RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 2 de abril de 2025

23 ANOS DA LEI DE LIBRAS - UNESPAR

 


📍 No dia 24 de abril, a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, completa 23 anos. Para marcar a data, o Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza, no dia 23 de abril, uma mesa-redonda sobre a importância da Libras e a inclusão da comunidade surda.

✅ O evento, organizado pelo professor Dr. Jerlan Pereira Batista, do Colegiado de Letras Português e Espanhol, conta com o apoio do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (Nespi) e do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH). "A proposta é dar visibilidade à Libras e ampliar o debate sobre seu papel fundamental na inclusão das pessoas surdas", explica o professor Jerlan.

💡 A programação inclui palestras com especialistas da área: Elaine Adriane Kinal e Siomara Rose Sans, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Porto União (Apadaf); Mateus Acassio Werle, ex-presidente da Associação dos Surdos de Porto União da Vitória (Aspuva); além de Jerlan Pereira Batista (professor de Libras na Unespar) e Deisi G. Vessoleck Bordignon, professora da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A interpretação em Libras será realizada por Jaqueline Araújo (Unespar) e Tatiane Rocha (Câmara de Vereadores de União da Vitória).

📢 Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento acontece no dia 23 de abril, às 19h, no Campus de União da Vitória da Unespar, localizado na Praça Coronel Amazonas, s/n. "Convidamos toda a comunidade para refletirmos juntos sobre inclusão e acessibilidade, construindo uma sociedade mais justa para todos", destaca o professor Jerlan.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DH7KWC2OO8l/?igsh=M2k2dXcwZnFzdzg5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.