RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

QUIZ - LIBRAS X ACESSIBILIDADE





Escrevam um breve comentário sobre as perguntas A e B:

A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?


127 comentários:

  1. Daysiane Rocha- 4° Periodo Licenciatura Educação Física.

    A- Ainda podemos perceber a resistência nessa acessibiladade, pois existem pessoas que veem os surdos, como pessoas deficientes não só na fala ou audição. Mas sim como pessoas limitadas que não conseguem fazer nada sem ajuda. Muito pelo contrario, o surdo pode fazer tudo que fazemos da mesma forma ou até mesmo melhor. Esse tipo de pensamento, a cada ano diminui mais. Por ser mais reconhecido atualmente na politica e até no esporte.

    B- O papel da LIBRAS é mostrar de uma forma clara, que o surdo pode se comunicar. Sendo assim, se torna uma pessoa normal, onde se pensa mas se fala pelas mãos. Portanto, o surdo se comunica com o mundo através da LIBRAS, traçando uma ponte aos de mais cidadãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria de Souza Farias 6°Período Letras Inglês Unimontes11 de março de 2017 19:13

      A- A resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas está justamente na falta de conhecimento da sociedade dos direitos do surdo, uma vez que a língua Libras sendo uma lei e vigente, ela não abrange toda a sociedade,devido a falta de conhecimento que essa língua existe para ser usada a favor dos surdos. Outro fator a resistência em promever a acessibilidade seria o preconceito social a essa comunidade surda,não dando assistência e suporte para que os surdos sejam cada vez mais inseridos socialmente.
      B- A Libras exerce um papel relevante para a acessibilidade dos surdos, porque é através dessa língua que a comunidade surda pode comunicar-se dando opiniões acerca dos fatos,vencer barreiras,quebrar preconceitos e a partir desse ponto, o surdo conhece e exige os seus direitos.

      Excluir
    2. Acadêmica: Tainara Ferreira
      Curso Letras Inglês 6º período

      a- A resistência na promoção da acessibilidade existe devido à falta de compreensão ou mesmo de conhecimento em relação ao surdo e suas capacidades e limitações. Além da falta de profissionais habilitados, o que dificulta ainda mais a inserção desse grupo como parte integrante da sociedade.


      b- A libras é um fator de suma importância na vida do surdo, pois ela é a língua materna do surdo, é através dela que os surdos se comunicam com o mundo podendo exercer seu papel de cidadão, expondo seus pensamentos e críticas no meio em que o mesmo está inserido.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Acadêmico: Damião de Souza Santos
      Curso Letras Inglês 6º período-

      a-Os motivos são vários como por exemplo a questão da cultura, a divulgação ,a valorização. Existe a falta de conhecimento sobre o tema ,ausência da universalização .Então é uma série de fatores que influenciam a resistência em promover a acessibilidade .E isso acontece devido ser algo novo e pouco conhecido, com o tempo essa resistência vai diminuir .

      b-Libras é o principal canal para a socialização das pessoas surdas, para o acesso e para comunicação. Libras permite que as pessoas se comuniquem, sejam vistas, permite o conhecimento de tudo que está ao seu redor. Quanto a acessibilidade o próprio nome já diz tudo sobre o tema , que é ter acesso, socializar ,conhecer e ser conhecido ,e Libras é o canal para tudo isso.

      Excluir
    5. Acadêmica:Jéssica de Souza Duarte
      Curso Letras Inglês 6° Período

      a- A resistência em promover a acessibilidade das pessoas surdas vem da falta de conhecimento e respeito. Existem poucas pessoas que conhecem a LIBRAS o que dificulta a inclusão das pessoas surdas na sociedade.

      b- A LIBRAS é a forma de comunicação das pessoa surdas, sendo assim a LIBRAS é a melhor forma de inclusão dos surdos na sociedade pois assim eles se comunicam e se expressam .

      Excluir
    6. acadêmica: Keitielly Gonçalves da Silva
      curso Letras Inglês 6º Período

      A- A resistência em promover a acessibilidade das pessoas surdas se origina desde antigamente, pois são muitos os fatores como: a falta de conhecimento, falta de acessibilidade ao conhecimento de LIBRAS, e também se origina da ignorância de muitas pessoas que não aceitam a inclusão.

      B- A LIBRAS tem como principal papel na vida das pessoal com deficiência auditiva pois ela vem possibilitando a comunicação dessas pessoas,tanto em comunicar entre elas e com as demais pessoas, Libras tem como sua maior originalidade trazer uma quebra de tabus na sociedade, ajudando uma socialização de todos.

      Excluir
    7. A- Existe resistência em promover a acessibilidade as pessoas surdas por vários motivos entre eles a falta de conhecimento da população para com o surdo e de sua capacidade limitada de buscar uma melhoria, uma qualificação para ajudar a buscar novas idéias e benefícios para essas pessoas surdas, é necessário que essa barreira seja quebrada e que a sociedade passe a enxerga o surdo não como um inútil e sim enxergar como e pessoas normais que tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa


      B - A libras assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade.

      Excluir
    8. A- Por que a população não tem conhecimento suficiente, ou talvez deixam de buscar os direitos da total acessibilidade a pessoas surdas junto aos governantes, ou tão pouco saibam da real necessidade. O conhecimento é capaz de transformar a sociedade. O governo precisa de fato se voltar mais a estes casos, oferecendo a atenção e a acessibilidade que necessitam. Pensar que a mesma no dia de hoje ainda encontra tantas dificuldades, é "lamentável". A sociedade muitas vezes transparecem um certo esconderijo para essas pessoas surdas em relação a seus direitos, é preciso que se quebrem esses preconceitos que exitem sobre o mundo dos surdos.É preciso que tenham direitos iguais, acessibilidade de forma que atendam todas as necessidades para sua convivência, onde os direitos a todos os cidadãos devam ser respeitados e iguais, assim sendo solidário, respeitando a particularidade do outro para uma convivência de forma harmoniosa.
      B- O papel da libras é fazer com que estas pessoas conhecem quais são seus direitos, ajudando no engajamento das mesmas na sociedade.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    10. A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

      Resposta: Acredito que ainda existe a resistência pelo fato de algumas pessoas, não entenderem as particularidades das pessoas surdas, quando digo particularidades, estou me referindo ao passado, a história, aos retrocessos, aos ganhos que ocorreram. Muitas pessoas não enxergam o surdo como um ser normal, que é capaz de realizar atividades que qualquer ser humano realiza. O fato de um determinado sujeito, ser surdo faz com que algumas pessoas, passem a tratar este sujeito de forma diferenciada, em alguns casos até tendo um pré-conceito. Achando que ele ou ela é um ser incapaz, que não pode trabalhar ou realizar as demais atividades, por simplesmente não ouvir. Creio que o principal motivo de haver essa resistência é a falta de conhecimento de algumas pessoas.
      B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas
      Resposta: O papel da Libras é oferecer a comunicação entre um surdo com uma outro sujeito, seja ouvinte ou outro surdo, a Libras é a primeira língua do surdo ou seja, é a Língua que eles utilizam, da mesma forma que a Língua Portuguesa é uma língua clara, que faz parte do nosso cotidiano, do mesmo modo é a Libras para o surdo, quando usamos a Libras o surdo se sente a vontade e acolhido, ou seja, sente que faz parte daquele ambiente. É de suma importância que nós como futuros profissionais, estejamos preparados e aptos para o que nos espera em espaço escolar, pois futuramente pode ser que em nossa sala de aula tenha algum aluno (a) surdo (a).

      Acadêmica Jéssica Martins - 6º Período de Pedagogia - Brasília de Minas.

      Excluir
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    12. A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
      Resposta: Ainda possui uma certa resistência em relação a acessibilidade para com as pessoas surdas devido a falta de conhecimento, a própria cultura do individuo. Se formos fazer uma análise de todo o processo sobre o surdo veremos que houve um grande desenvolvimento até os dias de hoje, pois no passado o surdo era caracterizado com incapaz, que não conseguia aprender, burro, eram muitas vezes até mortos e outros viviam como prisioneiros. Mas hoje podemos perceber que essa perspectiva já melhorou um pouco, onde o surdo tem seu lugar na sociedade, ele trabalha,estuda, se comunica entre outros aspectos.
      B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas
      Resposta: A libras tem como papel subsidiar a comunicação tanto entre o surdo com o surdo como o surdo com o ouvinte. A libras hoje é a língua materna dos surdos, possui as mesma estruturas que a língua portuguesa, porém com algumas características diferentes devido a forma de como as unidades linguísticas são incorporadas em seus respectivos contextos.

      Acadêmica: Marinalva Soares Fróis do 6° período de Pedagogia de Brasilia de Minas.

      Excluir
    13. Acadêmica: Gabrielle Carvalho Santos- 6° Período de Pedagogia- Brasília de Minas

      A- Poque ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

      Resposta: Acredito que isso acontece, pois as pessoas não possuem informações suficientes sobre a realidade em que um surdo vive. A maioria não possui nenhum conhecimento a cerca desse assunto, tão pouco é um assunto que lhes chamem atenção, é incrível como a falta de conhecimento pode gerar a desvalorização e o preconceito. A LIBRAS por exemplo é segunda língua oficial do país e o mínimo da população sabe disso. No caso das pessoas surdas, as barreiras de comunicação ainda são inúmeras. Em grande parte devido a aspectos sociais e culturais, mas há muita beleza e potencialidade na diferença. E acredito que com educação e políticas públicas adequadas, as possibilidades de igualdade na diversidade se ampliam consideravelmente.

      B- Qual o papel da libras para a acessibilidade das pessoas surdas?

      Resposta: Através da libras os surdos podem comunicar-se tão bem quanto os ouvintes, pois ela permite a melhor integração entre pessoas surdas e ouvintes. Promovendo essa acessibilidade. Dessa forma, pode-se afirmar que a Língua de Sinais é completa, com uma estrutura independente da língua portuguesa, que possibilita o desenvolvimento cognitivo da pessoa surda para que este tenha acesso a conceitos e conhecimentos já existentes.

      Excluir
    14. Pamela Antunes Rocha- 6° período Pedagogia- UNIMONTES- Campus Brasília de Minas-MG
      A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
      Creio que toda essa resistência vem da falta de conhecimento e interesse das pessoas, pois quem tem conhecimento sobre a história dos surdos, quem sabe das dificuldades enfrentadas por eles durante muito tempo e até hoje, quem sabe das suas lutas e conquistas, tem consciência do quanto é importante e necessário garantir a acessibilidade da comunidade surda. Acredito também que se boa parte da sociedade tivesse o conhecimento de tudo que os surdos passaram até pouco tempo e também tivesse o conhecimento da Libras, os surdos teriam mais oportunidades nessa sociedade em que vivemos e também poderiam exercer seus direitos e funções como qualquer outro cidadão, fato esse que muitas vezes é negado e ignorado a eles pelo fato de não se “enquadrarem” nos padrão que a sociedade impõe.

      B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?
      A Libras tem um papel muito relevante para a acessibilidade das pessoas surdas, pois como sabemos a Libras é a língua materna dos surdos brasileiros, que pode ser aprendida por qualquer individuo que tenha interesse por essa comunicação, sendo assim a Libras além de ser é o principal meio de interação entre surdos também garantem a comunicação entre surdos e ouvintes.

      Excluir
    15. Jaqueline Pereira de Souza27 de março de 2018 14:15

      Jaqueline Pereira de Souza- 6° período Pedagogia- UNIMONTES- Campus Brasília de Minas-MG

      A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

      R: A acessibilidade da pessoa surda ainda nos dias de hoje, é muito remota e vêm com muita resistência em muitos ambientes seja no cultural, educacional,social ou familiar, deixam a desejar, pois a falta de profissionais habilitados que trabalham nesses ambientes já citados é muito grande.

      B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?

      R: A LIBRAS tem um papel norteador e transformador para a pessoa surda, ela portanto assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social entre o surdo e o ouvinte, e os orienta para a construção da própria personalidade.

      Excluir
    16. Lorrana Régia Soares Vieira,6°Periodo de Pedagogia,campus:Brasilia de Minas.
      A) Porque ainda existe resistencia em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
      R: Existe ainda resistencia em relação as pessoas surdas pelo fato de muitas pessoas terem só conhecimentos e informações prévias sobre os surdos,muitas pessoas veem os surdos como seres incapazes de realizar qualquer atividade que as pessoas consideradas "normais" exercem, e isto é um grande preconceito que ainda se encontra.

      B)Qual o papel da libras para a acessibilidade das pessoas surdas?
      R: O papel da libras é subsidiar a comunicação entre o surdo com o surdo ou o surdo com o ouvinte,a libras é a língua materna dos surdos,e e com ela que o mesmo se comunica com o mundo,a mesma pode ser realizada por qualquer um que tenha interesse em aprende-la.

      Excluir
    17. Siomar Dias Ferreira27 de março de 2018 21:26

      Siomar Dias Ferreira- 6° período Pedagogia- UNIMONTES- Campus Brasília de Minas-MG

      A. Ainda hoje, diante de tantos avanços e conquistas, sabemos que a sociedade não tem conhecimentos suficientes a respeito do surdo e da sua cultura. A maioria das pessoas não tem
      conhecimento algum a esse respeito. E por esse motivo há muitos preconceitos com as pessoas surdas, por acreditarem que são seres incapazes. Quando na verdade são pessoas normais como qualquer outra, com as mesmas capacidades. Só precisam de uma educação e política pública adequadas, que possibilitem a sua inserção na sociedade e consequentemente ampliarem as possibilidades de igualdades. Porque no fim, somos todos iguais, cada qual com suas peculiaridades.
      B. A Libras é indispensável na comunicação da pessoa surda, assim como a Língua Portuguesa é para as pessoas ouvintes. O Brasil possui duas línguas oficiais, sendo a Libras a língua materna dos surdos, que pode ser aprendida por qualquer pessoa. Tem como papel primordial garantir a comunicação e interação entre surdos e ouvintes, facilitando a convivência na sociedade.

      Excluir
    18. Renata Rodrigues da Silva
      Académica 6° Periodo de Pedagogia.

      Letra A- Essa resistência acontece, devido ao preconceito impriganado na sociedade Brasileira,onde muita pessoas ainda enxergam os surdos como serem incapazes. Pessoas que não conseguem enxergar que o surdo é simplesmente desprovido de audição, mas é provido da capacidade de pensar, raciocinar, interagir,se expressar.
      Resistência a promoção de acessibilidade das pessoas surdas? Caramba, isso é caretisse demais, coisa de Alexandre Granbel, que ficou na época do congresso de Milão em um passado bem la para trás.
      Estamos em pleno século XXI, e o surdo tem os seus direitos, e mesmo tendo as suas limitações, igual a qualquer pessoa, ele é capaz.
      Ser surdo é ouvir com o coração e com a visão, e se comunicar com as mãos e expressões, mostrando que surdo não nasceu para ser excluído não.

      Letra B- Libras, Lingua Brasileira de sinais, ajuda na comunicação,socialização, e interação, do surdo. permite que o mesmo estabeleça um dialogo, fique interegido em um contexto e se informe do que aconteça ao seu redor.
      Esta presente em programas de TV, na sala de aula, em cursos online, e no dialogo do "Hugo" com voce.
      Libras, acessibilidade ao surdos brasileros traz, pois e a sua lingua materna, que os permeti querer vencer diversos limites a cada um pouquinho mais.
      Libras, é uma comunicação sem voz, que diz não à exclusão.

      Excluir
    19. Cleiziane Alves da Silva
      Academica 6°periodo pedagogia.

      Lertra A- falta de acessibilidade para os surdos, é algo lamentável, é preciso vencer o preconceito que ainda existe, pois, a comunidade surda, não é impossibilitada de fazer o que os ouvintes fazem, a falta de audição não pode ser vista como um empecilho, os surdos tem direitos e é importante conhecê-los e preserva-los. É por falta de informação que se inicia esse preconceito e descaso.

      Letra B- O papel da libras é fundamental para que haja a acessibilidade, conhecendo-a língua, melhor, é possível entender e não fazer julgamentos precipitados. O surdo é tão capacitado quanto o ouvinte, o que lhe falta é a audição, e é isso que a libras, vem mostrando diariamente, tanto no curso que fazemos, como em outros lugares em que ela está presente, é necessário apenas conhecê-la e melhor se instituir

      Excluir
    20. Aliniane Pereira Lopes.
      Pedagogia,6º Período.
      Letra A- A falta de conhecimento que existe na sociedade faz com que haja dificuldade para à inclusão das pessoas surdas no meio, ocorrendo então uma resistência.

      letra B- A libras assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a iteração e a constituição da própria personalidade. A Libras é também a língua materna dos surdos, sendo fundamental para realizar à inclusão do surdo na sociedade.

      Excluir
    21. Leticia da Silva Faria
      6° Período Pedagogia- Campus Brasília de Minas .
      Respostas:
      A: A resistência que ainda existe para a inclusão de pessoas surdas na sociedade e a falta de conhecimento e respeito ao próximo.
      B: A libras é a língua materna do surdo,que possibilita a interação e comunicação do mesmo, oportunizando assim a sua sobrevivência e vivencias .

      Excluir
    22. Kathielly 6* período pedagogia

      A) Devido a falta de informação, eles são considerados uma minoria na sociedade,além da resistência em qualificar profissionais para a área,baseado em um pensamento erronico,de que essa qualificação tenha um alto custo e pouco retorno.
      Considerando também que neste pais, as inserções sociais de indivíduos portadores de alguma deficiência, sempre foi de forma lenta e bastante insatisfatória.

      B) Facilita a inclusão social dessas pessoas, possibilitando que as mesmas consigam ter uma vida normal e igualitária com os demais habitantes de qualquer região.

      Excluir
    23. Patrícia Rodrigues Antunes
      6°período pedagogia -Brasilia de Minas
      A- A resistência infelizmente,muitas vezes parte da própria família que por não conhecer a libras chega a rejeitar o surdo e sua participação social considerando-o como deficiente ou até mesmo incapaz.As vezes às empresas abrem espaço para contratação de surdo mas esquecem de contratar um intérprete,impedindo a participação dos surdos nas atividades da empresa fato este que dificulta seu acesso em algumas áreas da sociedade.

      B)O papel da libras é levar os surdos a se sentirem parte de uma comunidade,aceitar e ser aceito como membro desta cultura surda,ser uma pessoa que não escuta e ser político,lutar pelo respeito da sua cultura e aceitação das diferenças linguísticas:Usar a língua de sinais como mais natural de comunicação;Ser um ser social:Estar envolvido com associações de surdos frequentar escolas especiais ter família e/ou amigos surdos .

      Excluir
    24. A- A resistência em promover acessibilidade aos surdos acontece principalmente por falta de conhecimento, por falta de respeito e pelo fato de acreditarem que o surdo é incapaz ou não será necessário facilitar sua vida.😓😢
      B- Libras é a língua materna dos surdos e por meio dela é possível promover a interação e socialização das pessoas surdas que falam através das mãos , portanto, é fundamental o uso e aprendizagem da língua para que aconteça a comunicação com o surdo.

      Excluir
  2. Gustavo Xavier, Ed Física Licenciatura,4° período unimontes
    A- Ainda existe resistência por falta de informação em relação ao surdo e suas capacidades e limitações e por preconceito da população tida como normal.
    B- A Libras é a língua materna do surdo brasileiro, é fundamental para realizar a inclusão do surdo na sociedade, pois é com a libras que ele irá se comunicar com as pessoas ouvintes e não ouvintes.

    ResponderExcluir
  3. Maria Eliza Alves - 4o. Período Educação Física Licenciatura.


    A- Ainda existe resistência na promoção da acessibilidade para pessoas surdas pelo fato da falta de conhecimento legal dos indivíduos em geral, inclusive das pessoas que possuem deficiência auditiva, onde é garantido para esse grupo: inclusão e tratamento adequado; ou ainda, por acomodação. Além da falta de profissionais habilitados, o que dificulta ainda mais a inserção desse grupo como parte integrante da sociedade.

    B- A LIBRAS é uma língua de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas, onde os mesmos, a partir dela, conseguem interagir com outras pessoas (surdas/ouvintes capacitados) na sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Vanessa Gonçalves Ferreira 4 período de Educação Física licenciatura
    A- Existe resistência muitas vezes por falta de conhecimento da população(ouvinte) acerca do surdo é da sua capacidade;população essa que muitas vezes não compreende ou e carente de conhecimento sobre o surdo e da capacidade que o mesmo tem em realizar tarefas como qualquer outra pessoa desenvolvendo seu papel na sociedade com respeito e integridade.

    B- A libras é um fator de suma importância na vida do surdo;a libras e a língua materna da sociedade surda brasileira é através dela que os surdos se comunicam com o mundo podendo exerce seu papel de cidadão expondo seus pensamentos e críticas no meio em que o mesmo esta inserido.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa Gonçalves Ferreira 4 período de Educação Física licenciatura
    A- Existe resistência muitas vezes por falta de conhecimento da população(ouvinte) acerca do surdo é da sua capacidade;população essa que muitas vezes não compreende ou e carente de conhecimento sobre o surdo e da capacidade que o mesmo tem em realizar tarefas como qualquer outra pessoa desenvolvendo seu papel na sociedade com respeito e integridade.

    B- A libras é um fator de suma importância na vida do surdo;a libras e a língua materna da sociedade surda brasileira é através dela que os surdos se comunicam com o mundo podendo exerce seu papel de cidadão expondo seus pensamentos e críticas no meio em que o mesmo esta inserido.

    ResponderExcluir
  6. João Cardoso de Souza
    4° período Educação física licenciatura

    A-Atender às necessidades de acessibilidade na comunicação de surdos requer uma consciência por parte da comunidade e sociedade que lidam com a deficiência auditiva. Muitas vezes a resistência em promover a acessibilidade esta ligada ao desconhecimento por parte da comunidade da importância de propiciar à comunicação e o reconhecimento da identidade surda. No caso das pessoas surdas, as barreiras de comunicação ainda são inúmeras. Em grande parte devido a aspectos sociais e culturais, mas há muita beleza e potencialidade na diferença. E acredito que com educação e políticas públicas adequadas, as possibilidades de igualdade na diversidade se ampliam consideravelmente.

    B– Ao refletir sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas, pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda. Cabe ressaltar também que a utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes.

    ResponderExcluir
  7. 02- Pela falta de informação e de conhecimento da sociedade em geral, com relação aos surdos. É necessário a quebra de barreiras e o entendimento de que surdo também é gente. Essa luta é de todos nós, ouvintes e surdos! Precisamos desconstruir a idéia de que os surdos devem estar à margem das coisas. O dia em que a humanidade dar as mãos e se envolver com a luta do próximo, aí sim poderemos dizer que ainda existe amor no mundo.
    B- Hoje, com mais conhecimento à cerca da língua de sinais brasileira (libras), percebo a importância dessa língua para a comunicação geral com os surdos. Através da libras podemos nos comunicar com os surdos e os incluir em qualquer momento do cotidiano. E nós faz compreender os pensamentos e ações dos surdos. E é através da libras que a população surda se comunica e se insere no mundo.

    Maria Tereza Duraes Sobrinho - 4 período licenciatura (educação física)

    ResponderExcluir
  8. MARCUS ANDRÉ MALHEIRO
    4° PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
    A) ainda existe muita resistência devido ao preconceito presente em algumas pessoas em pensar que os surdos não são capazes de realizar certa atividade devido a limitação da surdes.
    É um pensamento muito errado pois são capazes de realizar qualquer atividade normalmente.

    B- A libras é muito importância na vida do surdo;é a língaguem oficial da sociedade surda brasileira facilita a comunicação entre os surdos com a libras é fundamental para realizar a inclusão do surdo na sociedade, é com a libras que ele irá se comunicar com as pessoas surdas ou não.

    ResponderExcluir
  9. A- A importância das Libras na vida das pessoas surdas, pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, que por tanto tempo, foi o alvo da hegemonia da cultura ouvinte e ainda vem sofrendo resistência por Falta de conhecimento . Além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, vem sendo cada vez mais comum e que tem a tendência de alcançar outros âmbitos sociais, já que, a comunidade surda tem um número bastante expressivo de pessoas e que estão reivindicando seus direitos como cidadãos. Para que não haja tanto precoceito descriminação e intolerância.

    B- A utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e devem ser reconhecidas como tal. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da linguagem brasileira de sinais deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, mas sim como uma forma de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.

    Ana Paula silva 4 periodo licenciatura Educação física

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Talles Luan Dos Santos Ferreira 4º período Educação Física Licenciatura

    A- Mesmo nos dias atuais, ainda existe muito preconceito com a comunidade surda, tanto na vida familiar como também na vida social, muitos ouvintes não enxergam que o surdo tem as mesmas capacidades cognitivas de uma pessoa normal, a sociedade precisa acabar com esse preconceito. O DECRETO também não pode ficar só no papel, tem de ser colocado em pratica no meio da sociedade, o Governo tem de investir na infraestrutura do surdo, melhorando e capacitando profissionais, professores, instrutores e criando as melhores formas de abranger a Libras em todo território nacional, feito isso o surdo vai ter a vida que eles merecem.

    B- O papel da Libras é facilitar e melhorar a capacidade do surdo de se comunicar,expressar e interagir com o meio social, o surdo que não tem conhecimento da Libras vai ter muitas dificuldades no dia á dia, e dificilmente vai conseguir ter uma vida independente, com a Libras os surdos vão ter facilidade de se interagir entre si e também com os ouvintes que tem ao menos uma pouco de conhecimento da Libras, sem dúvidas a Libras é a porta para o futuro dos surdos, com ela o surdo pode viver uma vida normal, uma vida independente e ter outra visão de seu futuro. A libras foi criada para a comunidade surda, para melhorar a sua comunicação em geral e facilitando a interação e liberdade de expressão no meio da sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Igor Felipe
    4° PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
    A: Ainda existe resistência por falta de conhecimento ou ate mesmo por preconceito, e isso não acontece não e só com os surdos mais sim com qualquer outra deficiência.Eu penso que se a LIBRAS é a língua materna do surdo brasileiro e a segunda língua brasileira, as pessoas deveriam fazer cursos de LIBRAS para que assim melhorasse mais ainda a cominação com as pessoas surdas, tanto no meio escolar quanto no meio social e assim afastando das pessoas esse olhar de preconceito e mostrando que somos todos iguais independente de qualquer coisa.
    B:A libras assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade sendo de estrema importância na vida do surdo.

    ResponderExcluir
  14. Rachel Ellen Melo
    4º Período \ Educação Física Licenciatura - UNIMONTES

    A - A resistência ainda existe, pela falta de conhecimento\informação, por parte da comunidade acadêmica e da sociedade em geral que lidam com pessoas com deficiência auditiva. Cabe a cada um de nós reconhecer uma diferença e não a deficiência e procurar meios pelos quais podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas e não simplesmente ignorá-las ou as excluir, assim como muitas pessoas ditas normais o fazem.

    B - A LIBRAS é a forma pela qual o surdo se comunica com o mundo, desta forma ela tem um papel primordial para a comunicação dos mesmos a fim de que eles possam exercer seu papel no mundo.

    ResponderExcluir
  15. Samuel Tabata 4 período educação física licenciatura unimontes

    A - Por conta do preconceito do ouvinte contra o surdo em meio à sociedade. Isso impede o surdo de se interagir e se expressar no meio em que ele está inserido.

    B- A Libras é a língua oficial do surdo brasileiro. Ela que faz com que o surdo possa se comunicar e exerce seu papel como cidadão na sociedade, evitando uma exclusão por causa de sua audição comprometida.

    ResponderExcluir
  16. Raquel Ribeiro Campos 4° período - Ed. Física Licenciatura
    A) Ainda nos dias atuais, existe muito preconceito com a comunidade surda, na vida familiar, na vida social. Infelizmente muitos ainda não enxergam que o surdo tem as mesmas capacidades cognitivas de uma pessoa ouvinte. Ainda existe a resistência por falta de conhecimento e informações. A sociedade precisa acabar com esse preconceito.
    B) A Libras é a língua materna do surdo brasileiro , os mesmos se comunicam a partir dela , e assim conseguem interagir com outras pessoas (ouvintes que têm o conhecimento da LIBRAS ,e outros surdos) na sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Raíssa Daniella Ruas Rocha
    Ed.Física Licenciatura- Unimontes 4° Período.
    A) Porque infelizmente ainda nos tempos de hoje exite o preconceito com o surdo. A população não sabe libras, para promover a acessibilidade é necessário aprender libras.

    B) A libras e a lingua oficial brasileira do surdo, assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade.

    ResponderExcluir
  18. Ingredy Emanuelle - 4° período -Ed. Física , Licenciatura
    A)Por falta de conhecimento das pessoas , e preconceito . Pois ainda hoje as pessoas vem os surdos , como pessoas diferentes , com algum tipo de deficiência . Poucos sabem que os surdos dependendo do esforço de cada um pode ser muito melhor que ouvintes que se dizem “perfeitos”.

    B) A LIBRAS é uma língua para um público específico, que são as pessoas surdas, onde os mesmos, a partir dela, conseguem interagir com outras pessoas (surdas/ouvintes capacitados) na sociedade.

    ResponderExcluir
  19. Josiele Cristina de Almeida Nogueira . 4º Período diurno Educação física/Unimontes -Montes Claros

    A- Além da falta de conhecimento , o preconceito ainda é grande, a acessibilidade da pessoa surda ainda nos dias de hoje em muitos ambientes seja no cultural, educacional,social ou familiar, deixam a desejar.Podemos citar também que há uma grande carência de profissionais habilitados que trabalham nesses ambientes, o que de fato dificulta ainda mais a acessibilidade dessas pessoas no meio social.

    B-É uma ferramenta que possibilita a interação dos surdos, ou seja, é uma linguagem de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas e que necessitam dela para que interajam com outras pessoas na sociedade.

    ResponderExcluir
  20. Kamila Nogueira Pereira - 5° Período - Pedagogia/Unimontes - Campus Janaúba

    A) A resistência existe devido a diversos fatores, considero como principal deles a falta de conhecimento das pessoas em relação aos surdos. Muitos de nós fazemos julgamentos precipitados sobre o surdo sem procurar entender, ou ao menos conhecer sua historia, seus costumes, suas limitações. Apesar de termos uma brilhante lei que garante ao surdo direitos relacionados a acessibilidade, sabemos que a maioria dos dizeres que a mesma propõe infelizmente nunca saíram do papel.

    B) A Libras é de fundamental importância na acessibilidade dos surdos, pode se considerar a principal ferramenta para que isso aconteça. Ela possibilita ao surdo uma interação, uma comunicação com o ouvinte que ha algumas décadas atras era praticamente impossível. Acredito que a Libras veio para desmistificar essa noção errada que temos sobre o surdo, que nos faz pensar que não podemos nos comunicar com ele.

    ResponderExcluir
  21. Analice Rodrigues Da Silva 5° período de pedagogia/Unimontes campus Janaúba.

    A) Ainda existe resistência porquê as pessoas não veem os surdos como pessoas normais, que são capazes de expressar e comunicar como qualquer ser humano. E por não serem inclusos na sociedade por falta de conhecimentos sobre a LIBRAS, sua importância e os direitos dos surdos.

    B) O papel da LIBRAS é permitir a preservação da identidade do surdo, a interação social e a comunicação através das mãos.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Júlia Jamilla Santos- 5º Período/ Pedagogia- Unimontes ( Campus Janaúba)

    A)Um dos principais motivos de existir resistência para promover a acessibilidade ás pessoas surdas é a falta de conhecimento, muitas pessoas têm um preconceito e não entendem nada sobre o assunto e acabam não se importando ou simplesmente ignorando a sua existência.

    B)A libras é muito importante, ela promove a acessibilidade, uma comunicação, que é essencial na sociedade para que haja interação entre surdos, ouvintes, todos que tem esse tipo de conhecimento.

    ResponderExcluir
  24. Marta Gonçalves Ferreira-5ºPeríodo/pedagogia -Unimontes (Campus Janaúba)

    A) A resistência existe por falta de conhecimento ou até mesmo por preconceito ,isso vem desde nosso antepassado ,onde julgava "o homem não pode falar não pode pensar "Felizmente a comunidade surda alcançou varias conquistas, mais ainda hoje as pessoas vê os surdos ,como pessoas diferentes .A sociedade precisa acabar com esse preconceito ,o surdo tem as mesmas capacidades cognitivas dos ouvintes.


    B) A libras é a língua oficial do surdo brasileiro ,que permite a comunicação a interação social ,a partir dela a comunidade surda conseguem interagir com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  25. Krisia Isabella da Silva Silveira - 5° período/ Pedagogia- UNIMONTES (Campus Janaúba)16 de fevereiro de 2017 23:11

    A) Hoje em dia infelizmente podemos perceber que ainda existe resistência, pois as pessoas veem os surdos como se eles fossem pessoas incapazes, que não conseguisse fazer nada sem ajuda dos outros, e isso impede que os surdos se expressar e se interagem na sociedade.


    B) A libras e de suma importância para a acessibilidade,pois através dela os surdos se comunicar com a sociedade.

    ResponderExcluir
  26. Azenilda Rodrigues da Silva Silveira,5º periodo de Pedagogia-Unimontes campi Janauba
    A)É lamentável ainda nos dias atuais em que nossa segunda língüa Nacional Libras,não esteja expandida por falta de incentivo governamental ou talvez de instituições em promover essa interação desde os primeiros anos escolares,desenvolvendo as habilidades de surdos e ouvintes em aprender essa língüa,há também um outro fator que dificulta em parte o preconceito da sociedade.Temos que ser conscientes em entender que Libras seja obrigatoriamente aprendida e para ser aceita e compreendida por todos sejam surdos e ouvintes.As pessoas surdas e seus representantes muito lutaram e lutam e seus direitos são assegurados por lei apesar de muita coisa ainda permanecer só no papel,pouca coisa tem_se conseguido.Espero um dia ver essa luta vencida,tendo Libras em todas as escolas e apoio de tradutores e intérpretes em todas as repartições públicas e privadas.E o preconceito sobre a comunidade surda banido da sociedade.
    B)Os surdos que se utilizam da Libras,ouvem com os olhos e falam com as mãos,essa língüa tem sua gramática própria.A comunidade surda tem acessibilidade ao mundo em que vivem com maior facilidade,quando os ouvintes compreendem sua linguagem através da Libras,portanto a importância da Libras só se completa se compartilhada e compreendida entre comunidade surda e ouvintes essa é a grande necessidade que se tem de ensinar e aprender Libras, ou seja,levar seu conhecimento á todos.

    ResponderExcluir
  27. Paula Gonçalves Silva -5ºPeríodo/Pedagogia -Unimontes (Campus Janaúba)

    1) Essa resistência acontece por vários motivos, seja por falta de conhecimento ou até mesmo por preconceito, o que não deveria acontecer, mas o fato é que a acessibilidade das pessoas surdas infelizmente deixa a desejar , tanto pela falta de profissionais na área, e também da própria população, pois, a quantidade de pessoas que sabem Libras é muita pouca, e por isso as pessoas surdas acabam tendo muita dificuldade para se comunicar com outras pessoas.
    2) O papel da Libras é de suma importância para a acessibilidade das pessoas surdas, pois, é através da Libras que os surdos se comunicam, mas para que essa comunicação aconteça é necessário que toda a sociedade aprenda Libras, porque somente assim será possível realizar a inclusão do surdo na sociedade.

    ResponderExcluir
  28. Eva Daniely Fernandes 5º Período/Pedagogia-Unimontes ( Campus Janaúba)
    A-Embora o Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei nº 10.436, de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, estabelecerem critérios básicos para a promoção da acessibilidade, na prática ainda não acontece de maneira efetiva devido à falta de informação e conhecimento da população ouvinte acerca da comunidade surda, sua cultura e sua identidade, considerando-os incapacitados e limitantes devido a sua diferença singular.

    B-Considerada de natureza visual-motora e língua materna dos surdos, ela tem o papel de facilitar a comunicação, compreensão e interação com os surdos e ouvintes.











































































    Eva Daniely Fernandes-5ºPeríodo/pedagogia -Unimontes (Campus Janaúba)
    A-Embora o Decreto nº 5.626, de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei nº 10.436, de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, estabelecerem critérios básicos para a promoção da acessibilidade, na prática ainda não acontece de maneira efetiva devido à falta de informação e conhecimento da população ouvinte acerca da comunidade surda, sua cultura e sua identidade, considerando-os incapacitados e limitantes devido a sua diferença singular.

    B-Considerada de natureza visual-motora e língua materna dos surdos, ela tem o papel de facilitar a comunicação, compreensão e interação com os surdos e ouvintes.

    ResponderExcluir
  29. Liny Gabrielly Damasceno 5°período de Pedagogia-Unimontes (campus janaúba)

    A-Existe essa grande resistência,devido ao preconceito que se tem com as pessoas surdas, o que ocorre muitas das vezes pela falta de conhecimento sobre o assunto.


    B-A libra tem o papel de permitir a comunicação e a interação dos surdoS com o meio através da língua de sinais.

    ResponderExcluir
  30. Jaciara Rodrigues dos Santos / campus-Janaúba 5º periodo
    A- Existe por Falta de conhecimento, preconceito e informação sobre as necessidades que o surdo tem.

    B- libras tem o papel de facilitar a comunicação entre eles e a sociedade

    ResponderExcluir
  31. Ana Paula Nunes Lacerda - 5º período Pedagogia-Unimontes (campus Janaúba)

    A- A acessibilidade da pessoa surda ainda nos dias de hoje, em muitos ambientes seja ele qual for, deixam a desejar, devido a vários fatores, dentre eles a falta de conhecimento da sociedade levando assim a um grande preconceito de achar que os mesmos são pessoas diferentes, limitadas e incapazes de viver como os ouvintes, o que não é verdade, pois eles podem levar uma vida normal como a de qualquer outra pessoa, pois afinal de contas eles são normais, são capazes de sim de fazer tudo ou até mais que uma pessoa ouvinte.

    B- A libras, considerada como língua oficial brasileira dos surdos é de suma importância, pois ela promove a comunicação dos surdos com a sociedade, tendo assim uma interação no meio em que vive

    ResponderExcluir
  32. Kamila Domingues Almeida-5º período Pedagogia-Unimontes (campus Janaúba)

    A) Porque ainda existe preconceito por falta de informação, acerca do surdo e da sua capacidade. A população essa que muitas tida como “normal” as vezes não compreende ou e carente de conhecimento sobre o surdo e da capacidade que o mesmo tem em realizar tarefas como qualquer outra pessoa, desenvolvendo seu papel na sociedade com respeito e integridade.

    B) A LIBRAS é a língua materna da sociedade surda Brasileira é através dela que os surdos se comunicam com o mundo, e assim podendo expor seu papel de cidadão, expondo o seu pensamento.

    ResponderExcluir
  33. Sandra Rosa Soares 5º período Pedagogia-Unimontes (campus Janaúba)

    A- Existe essa resistência a acessibilidade por falta de informação porque na maioria das vezes as pessoas enxergam os surdos como deficientes as vezes até a própria família não aceita e acaba excluindo da sociedade.

    B- A libras é uma língua de sinais brasileira e o seu papel é mostrar que os surdos podem se comunicar com o mundo que eles podem ter direitos como a educação,esporte,política ou seja podem viver como todos ser humano.

    ResponderExcluir
  34. Elen Cristina Mendes Cardoso- 5º Período Pedagogia-Unimontes( Campos Janaúba).

    A- Existem vários motivos por ainda existir a resistência da promoção de acessibilidade aos surdos, é importante ressaltar que por muito tempo existiu e ainda existe vestígios de uma sociedade que seguia e segue uma cultura de exclusão, por falta de conhecimento da singularidade do surdo, então infelizmente grande parte da sociedade ainda permanece até os dias atuais sem esse conhecimento, a partir daí o preconceito continua impedindo a luta pelos direitos, e logo muitos não tem a oportunidade de compreender o surdo como pessoa capaz de viver normalmente como qualquer pessoa considerada "normal", e por se falar ainda pouco sobre os surdos, muito dificulta o progresso da acessibilidade em geral na sociedade para eles.

    B- A LIBRAS é a língua materna de sinais oficial dos surdos no Brasil, ela é importante para a comunicação dos surdos, permitindo o acesso à educação, à comunicação visual entre surdos e ouvintes, e à cultura em geral, ou seja, a libras permite uma identidade que os surdos não obtinham antes de terem sua própria língua, e é um grande passo dentro dos direitos de ser diferente e ser respeitado.

    ResponderExcluir
  35. Luana dos Santos, 5° Período de Pedagogia, Unimontes - Campus Janaúba

    A) A resistência acontece por uma grande maioria acreditar que por não ouvir, os surdos também não conseguem entender, ou seja um preconceito (no sentido literal dá palavra) infundado que acontece por falta de informação na maioria dos casos.

    B) A libras é a "ponte" que liga o surdo ao mundo, através dela ele tem acesso informação, pode manifestar a sua opinião, como se sente e toda a comunicação necessária para ele ter acesso aos seus direitos, exercer os seus deveres e assim, praticar a sua cidadania.

    ResponderExcluir
  36. Bruna Janaina Passos dos Santos 5º Período/Pedagogia-Unimontes ( Campus Janaúba)
    A- Acredito que essa resistência ainda exista, dentre outros motivos, por conta da falta de informação, ate mesmo da comunidade surda que muitas vezes não conhecem o seus direitos, e também da comunidade ouvinte que vem reproduzindo um discurso preconceituoso que foi passado desde de a antiguidade ate os dias atuais, onde algumas pessoas ainda acreditam que o ser surdo não tem capacidade cognitiva suficiente para participar ativa e criticamente daquilo que acontece à sua volta.
    B- É através da Libras que o ser surdos vem conquistando sua autonomia, podendo se comunicar e tendo acesso a educação, quebrando então preconceitos e mostrando sua capacidade de ser pensante.

    ResponderExcluir
  37. Ione Silva de Jesus Lopes 5º Período Pedagogia-Unimontes
    A- A falta de informação, de conhecimento e o preconceito, dificulta o acesso e a inclusão da comunidade surda na sociedade.Com isso há uma ressistência muito grande de aceitação dos surdos na sociedade, as pessoas acham que por não ouvir ele não sabe, não se comunica, não pensa,excluindo-os do meio cultural, social, como pessoas incapazes.
    B-A LIBRAS é muito importante para os surdos, pois, é através dela, elas interagem com as pessoas e se comunicam. LIBRAS é a língua materna dos surdos e com ela eles conquistaram sua liberdade e o seu acesso na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Campus Janúba Ione Silva de Jesus

      Excluir
  38. Kéllen Mendes Sidonio Miranda Barroso - 5º Período Pedagogia - Campus Janaúba
    A) Há ainda muita resistência na acessibilidade aos surdos, tendo como principal motivo, a falta de conhecimento da sociedade do "mundo do surdo". AS pessoas sem tal conhecimento, além do preconceito as julgam como pessoas incapazes de realizarem qualquer atividade, do convívio social, do desenvolvimento cognitivo, etc. Fazendo com que dificulte ainda mais fazer acontecer as maravilhas que existe no papel para as melhorias do surdo.
    B) O principal papel da LIBRAS é provar para um sociedade preconceituosa que não há limitações, para uma pessoa apenas surda, em se comunicar e interagir com a sociedade.

    ResponderExcluir
  39. Nilma Borges Silveira - 5º Periodo de Pedagogia Janaúba17 de fevereiro de 2017 17:40

    A- Infelizmente vivemos em uma sociedade em que ainda o preconceito se faz muito presente no nosso dia-dia. Esse preconceito se da na maioria das vezes, pela falta de conhecimento da sociedade, que veem os surdos como doentes, incapazes de conviver normalmente. Estas pessoas sequer conhecem a trajetória e as dificuldades que enfrentaram para que hoje pudesse ser reconhecidos, terem uma lei que os ampare e os incluam na sociedade.

    B- A libras tem um papel fundamental para os surdos e também para ouvintes. Ela possibilita a comunicação entre os surdos com outros e com ouvintes também. Através da Libras o surdo é capaz de desenvolver muitas coisas que ate então não era possível.

    ResponderExcluir
  40. A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas

    surdas?

    Eu acredito que ainda existe essa resistência, por falta de aceitação, respeito, conhecimento e

    reconhecimento com relação à cultura e comunidade dos surdos, e por questões políticas e sociais. E

    preciso entre os ouvintes e os surdos ocorrer de fato à igualdade dos direitos. As barreiras de

    comunicação ainda são inúmeras. Em grande parte devido a aspectos sociais e culturais, um grande

    salto seria superar essas barreiras de comunicação, acredito que com educação e políticas públicas

    adequadas, as possibilidades de igualdade na diversidade se ampliam.

    Um importante avanço seria a libras como disciplina obrigatória na educação básica,

    profissionalizante, superior, em qualquer que seja a área de atuação, todos deveriam aprender

    libras, ou o básico da libras,

    Outra questão e fazer sair do papel os direitos que foram registrados a comunidade surda no decreto

    5.626 e nas leis. De fato cobrar por esses direitos.

    B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?

    A libras tem um papel fundamental na acessibilidade das pessoas surdas, pois a libras não representa

    apenas uma língua, é um instrumento de poder para a comunidade surda, a libras representa um

    grande avanço pois inclui o surdo na sociedade, e os surdos passam a ser reconhecidos por língua ou

    seja a sociedade passou a reconhecer a sua forma de comunicação, isso claro e resultado de um

    percurso de lutas da comunidade surda, em todo esse percurso histórico os surdos sofreram com a

    falta de entendimento e compreensão e rejeição da sociedade, era imposto limitações aos surdos

    como se fossem incapazes, justamente essa falta de compreensão da cultura surda foi o que levou a

    erros históricos. A linguagem de sinais foi um marco para que barreiras fossem quebradas, e a

    cultura dos surdos fosse reconhecida, através da libras o surdo faz comunicação, se expressa

    naturalmente, então e preciso desconstruir a visão de que os surdos são limitados, visão essa que a

    “sociedade” por falta de conhecimentos tem com relação aos surdos.E construir uma visão real e

    com conhecimento de que eles não são incapazes.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. ANA PAULA DA COSTA SILVA 5º PERÍODO/PEDAGOGIA UNIMONTES-JANAÚBA

    A- Infelizmente, ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas, mesmo existindo leis que garantam seus direitos, a comunidade surda enfrenta muita resistência por parte da sociedade que muitas vezes desconhece as particularidades dos surdos e acabam generalizando os níveis de surdez, e essa generalização e superficialidade de informações acaba sendo uma das maiores barreiras enfrentadas. Se as pessoas se informassem mais sobre o assunto seria bem mais fácil.

    B- A LIBRAS é a língua materna da comunidade surda, a maioria dos surdos usuários da Libras não é alfabetizado e a libras ainda assim permite e facilita a comunicação É muito bom que a Libras seja difundida e reconhecida por toda a sociedade ouvinte,. Assim toda forma de preconceito em relação ao surdo vai sendo quebrado. É necessário mostrar à sociedade que o surdo é ser humano como todos e que devem conquistar seus direitos, independente de suas limitações.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. GISELE TAMARA DE JESUS 5° PERÍODO DE PEDAGOGIA- UNIMONTES- JANAÚBA
    A- Essa resistência ainda existe porque infelizmente, por falta de informação das pessoas (ouvintes), os surdos ainda são vistos como deficientes mentais, eles são vistos como pessoas incapacitadas de trabalhar, estudar, de ter uma família etc. Com isso a população(ouvinte) tem ainda muito pouco conhecimento sobre a surdez e consequentemente sobre a libras.

    B- É de suma importância, por ser a língua oficial dos surdos, assim como o português é essencial para os ouvintes. A Libras facilita não só comunicação entre os surdos como também com os ouvintes que possam ter algum conhecimento sobre tal.

    ResponderExcluir
  45. Maria Aparecida Barbosa de Brito24 de fevereiro de 2017 14:51

    Universidade Estadual de Montes Claros
    Nome: Maria Aparecida Barbosa de Brito
    Período: 5°Pedagogia

    A- Pela falta de informação e de conhecimento sobre o surdo e da capacidade que o mesmo tem em realizar qualquer outra coisa como qualquer outra pessoa desenvolvendo o seu papel na comunidade. É importante a quebra de barreiras e o entendimento de que surdo também é gente.
    B- A LIBRAS é uma língua de sinais muito importante para o surdo, onde os mesmos, a partir dela, conseguem interagir com outras pessoas (surdas/ouvintes capacitados) na sociedade.

    ResponderExcluir
  46. Universidade de Montes Claros-UNIMONTES
    Nome: Luis Paulo Sales Mota
    Período: 6º periodo Letras/Inglês

    A- Como sabemos da história do nosso país, a prática é totalmente contrária a teoria. Mesmo tendo leis que beneficiem os deficientes auditivos e de ainda eles terem uma língua oficial, o que realmente atrapalha eles é o descaso da população e do estado.

    B- LIBRAS é importante tanto para não-ouvintes como ouvintes, pois enquanto um tem a chance de se comunicar sem a ajuda das palavras, o outro pode aprender uma nova forma de comunicação.

    ResponderExcluir
  47. Diva Maria Gonsalves11 de março de 2017 22:07

    Universidade Estadual de Montes Claros
    Nome: Diva Maria Gonsalves
    Período: 6º Período Letras/Inglês

    A- Ainda ocorre a falta de acessibilidade pela pouco conhecimento das pessoas(ouvintes), que ainda tratam a surdez como uma deficiência; desacreditando na capacidade que os mesmos possuem de se desenvolver e interagir perante a sociedade.

    B-É de suma importância a libra na vida dessas pessoas; pois é através dela que os mesmos podem comunicar-se e expressar seus sentimentos em meio à sociedade a qual estão inseridos.E assim compreender que devem lutar pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  48. Ivanete Gonçalves Vieira11 de março de 2017 22:38

    Ivanete Gonçalves Vieira
    Curso: Letras/Inglês
    6º Período

    A-Infelismente ainda existe resistência em promover à acessibilidade para as pessoas surdas por parte da sociedade (ouvinte),talvez pela falta de conhecimento dos mesmos, que vêem os surdos como pessoas doentes, desprovidas de inteligência,excluindo-os do meio cultural.

    B- Libras é a língua materna dos surdos, e é através dela que os mesmos, mostram que são capazes de se comunicar e interagir como qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  49. Lucas Jonathan M. Ribas - 6º período de Letras Inglês
    Unimontes - Campus Januária

    A) Devido à falta de conhecimento, ao preconceito que ainda resiste em nossa sociedade e ao pensamento retrógrado de que as pessoas surdas são limitadas ou até mesmo incapazes faz com que a acessibilidade para as pessoas surdas seja muito pouca. Uma enorme parcela das pessoas ouvintes ainda pensa que estabelecer uma comunicação com surdos seja uma atividade muito difícil ou até impossível. Por esse motivo, muitas das pessoas surdas se isolam em suas casas e acabam por não saber que há uma língua própria dos surdos que os possibilitam comunicar-se com o mundo e os permite expressar todos os seu pensamentos e sentimentos.

    B)A Libras tem o importante papel de fazer com que as pessoas surdas possam se comunicar entre si e com o mundo, possibilitando assim, que possam reivindicar seus direitos e também promover a acessibilidade às pessoas surdas.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Universidade de Montes Claros-UNIMONTES
    Acadêmica:Tatiane Soares Agustinho.
    Curso Letras Inglês 6°período

    A) Existe uma grande falta de profissionais habilitados nessa área, há uma carência muito grande, a acessibilidade pessoa surda nos dias de hoje são muitas seja no ambiente cultural, social ou familiar, existe grande dificuldade em socializar a pessoa surda, principalmente o acesso a informação e a igualdade de direitos.

    B) A Libras é uma linguagem de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas.O ponto principal de Libras é proporcional a interação de pessoas ouvintes com as surdas, assim leva a conhecer, aprender e que tenha o minimo de conhecimento em comunicar-se com esse público.Por outro lado na nossa sociedade pessoas que olham para as pessoas surdas como alguém diferente,nesse caso deixa a pessoa ouvinte cega

    ResponderExcluir
  52. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
    Acadêmica: Dayane Daniela da Fonseca
    Curso: Gestão Pública

    A) Infelizmente ainda nos dias atuais onde supostamente ser diferente é normal percebemos o grande preconceito sofrido pela comunidade surda. A falta de conhecimento alem da questão cultural faz com que as pessoas os deixem de lado.É preciso entender que eles possui suas diferenças ao mesmo tempo que são iguais a todos os nós.

    B) Através da libras essa comunidade pode se comunicar e expressar suas ideias. o surdo não possui deficiência cognitiva, ele pode aprender como qualquer outra pessoa. A libras possibilitará essa comunicação e aprendizado.
    " é preciso ouvir a voz do surdo" para que seja garantido a sua acessibilidade e, para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
    Acadêmica: Dayane Daniela da Fonseca
    Curso: Gestão Pública

    A) Infelizmente ainda nos dias atuais onde supostamente ser diferente é normal percebemos o grande preconceito sofrido pela comunidade surda. A falta de conhecimento alem da questão cultural faz com que as pessoas os deixem de lado.É preciso entender que eles possui suas diferenças ao mesmo tempo que são iguais a todos os nós.

    B) Através da libras essa comunidade pode se comunicar e expressar suas ideias. o surdo não possui deficiência cognitiva, ele pode aprender como qualquer outra pessoa. A libras possibilitará essa comunicação e aprendizado.
    " é preciso ouvir a voz do surdo" para que seja garantido a sua acessibilidade e, para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva.

    ResponderExcluir
  55. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
    Acadêmica: Dayane Daniela da Fonseca
    Curso: Gestão Pública

    A) Infelizmente ainda nos dias atuais onde supostamente ser diferente é normal percebemos o grande preconceito sofrido pela comunidade surda. A falta de conhecimento alem da questão cultural faz com que as pessoas os deixem de lado.É preciso entender que eles possui suas diferenças ao mesmo tempo que são iguais a todos os nós.

    B) Através da libras essa comunidade pode se comunicar e expressar suas ideias. o surdo não possui deficiência cognitiva, ele pode aprender como qualquer outra pessoa. A libras possibilitará essa comunicação e aprendizado.
    " é preciso ouvir a voz do surdo" para que seja garantido a sua acessibilidade e, para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva.

    ResponderExcluir
  56. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
    Acadêmico: Mateus Guilherme Almeida Santos
    Curso: Gestão Pública

    A) O ser humano não aceita as diferenças do seu próximo. A falta de conhecimento leva, muitas vezes, as pessoas praticarem algum tipo de preconceito contra esta comunidade.é preciso conhecer e respeitar os direitos dos surdos.
    B) a libras veio para auxiliar na inclusão dos surdos. Através dela eles podem se comunicar, expressar suas ideias e difundir sua cultura.

    ResponderExcluir
  57. A- A falta de compreensão e conhecimento sobre o assunto causa essa certa resistência em relação a acessibilidade para os surdos, pois alguns ouvintes por achar que as vezes eles mesmos podem limitar as ações do surdo, acabam privando o mesmo e se privando também de conhecer mais sobre o assunto

    B- Desenvolver a comunicação do surdo com o mesmo e dos surdos com os ouvintes que tem conhecimento sobre a língua mesmo que básicos.

    ResponderExcluir
  58. Marcos Geovane 4º Periódo Gestão Pública13 de abril de 2017 16:44

    Marcos Geovane 4º período de Gestão Pública

    A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

    Resposta:Por que infelizmente nos tempos de hoje a população não sabe libras para promover acessibilidade temos que aprender libras.

    B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas

    Resposta: É de grande importância o papel de libras para acessibilidades das pessoas surdas além de ser um direito né dos surdos. E é dever de todos e da sociedade que libras seja obrigatoriamente aprendida para ser aceita e compreendida por todos para vivemos em igualdade.

    ResponderExcluir
  59. A- como vimos ao longo das aulas, ainda há muita resistência na questão da acessibilidade para as pessoas surdas. Penso que seja por falta de conhecimento por parte das pessoas, eu por exemplo nunca tive contato com um surdo ou até mesmo com a história dos surdos, e confesso que alguns depoimentos da professora me chocou, pois é difícil de acreditar que pessoas vivem isoladas do mundo, pelo simples fato de não ouvir. Portanto para que haja um maior empenho a promover a acessibilidade surda o primeiro passo é conhecer a trajetoria, o percusso de toda essa historia dos surdos.


    B- A Libras tem um papel extremamente importante na acessibilidade dessas pessoas, porque o único meio que elas podem se comunicar é a Libras. Ademais é preciso ter a vontade e querer da parte das pessoas em aprender e conhecer essa língua que embora pareça sem importância ela é a única chave para a comunicação entre os surdos, não só eles, mas com o mundo também.

    ResponderExcluir
  60. A- como vimos ao longo das aulas, ainda há muita resistência na questão da acessibilidade para as pessoas surdas. Penso que seja por falta de conhecimento por parte das pessoas, eu por exemplo nunca tive contato com um surdo ou até mesmo com a história dos surdos, e confesso que alguns depoimentos da professora me chocou, pois é difícil de acreditar que pessoas vivem isoladas do mundo, pelo simples fato de não ouvir. Portanto para que haja um maior empenho a promover a acessibilidade surda o primeiro passo é conhecer a trajetoria, o percusso de toda essa historia dos surdos.


    B- A Libras tem um papel extremamente importante na acessibilidade dessas pessoas, porque o único meio que elas podem se comunicar é a Libras. Ademais é preciso ter a vontade e querer da parte das pessoas em aprender e conhecer essa língua que embora pareça sem importância ela é a única chave para a comunicação entre os surdos, não só eles, mas com o mundo também.

    ResponderExcluir
  61. ACADÊMICA: MAYARA AP. MAMELUK OLIVEIRA / 8º PERÍODO DE LETRAS PORTUGUÊS - CAMPUS JANUÁRIA

    A) Uma das grandes barreiras que os surdos sofrem é a comunicação com o ouvinte, à falta de paciência, a ausência de intérprete, os preconceitos. Outra dessas barreiras é a falta de capacitação do profissional e a ausência de um intérprete nos órgãos públicos para o atendimento dessa população e de outros recursos tecnológicos para auxiliar na orientação desse público. Em alguns casos, a pessoa surda sempre está acompanhada de algum familiar para servir de intérprete ou elo de comunicação, no entanto, pode acontecer que a pessoa com deficiência auditiva não queira a companhia de um familiar, para não expor assuntos confidências. Existem legislações e decretos defendem a implantação da LIBRAS nos órgãos públicos, mas, na maioria das vezes, não estão sendo cumpridos. Muitas vezes a população surda possui um baixo nível de escolaridade e de poder financeiro, não tendo acesso às informações, então acabam desconhecendo seus direitos não exigindo dos órgãos públicos esses direitos, ou seja, um atendimento de acordo com suas necessidades.

    B) Com o reconhecimento legal da Língua Brasileira de Sinais, (LIBRAS) deu-se uma nova conquista aos surdos, pois, podem assim falar, se expressar, trocar idéias e até discursar como qualquer outra pessoa, o que muda é o meio de comunicação, próprio e peculiar que unem a todos com a mesma característica. Como todos os cidadãos merecedores dos seus direitos e deveres, os surdos conseguiram mais uma conquista a lei 10.436, que regulamenta seus direitos e que possa interagir com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura.

    ResponderExcluir
  62. ACADÊMICA: Rayane Campos / 8° período Letras Português

    A) Apesar das muitas evoluções à respeito dos direitos do surdo e da sua existência como ser normal, ainda existe muito preconceito com as pessoas surdas e na maioria das vezes eles são desvalorizados socialmente. Mesmo com o decereto 5626/2005 que assegura o direito dos surdos, muitas instituições tanto pública, quanto privada não cumprem o que a lei exige, e esses são os locais onde mais se percebe o descaso e preconceito com as pessoas surdas e não promovem acessibilidade adequada para atender essas pessoas.

    B) O papel da LIBRAS é promover o acesso á comunicação para as pessoas surdas, é ela que proporciona a interação comunicacional entre os surdos e a sociedade em que vive. E a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua materna dos surdos brasileiros é através dela que eles adquirem mais conhecimentos, falando através das mãos e ouvindo por meio da visão.

    ResponderExcluir
  63. Rosangela Queiroz de Souza 8º período Letras Português

    a- Porque assim como em tempos atrás algumas pessoas sem conhecimento acreditam que os surdos são incapazes de fazer algo importante , dificultando, assim, a sua participação na sociedade. A falta de conhecimento sobre as leis que dão direitos aos surdos acaba impossibilitando essa acessibilidade para os surdos, uma vez que nem eles próprios conhecem seus direitos e são injustiçados por pessoas preconceituosas.

    b-A libras têm uma grande importância para a acessibilidade dos surdos pois, é através dela que os surdos se comunicam, se interagem e se insere na sociedade.

    ResponderExcluir
  64. Adriana Alves Letras Português UNIMONTES.

    A- Por haver descaso e a falta de conhecimento sobre os direitos dos surdos. Pois eles não são limitados pelo simples fato de não ouvir, mas a sociedade(ouvinte), não tem esse conhecimento, e assim os surdos são ignorados socialmente. Além disso, são privados da acessibilidade. Isso ocorre na maioria das vezes por não ter profissionais capacitados para o uso e difusão de Libras em instituições públicas e privadas. Dessa forma, essa situação acaba dificultando a acessibilidade dos surdos com a sociedade.

    B- O papel da Libras é muito relevante para a acessibilidade das pessoas surdas com o mundo. Sendo ela a língua oficial dos surdos brasileiros, e também utilizada como forma de comunicação com a sociedade. Assim, por meio da libras os surdos se tornam capazes de conquistarem seus direitos e ter acesso ao meio sociocultural em que vivem. Embora, seja preciso interesse da população(ouvinte) em aprender Libras para facilitar a acessibilidade dos surdos.

    ResponderExcluir
  65. A- Sabemos que houve várias evoluções ao longo dos tempos e que os surdos romperam várias barreiras para ser aceito na sociedade, se comparado com a antiguidade, hoje podemos dizer que eles conseguiram grandes avanços, mesmo com toda luta, ainda existe resistência em aceitação dos surdos, talvez seja por falta de conhecimento. Vemos quão desvalorizados é, e que há um grande preconceito em relação a eles, Muitos deles não conhecem seus diretos, talvez seja por isso que eles não exijam um tratamento adequado, que são abrigados por lei.


    B- A LIBRAS é língua materna dos surdos (Basil), na qual serve para acesso das pessoas surdas na sociedade para se inteirarem e comunicarem através de sinas,ela serve de ponte entre a comunicação dos surdos com os ouvintes, através da LIBRAS eles adquirem conhecimentos para sua visão de mundo. A LIBRAS sendo a segunda língua para os ouvintes , ela deveria ser dominada e praticada, mas isso realmente não acontece.

    ResponderExcluir
  66. ACADÊMICA: Thais Lisboa Lopes /8°período Letras Português

    A)A resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas seria o preconceito social em relação a comunidade surda, fazendo com que os mesmos não seja bem visto e aceito pela sociedade.Apesar de ser direito do surdo a total acessibilidade a informação, comunicação e educação ainda não é o que vemos na realidade. Outro fator seria a falta de conhecimento das pessoas em relação aos direitos do surdo. No entanto é necessário procurar conhecer a cultura da comunidade surda para entender e reconhecer que apesar da diferença são seres normais onde essa pequena "diferença" seria apenas a falta de audição, diferença essa que não o fará diferente dos outros cidadãos.


    B) A LIBRAS tem um papel muito importante em relação a acessibilidade das pessoas surdas, porque é essa língua que possibilita a comunicação e aprendizado do surdo fazendo com que não haja barreiras de comunicação e acesso dos surdos tanto em aspectos sociais como culturais, além de levar as pessoas da sociedade a obter conhecimento em relação da comunidade e cultura surda,pois é necessário da lugar a ele na sociedade lugar esse que é seu por direito.

    ResponderExcluir
  67. Isadora Louise Martins Santos
    Curso de Letras Português – 8º Período – Unimontes- Januária

    A) No passado os surdos eram considerados como deficientes mentais, aberrações, incapazes, e por tais motivos eram distanciados da sociedade. Acreditava-se que o pensamento era possibilitado e organizado pela fala. A ausência da mesma, em um mundo teocêntrico, caracterizava o surdo como seres desprovidos do pensamento.
    . A sociedade ainda nos dias atuais é desprovida de conhecimentos sobre os surdos. Há diversos motivos dessa resistência. Há resistência por parte da família que por não conhecer a Libras (Língua Brasileira de Sinais) chega a rejeitar o surdo e sua participação social considerando-o como deficiente ou até mesmo incapaz, além de preconceitos, paradigmas, a falta de intérprete sabe que este, é de fundamental importância nas diversas atividades dos surdos, como por exemplo, hospitais, nas escolas, supermercados, agências bancárias e etc., porém sabemos que falta muito para chegar nesse ponto. A lei que garante o surdo existe, mas nem todos possuem conhecimentos sobre ela. Além de promover acessibilidade seria necessário rever as leis, cumpri-las e proporcionar melhoria de vida de toda uma coletividade de forma igualitária e democrática.

    B) O papel da Língua Brasileira de Sinais é possibilitar a comunicação, interação e expressão dos surdos na sociedade e contribuir para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.

    ResponderExcluir
  68. Gilda Lopes Santos
    Curso de Letras Português – 8º Período – Unimontes- Januária

    A) O ser humano não aceito as diferenças do seu próximo. Acredito que essa resistência ainda exista, dentre outros motivos, por conta da falta de informação, ate mesmo da comunidade surda que muitas vezes não conhecem os seus direitos, e também da comunidade ouvinte que vem reproduzindo um discurso preconceituoso que foi passado desde a antiguidade ate os dias atuais, onde algumas pessoas ainda acreditam que o ser surdo não tem capacidade cognitiva suficiente para participar ativa e criticamente daquilo que acontece à sua volta.

    B) A LIBRA é a língua materna da sociedade surda Brasileira é através dela que os surdos se comunicam com o mundo, e assim podendo expor seu papel de cidadão, expondo o seu pensamento.
    É uma ferramenta que possibilita a interação dos surdos, ou seja, é uma linguagem de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas e que necessitam dela para que interajam com outras pessoas na sociedade.

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Gabriel Augusto Almeida Macêdo
    Letras Português - 8º período - Unimontes Campus Januária

    A) Podemos perceber, que infelizmente ainda existe muita resistência em promover à acessibilidade para as pessoas surdas, isso se deve a falta de conhecimento por parte da população. Assim, acaba alimentando antigos preconceitos como: de que as pessoas surdas são limitadas, de que não são capazes de realizar qualquer atividade dentro da sociedade, como qualquer outra pessoa. Dessa forma, exste ainda muitas barreiras para que os surdos sejam de fata parte integrante da nossa sociedade.

    B) A Libras desempenha papel de extrema importância, pois é a língua maternas das pessoas surdas, assim percebemos que os surdos tem capacidade de comunicar e interagir como o mundo que o cerca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria Cristina 8º de letras português-Januária
      A- Desde a idade media o surdo era visto como um ser incapaz de pensar com o passar do tempo essas pessoas surdas passaram a conquistar um espaço na sociedade porem o que podemos perceber é que ainda hoje existe muito preconceito em relação à surdez isso seria um fator relevante que possibilita a resistência em promover a acessibilidade as pessoas surdas o preconceito dos ouvintes em relação aos surdos e também a falta de conhecimento dos seus direitos pelos surdos pois esse tendo conhecimento dos seus direitos lutaria por ele e um deles e a promoção de acessibilidade a todas as pessoas surdas.
      B-A libras permite a comunição, a interação social das pessoas surdas com a sociedade, ou seja, permite a construção da sua personalidade. Alem disso possibilita que o surdo tenha acesso a informações em relação aos seus direitos.

      Excluir
    2. Valéria Cristina 8º de letras português-Januária
      A- Desde a idade media o surdo era visto como um ser incapaz de pensar com o passar do tempo essas pessoas surdas passaram a conquistar um espaço na sociedade porem o que podemos perceber é que ainda hoje existe muito preconceito em relação à surdez isso seria um fator relevante que possibilita a resistência em promover a acessibilidade as pessoas surdas o preconceito dos ouvintes em relação aos surdos e também a falta de conhecimento dos seus direitos pelos surdos pois esse tendo conhecimento dos seus direitos lutaria por ele e um deles e a promoção de acessibilidade a todas as pessoas surdas.
      B-A libras permite a comunição, a interação social das pessoas surdas com a sociedade, ou seja, permite a construção da sua personalidade. Alem disso possibilita que o surdo tenha acesso a informações em relação aos seus direitos.

      Excluir
  71. Valéria Cristina 8º de letras português-Januária
    A- Desde a idade media o surdo era visto como um ser incapaz de pensar com o passar do tempo essas pessoas surdas passaram a conquistar um espaço na sociedade porem o que podemos perceber é que ainda hoje existe muito preconceito em relação à surdez isso seria um fator relevante que possibilita a resistência em promover a acessibilidade as pessoas surdas o preconceito dos ouvintes em relação aos surdos e também a falta de conhecimento dos seus direitos pelos surdos pois esse tendo conhecimento dos seus direitos lutaria por ele e um deles e a promoção de acessibilidade a todas as pessoas surdas.
    B-A libras permite a comunição, a interação social das pessoas surdas com a sociedade, ou seja, permite a construção da sua personalidade. Alem disso possibilita que o surdo tenha acesso a informações em relação aos seus direitos.

    ResponderExcluir
  72. Emily Caroline Lopes Santos
    6° período/ Campus: Brasília de Minas.

    A-
    A história dos surdos narra eventos de extrema opressão, mas ao longo dos anos obteve-se alguns avanços positivos. A resistência ainda existe, acredito que pela falta de informação e de conhecimento sobre a surdez, pois, a população majoritária ouvinte, julga o surdo como incapaz e diferente, sem saber ou aceitar, que o surdo tem as mesmas capacidades do ouvinte, e que a única coisa que os diferencia é a audição, o que não afeta nenhuma outra capacidade ou habilidade.


    B- O papel da libras é de suma importância, para a promoção da acessibilidade a comunidade surda. Através desta língua é que ocorre a inserção e comunicação do surdo no meio social e se faz possível entender a história da surdez, as lutas que foram travadas para que haja hoje um reconhecimento. É no estudo da libras, que os preconceitos e as barreiras são quebrados, é preciso conhecer os direitos e as leis que amparam a comunidade surda. Depois que a gente passa a ter conhecimento, qualquer preconceito ou indiferença é superado. A libras, é a ponte entre a comunidade surda com a ouvinte e seu reconhecimento na sociedade, é preciso construir pontes diariamente e acabar com os paradigmas ainda existentes.

    ResponderExcluir
  73. RAYSSA ROCHA SOARES DE JESUS27 de março de 2018 10:13

    Rayssa Rocha Soares de Jesus
    6°período pedagogia/ Campus: Brasilia de Minas
    A- A Língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos,é através da língua que os surdos trocam ideias e se relacionam uns com os outros, a partir disso quebramos barreiras e solidificamos a inclusão do surdo na sociedade, o papel da LIBRAS é de facilitar a comunicação e expressão do surdo na sociedade.
    B-A maior dificuldade que os surdos encontram é a comunicação,os surdos do nosso país tem sua língua materna, a LIBRAS, mas poucas pessoas sabem esta língua! A grande dificuldade que os surdos enfrentam são a comunicação, pois infelizmente são muitas pessoas que ainda não sabem se comunicar em LIBRAS, isso infelizmente dificulta a comunicação e interação dos surdos com os ouvintes, porque ainda há uma grande parte de pessoas que não sabem se comunicar em LIBRAS. A Acessibilidade para surdos ainda é um desafio, eles ainda enfrentam algumas dificuldades.

    ResponderExcluir
  74. A- Embora as conquistas alcançadas no decorrer da história dos surdos os mesmos infelizmente na atualidade ainda enfrentam as tais "resistências" por parte de muitos ouvintes que por falta de conhecimento acreditam que o surdo não tem as mesmas capacidades de um ouvinte, sendo que o que os diferencia um do outro é apenas o meio de comunicação utilizado, o ouvinte usa a comunicação oral e o surdo a comunicação viso-gestual. Para que esse equívoco seja consumado é preciso que todos busque conhecimento a respeito o surdo e a sua surdez.

    B- A Libras sem sombra de dúvidas oferece ao surdo um leque de oportunidades e acessibilidade, uma vez que dá ao surdo a possibilidade de comunicar-se através de sua própria língua, assim o fazendo parte integrante do seu meio social. Contudo o surdo pode ter acesso ao trabalho, aos estudos e entre outras possíveis atividades que sem a Libras estaria mais restrito à ele. A Libras além de suma importância para a comunidade surda é também para os ouvintes que buscam conhecimento, assim estar ciente da história dos surdos e dos seus direitos, pondo fim ao preconceito e a indiferença.

    ResponderExcluir
  75. Fabrício Mendes Antunes/6° período de Pedagogia-Brasília de Minas
    A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas
    Na minha concepção ainda existe a resistência à acessibilidade aos surdos da parte daqueles que não possuem conhecimento suficiente para entender a identidade surda. Muitos têm os surdos como coitados e para estes de certa forma é normal eles se manterem a margem da sociedade.
    No entanto existem pessoas que defendem a acessibilidade surda, pessoas estas que possuem a verdadeira noção do que é surdes.
    Portanto deve se dar a devida acessibilidade aos surdos, pois, a igualdade é direito e dever de todos.


    B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?
    O papel da libras na acessibilidade das pessoas surdas é na interação e socialização dos mesmos . Onde esses usuários por meio dessa língua, que és materna conseguem se comunicar muito bem, e dessa forma acessar atualmente um emaranhado de possibilidades.

    ResponderExcluir
  76. Isabella Rocha de Matos27 de março de 2018 16:44

    Isabella Rocha de Matos/ 6º período de Pedagogia- Unimontes Campus de Brasilia de Minas.
    A- Os surdos tem a língua materna deles que para os brasileiros é a LIBRAS, mas poucas pessoas (ouvintes) conhecem e interessam por essa língua assim se torna ainda mais difícil a acessibilidade das pessoas surdas e muitas pessoas ainda trata os surdos como incapazes e não respeitam a cultura e identidade do surdo. A falta de intérpretes e de outros profissionais da área da LIBRAS também é um desafio para a acessibilidade do surdo.

    B- A LIBRAS tem fundamental importância para a contribuição da acessibilidade das pessoas surdas, pois através da LIBRAS os surdos garante a socialização e a interação na sociedade e contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda.

    ResponderExcluir
  77. Sara Antunes de Souza27 de março de 2018 17:38

    A- Bom,na minha opinião os surdos ainda sofrem muitos preconceitos por parte dos ouvintes que muitas vezes vezes não possuem o conhecimento suficientes para lidar com pessoas surdas, considerando-os incapazes, assim excluindo-os da sociedade.

    B- A Libras é de fundamental importância, pois com ela o surdo vai ter acesso a socialização com os demais surdos e se sobressair de alguma forma na sociedade.Sendo essencial também para os ouvintes que vão poder se comunicar com os surdos.

    ResponderExcluir
  78. Tatiane Silva, 6° período de Pedagogia- Brasília de Minas.

    A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
    Ainda se tem barreiras em relação a acessibilidade para as pessoas surdas, pois é visível as dificuldades enfrentadas por essa comunidade, como em comunicar, a falta de sinalização em alguns espaços e também do intérprete de Libras, entre outras. Essa falta de promoção de tal acessibilidade é decorrente da falta de conhecimento da comunidade surda como pessoas que são diferentes por não ouvirem, mas capazes de se inserirem na sociedade, que precisam serem respeitadas e terem a oportunidade da acessibilidade.


    B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?
    A LIBRAS tem um papel fundamental na acessibilidade das pessoas surdas, afinal contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda ao facilitar a comunicação dos surdos e assim a sua inserção social.

    ResponderExcluir
  79. Acadêmica: Gracielly Cardoso Gonçalves/6°período/Pedagogia/Brasília de Minas.

    A- Porque ainda hoje existe falta de conhecimento por parte dos ouvintes com relação ao surdo e sua capacidade. Além disso, ainda hoje poucas pessoas conhecem ou se interessam pela LIBRAS, e isso dificulta a inclusão do surdo na sociedade.

    B- A LIBRAS tem papel fundamental para a acessibilidade das pessoas surdas; pois além de ser a língua materna do surdo, é por meio da LIBRAS que a comunidade surda se comunica entre si e com os ouvintes; podendo assim, expressar suas ideias e opiniões, exigir seus direitos e exercer sua função na sociedade.

    ResponderExcluir
  80. Acadêmica:Débora Gualdiano Da Silva
    Pedagogia/6°período/Brasília de Minas.

    A- Existe essa resistência, pelo fato de que ainda existe o preconceito com a comunidade surda, os ouvintes acham que os surdos são incapazes, os ouvintes muitas das vezes não procura se comunicar com o surdo, sendo que eles são iguais a todos,são sim capazes de se inserirem na sociedade.

    B-A LIBRAS tem um papel fundamental na acessibilidade das pessoas surdas, pois é através dela que os surdos se comunicam, e os ouvintes poderiam saber pelo menos o básico para se comunicar com o surdo, para que assim haja mais interaçãoe sem discriminação.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acadêmica: Claudiane Silva Rodrigues 6° período de Pedagogia/ Brasília de Minas.
      A-Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
      R: Acredito que essa resistência vem de muitos motivos,mas um dos motivos principais que resulta nessa resistência é gerada pela falta de conhecimento e informações relevantes sobre a comunidade surda. É muito comum que a maioria das pessoas não conheçam a Libras dificultando a inclusão do surdo na sociedade e gerando um preconceito equivocado julgando as capacidades do surdo, os colocando como pessoas que são incapazes de desenvolver habilidades que uma pessoa imposta pela sociedade é "normal" é capaz de fazer. Assim essa falta de conhecimento acaba não deixando as pessoas enxergarem que o surdo é um ser capaz como qualquer outro e que a unica diferença que se tem é a falta de audição. Portanto isso acaba bloqueando os direitos do surdo e não promovendo a assistência e acessibilidade que necessita para que haja inclusão.


      B-Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?
      R: Assim como o português a Libras é independente de qualquer outra língua sendo ela a língua oficial do surdo se faz completa. A Libras promove ao surdo a acessibilidade de interação, comunicação com qualquer pessoa sendo ela surda ou ouvinte, além de promover ao surdo a interação com o meio em que está inserido podendo assim expor suas opiniões e construindo sua própria identidade.

      Excluir
  81. Acadêmica: Angella Ramos Costa
    Pedagogia/6º Período/Brasília de Minas
    A) Apesar dos avanços dos últimos tempos, a comunidade surda ainda enfrenta muitas dificuldades em se integrar a sociedade, seja no mercado de trabalho e no meio social. A libras é a língua materna dos surdos, mas nem todos conhecem, o que impossibilita a comunicação entre surdos e ouvintes. As empresas contratam surdos, mas não enxergam a necessidade de contratar interprete de Libras, a escola muita das vezes não a reconhece como a língua materna dos surdos, e algumas vezes a própria família e as outras pessoas da sociedade não se interessam em aprender a Libras, o que impossibilita uma comunicação eficaz entre eles.
    B) A Libras é de fundamental importância na inclusão dos surdos na sociedade, através dela os surdos podem comunicar com qualquer pessoa. A libras é uma língua como todas as outras e qualquer pessoa pode aprender, possibilitando aos surdos conviver com todas as outras pessoas de maneira normal, podendo trabalhar, manter relacionamentos e estudar.

    ResponderExcluir
  82. A)A Libras assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade.
    B)A maior dificuldade que os surdos encontram é a comunicação, pois o nosso país têm sua língua materna(LIBRAS), mas poucas pessoas sabem esta língua.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.