RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Um atleta surdo da Ucrânia gostaria de poder treinar para as Surdolimpíadas

 


No meio do grande ginásio de Bellecombe, no 6º arrondissement de Lyon, Maxim, um refugiado ucraniano, espera pacientemente que as coisas avancem para ele. Sem-teto há mais de uma semana, este atleta surdo também deseja poder treinar para Surdolímpiadas No entanto, não possui infraestrutura suficiente.

Esta competição, situada a meio caminho entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, destina-se apenas a atletas com um limite auditivo inferior a 55 decibéis, sem qualquer outro handicap. Começa daqui a um mês, no dia 1º de maio no Brasil, e Maxime deve treinar obrigatoriamente no atletismo.

Clubes esportivos são convidados a se inscrever
Para sua quarta participação, Maxime quer ganhar uma medalha e representar seu país, mas precisa ir às pistas para isso. “Para os clubes esportivos de Lyon, mesmo os profissionais, seria bom vir conhecê-los”, testemunha Dorota, professora de ciência política do Instituto Po Aix de Ciência Política, que fez a viagem para ajudá-lo e a família dele.

Acompanhados por sua esposa Nastya e sua filha Mariana, assim como sua amiga Vita, eles fugiram da cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. Foi Vita quem transportou Maxim de carro quando sua cidade foi bombardeada. Eles viajaram 3.800 quilômetros pela Polônia e Alemanha antes de chegarem a Paris. Mas, devido à falta de moradia, eles decidiram se estabelecer em Lyon: “Dissemos a eles que existem associações para pessoas com deficiência auditiva. Eles conheceram professores que vieram falar com eles em linguagem gestual internacional”, diz Dorota Dakoska.

Na esperança de encontrar alojamento rapidamente
Acompanhado por um professor com deficiência auditiva, Maxim deve em breve ter uma consulta na prefeitura. Em breve, serão oferecidas soluções habitacionais para sua família, de acordo com o prefeito do 1º arrondissement de Lyon, Yasmine Bouga.

Boas notícias que permitirão que Maksym se dedique integralmente aos Deaflymp Games, cujo prazo está se aproximando. Todos esperamos que ele encontre rapidamente um lugar para treinar e esteja no seu melhor para a competição.

FONTE: https://www.librasol.com.br/um-atleta-surdo-da-ucrania-gostaria-de-poder-treinar-para-as-surdolimpiadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.