RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 23 de março de 2020

Professor incentiva o ensino de Libras para ajudar aluno surdo e atitude viraliza

 

A atitude mudou não só a vida da criança com deficiência, mas de todos os colegas. Entenda.

Quando o professor Edilson dos Santos, de Rolim de Moura (RO), recebeu Carlos Henrique, 5 anos, em sua sala, sabia que tinha um grande desafio pela frente, mas não imaginava o que conquistaria com a sua dedicação para lidar com a questão. O aluno não escuta, e o professor era o único na escola municipal que tinha noções de Libras, a linguagem de sinais. “Eu faço um curso, ainda estou no nível intermediário, mas percebi que eu era a única esperança daquela criança”, conta o professor.
Edilson passou a dar aulas em Libras e começou a ensinar a linguagem para os outros alunos. “De repente, todos queriam sentar perto dele, tentar se comunicar e ajudá-lo nas lições. Carlos Henrique virou a criança mais popular da classe!”
Um dia, o professor contou a história da Chapeuzinho Vermelho para a turma e, quando se virou para o quadro para seguir com a aula, percebeu que um dos colegas estava contando novamente a história para o amigo, em Libras. Edilson filmou a cena para mostrar para os pais dos meninos e o vídeo viralizou.
“Comecei a receber telefonemas de jornalistas e de programas de televisão querendo falar sobre a atitude de inclusão do colega”, conta. “Claro que fiquei muito feliz, mas penso que, se uma ação de inclusão que deveria ser normal para qualquer pessoa chama tanto a atenção, é porque pouca gente faz, e precisamos que todos façam. A certeza que tenho é que esses meus alunos vão crescer sem preconceito e vão levar essa experiência para as suas vidas.”
Fonte: https://www.librasol.com.br/professor-incentiva-o-ensino-de-libras-para-ajudar-aluno-surdo-e-atitude-viraliza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.