas, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff; do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República); de Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de Rodrigo Rocha Loures, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
QUASE DOIS MIL INSCRITOS – Nesta 4ª edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 918 de organizações e 720 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um comitê técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM ; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
Destas 51 iniciativas, quatro são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, seis do Norte, 20 do Sudeste e oito do Sul. Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio contemplados, as práticas dividem-se da seguinte forma: Objetivo 1 (10 iniciativas), Objetivo 2 (nove iniciativas), Objetivo 3 (oito iniciativas), Objetivo 4 (quatro iniciativas), Objetivo 5 (uma iniciativa), Objetivo 6 (três iniciativas), Objetivo 7 (oito iniciativas), Objetivo 8 (oito iniciativas).
A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 15 especialistas. São eles: Carmen Helena Ferreira Foro, Donizete Fernandes de Oliveira, Edna Maria Santos Roland, Lázaro Fernandes de Miranda, Leonor Maria Pacheco Santos, Maria da Penha Maia Fernandes, Maria José Vieira Féres, Maria Stela Santos Graciani, Mauri José Vieira Cruz, Milton Rondó Filho, Moema Maria Marques de Miranda, Paulo Augusto Oliveira Itacarambi, Renato Sérgio Jamil Maluf; Ricardo Voltolini e Toni Reis.
Conheça as práticas vencedoras da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil
ORGANIZAÇÕES:
- Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu (Palmas - TO). Prática: Projeto Canto das Artes
- Associação Comunitária de Radiodifusão de Independência (Acordi) (Independência - CE). Prática: Mulheres na Comunicação a Serviço da Vida
- Associação dos Apicultores da Região do Alto Turi (Turimel) (Santa Luzia do Paruá - MA). Prática: Atividade Apícola Associativa do Alto Turi
- Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) (Carauari - AM). Prática: Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário
- Associação MarBrasil (Pontal do Paraná - PR). Prática: Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar)
- Associação Redes de Desenvolvimento da Maré (Rio de Janeiro - RJ). Prática: Maré de Sabores
- Casa de Apoio à Vida (Campinas - SP). Prática: GestAção
- Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) (Juruena - MT). Prática: Amazônia Viva: Plantando e Colhendo Frutos para um Mundo Melhor
- Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda. (Santa Cruz do Sul - RS).
Prática: Sustentabilidade Camponesa – Diversificação Produtiva na Região Fumageira
- Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel) (Ponte Alta - SC).
Prática: Organizar a Produção e Agregar Valor aos Produtos da Agricultura Familiar para Gerar Trabalho e Renda, Reduzir o Crescente êxodo Rural e Alcançar o Emprego Pleno e Produtivo e o Trabalho Decente para Todos, Incluindo Mulheres e Jovens
- Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) (Fortaleza - CE). Prática: Projeto a Vida é Feminina
- Instituto Ciência Hoje (Rio de Janeiro - RJ). Prática: Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE)
- Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) (Rio de Janeiro - RJ). Prática: Carretinha da Saúde Morhan
- Pangea – Centro de Estudos Socioambientais (Salvador - BA). Prática: Rede de Catadores Cata Bahia
PREFEITURAS:
- Alfenas (MG). Prática: Programa de Acompanhamento da Gestante (Page)
- Contagem (MG). Prática: Entre Gêneros – Nova Educação para as Relações de Gênero
- Glaucilândia (MG). Prática: Manejo de Sub-bacia Hidrográfica do Rio das Pedras
- Montes Claros (MG). Prática: Iguais e Diferentes: Podemos Viver Juntos?
- Rio Branco (AC). Prática: Organização Social: uma Estratégia de Cooperação, Renda e Cidadania
- Silva Jardim (RJ). Prática: Banco Comunitário Capivari e Moeda Social Capivari
SAIBA MAIS SOBRE ODM
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos pela comunidade internacional com base em compromissos assumidos em grandes conferências mundiais realizadas na década de 1990, que debateram temas como desenvolvimento social, meio ambiente, gênero, direitos humanos e população.
A partir desses debates, a Organização das Nações Unidas (ONU ) realizou e m Nova Iorque, no ano 2000, a Cúpula do Milênio, quando líderes de 191 países – entre eles o Brasil – definiram as metas para tornar o mundo melhor e mais justo até 2015 . Elas ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) . São eles:
1- Acabar com a fome e a miséria; 2- Educação básica de qualidade para todos; 3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4- Reduzir a mortalidade infantil; 5- Melhorar a saúde das gestantes; 6- Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

http://www.dzai.com.br/marciavieirayellow6/blog/reportermontesclaros?tv_pos_id=106395

Um comentário:

  1. Esse é um curso de grande importãncia na vida de qualquer ser humano, por isso escolh
    i fazer o mesmo

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.