RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tecnologias de acessibilidade para surdos: iLibras X Vpad

Li aqui a respeito de uma tecnologia nova chamada Vpad que chegou ao país e que gerou muita discussão em grupos de surdos oralizados no Facebook em função do preço caríssimo e da manutenção, ainda mais cara. Trata-se de um serviço de intermediação por vídeo com intérprete de Libras. Assim, o surdo sinalizado pode pedir um táxi, uma pizza, um remédio da farmácia, etc. Para um surdo oralizado, não tem serventia.
O aparelho, que é um tablet, está em promoção de R$1.800 (!!!!!) por R$999,00. Além disso, para poder usar o serviço, deve-se comprar créditos para acessar a central de intérpretes, que NÃO funciona 24 horas por dia. A compra do Vpad está condicionada à uma assinatura de 12 meses. E a pessoa que adquirir o serviço ainda precisa ter internet com wi-fi de ótima velocidade em casa.
Os preços:
+ R$30,00
+ R$60,00
+ R$120,00
+ R$185,00
+ R$270,00
+ R$350,00
+ R$400,00
O que mais me desagradou foi o fato de que, além desses preços altos, se você comprar uma assinatura mensal, os minutos que sobrarem não podem ser usados no mês seguinte. Qual a lógica? Ao que parece, este produto está focado num público consumidor de alto poder aquisitivo.
Fui pesquisar o assunto mais a fundo e encontrei o iLibras. O plano mensal custa R$18,90, valor muito acessível para qualquer pessoa. Some-se a isto o fato de que hoje todos nós temos um celular e/ou computador. Você acessa a central através do chat, de SMS ou de um email e eles fazem o que você precisa: marcam consulta médica, chamam táxi, avisam seu chefe que você não vai poder ir trabalhar, etc. Por esse preço simbólico (mas que para muitas pessoas já é alto) o deficiente auditivo que mora sozinho pode ficar sozinho em casa tranquilamente, pois, se precisar de ajuda, terá. Mandei email para eles perguntando se o serviço é 24hs e se também há a opção de intérprete de Libras no atendimento via chat – assim que me responderem, publico aqui. Achei o site pouco explicativo, tive dúvidas que poderiam ser facilmente sanadas se todas as informações a respeito do produto estivessem visíveis e explícitas de forma sucinta, sem que eu precisasse fazer um cadastro e mandar um email.
Resposta do iLibras (rapidíssima, por sinal!):
“O iLIBRAS funciona de segunda a sábado das 8h às 22h. A empresa está crescendo, em breve aumentaremos nossa equipe e começaremos a atender todos os dias, 24 horas. Como citado no post, a tecnologia para ter atendimento via videochamada com intérpretes de LIBRAS é cara e o acesso à banda larga no Brasil ainda é instável, estamos desenvolvendo pesquisas e realizando testes, para então termos esse tipo de atendimento. Quanto ao preço, vale ressaltar que pagando o valor mensal de R$18,90 o uso é ilimitado. Esperamos ter sanado suas dúvidas e agradecemos pela divulgação e apontamentos das falhas do serviço, estamos tentando melhorar sempre.”
Ao que parece, a primeira tecnologia foi criada visando os surdos que não dominam o português escrito – os que dominam não vão se importar de enviar um SMS, email ou acessar um chat por poucos minutos. Não venham me falar em ‘cultura surda’ numa hora dessas porque não me convence como motivo para comprar tecnologia cara. Na verdade, não vejo sentido em nenhuma tecnologia assistiva que diz querer facilitar a vida de um grupo de pessoas com deficiência e não contempla toda a gama de diversidade existente dentro dessa deficiência. No caso da surdez, existem surdos que dominam o português falado e escrito e surdos que não dominam e usam Libras: qual a dificuldade de se criar uma tecnologia que ajude ambos ao mesmo tempo, que seja barata e, assim, efetivamente acessível??? Segregação quando se trata de acessibilidade NÃO DÁ. Convenhamos!
Tenho um iPad, da Apple, e ele possui uma tecnologia chamada FaceTime, de vídeochamada sem delay. É grátis – com o inconveniente de que você só consegue se comunicar por ela com pessoas que também tenham iPad, iPod Touch ou iPhone. O iPad custa, no Brasil, em torno de R$1600 (em 12x sem juros no site da Apple), e tem uma infinidade de Apps que podem ser baixadas para facilitar muito a vida de quem tem deficiência auditiva. Exemplos: a app da Infraero (que mostra as mudanças de vôos e horários e portões de embarque de todos os aeroportos brasileiros em tempo real), o Dictation Dragon (você fala e aparece na tela do iPad escrito tudo o que você escreveu),etc.
Acessibilidade, para mim, NÃO PODE SER CARA. Imaginem como uma pessoa que gostaria de adquirir um serviço/tecnologia que facilitaria muito a sua vida se sente ao perceber que não poderá pagar por ele!

E vocês, o que acharam dessas tecnologias? Alguém aqui já usa alguma delas? O que têm a dizer sobre o serviço??

FONTE:http://cronicasdasurdez.com/tecnologias-de-acessibilidade-para-surdos-ilibras-x-vpad/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.