RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS
" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

PEDAGOGIA SURDA

PEDAGOGIA SURDA
PROFESSOR BILÍNGUE

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os surdos constituam, então, uma comunidade lingüística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

QUIZ - LIBRAS X ACESSIBILIDADE





Escrevam um breve comentário sobre as perguntas A e B:

A- Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?

B- Qual o papel da Libras para a acessibilidade das pessoas surdas?


35 comentários:

  1. Daysiane Rocha- 4° Periodo Licenciatura Educação Física.

    A- Ainda podemos perceber a resistência nessa acessibiladade, pois existem pessoas que veem os surdos, como pessoas deficientes não só na fala ou audição. Mas sim como pessoas limitadas que não conseguem fazer nada sem ajuda. Muito pelo contrario, o surdo pode fazer tudo que fazemos da mesma forma ou até mesmo melhor. Esse tipo de pensamento, a cada ano diminui mais. Por ser mais reconhecido atualmente na politica e até no esporte.

    B- O papel da LIBRAS é mostrar de uma forma clara, que o surdo pode se comunicar. Sendo assim, se torna uma pessoa normal, onde se pensa mas se fala pelas mãos. Portanto, o surdo se comunica com o mundo através da LIBRAS, traçando uma ponte aos de mais cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Xavier, Ed Física Licenciatura,4° período unimontes
    A- Ainda existe resistência por falta de informação em relação ao surdo e suas capacidades e limitações e por preconceito da população tida como normal.
    B- A Libras é a língua materna do surdo brasileiro, é fundamental para realizar a inclusão do surdo na sociedade, pois é com a libras que ele irá se comunicar com as pessoas ouvintes e não ouvintes.

    ResponderExcluir
  3. Maria Eliza Alves - 4o. Período Educação Física Licenciatura.


    A- Ainda existe resistência na promoção da acessibilidade para pessoas surdas pelo fato da falta de conhecimento legal dos indivíduos em geral, inclusive das pessoas que possuem deficiência auditiva, onde é garantido para esse grupo: inclusão e tratamento adequado; ou ainda, por acomodação. Além da falta de profissionais habilitados, o que dificulta ainda mais a inserção desse grupo como parte integrante da sociedade.

    B- A LIBRAS é uma língua de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas, onde os mesmos, a partir dela, conseguem interagir com outras pessoas (surdas/ouvintes capacitados) na sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Vanessa Gonçalves Ferreira 4 período de Educação Física licenciatura
    A- Existe resistência muitas vezes por falta de conhecimento da população(ouvinte) acerca do surdo é da sua capacidade;população essa que muitas vezes não compreende ou e carente de conhecimento sobre o surdo e da capacidade que o mesmo tem em realizar tarefas como qualquer outra pessoa desenvolvendo seu papel na sociedade com respeito e integridade.

    B- A libras é um fator de suma importância na vida do surdo;a libras e a língua materna da sociedade surda brasileira é através dela que os surdos se comunicam com o mundo podendo exerce seu papel de cidadão expondo seus pensamentos e críticas no meio em que o mesmo esta inserido.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa Gonçalves Ferreira 4 período de Educação Física licenciatura
    A- Existe resistência muitas vezes por falta de conhecimento da população(ouvinte) acerca do surdo é da sua capacidade;população essa que muitas vezes não compreende ou e carente de conhecimento sobre o surdo e da capacidade que o mesmo tem em realizar tarefas como qualquer outra pessoa desenvolvendo seu papel na sociedade com respeito e integridade.

    B- A libras é um fator de suma importância na vida do surdo;a libras e a língua materna da sociedade surda brasileira é através dela que os surdos se comunicam com o mundo podendo exerce seu papel de cidadão expondo seus pensamentos e críticas no meio em que o mesmo esta inserido.

    ResponderExcluir
  6. João Cardoso de Souza
    4° período Educação física licenciatura

    A-Atender às necessidades de acessibilidade na comunicação de surdos requer uma consciência por parte da comunidade e sociedade que lidam com a deficiência auditiva. Muitas vezes a resistência em promover a acessibilidade esta ligada ao desconhecimento por parte da comunidade da importância de propiciar à comunicação e o reconhecimento da identidade surda. No caso das pessoas surdas, as barreiras de comunicação ainda são inúmeras. Em grande parte devido a aspectos sociais e culturais, mas há muita beleza e potencialidade na diferença. E acredito que com educação e políticas públicas adequadas, as possibilidades de igualdade na diversidade se ampliam consideravelmente.

    B– Ao refletir sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas, pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda. Cabe ressaltar também que a utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes.

    ResponderExcluir
  7. 02- Pela falta de informação e de conhecimento da sociedade em geral, com relação aos surdos. É necessário a quebra de barreiras e o entendimento de que surdo também é gente. Essa luta é de todos nós, ouvintes e surdos! Precisamos desconstruir a idéia de que os surdos devem estar à margem das coisas. O dia em que a humanidade dar as mãos e se envolver com a luta do próximo, aí sim poderemos dizer que ainda existe amor no mundo.
    B- Hoje, com mais conhecimento à cerca da língua de sinais brasileira (libras), percebo a importância dessa língua para a comunicação geral com os surdos. Através da libras podemos nos comunicar com os surdos e os incluir em qualquer momento do cotidiano. E nós faz compreender os pensamentos e ações dos surdos. E é através da libras que a população surda se comunica e se insere no mundo.

    Maria Tereza Duraes Sobrinho - 4 período licenciatura (educação física)

    ResponderExcluir
  8. MARCUS ANDRÉ MALHEIRO
    4° PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
    A) ainda existe muita resistência devido ao preconceito presente em algumas pessoas em pensar que os surdos não são capazes de realizar certa atividade devido a limitação da surdes.
    É um pensamento muito errado pois são capazes de realizar qualquer atividade normalmente.

    B- A libras é muito importância na vida do surdo;é a língaguem oficial da sociedade surda brasileira facilita a comunicação entre os surdos com a libras é fundamental para realizar a inclusão do surdo na sociedade, é com a libras que ele irá se comunicar com as pessoas surdas ou não.

    ResponderExcluir
  9. A- A importância das Libras na vida das pessoas surdas, pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, que por tanto tempo, foi o alvo da hegemonia da cultura ouvinte e ainda vem sofrendo resistência por Falta de conhecimento . Além de propiciar a facilidade de comunicação entre os surdos, a Libras também propicia uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, vem sendo cada vez mais comum e que tem a tendência de alcançar outros âmbitos sociais, já que, a comunidade surda tem um número bastante expressivo de pessoas e que estão reivindicando seus direitos como cidadãos. Para que não haja tanto precoceito descriminação e intolerância.

    B- A utilização das libras facilita a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e devem ser reconhecidas como tal. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da linguagem brasileira de sinais deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, mas sim como uma forma de assegurar os direitos como cidadão e o respeito às diferenças.

    Ana Paula silva 4 periodo licenciatura Educação física

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Talles Luan Dos Santos Ferreira 4º período Educação Física Licenciatura

    A- Mesmo nos dias atuais, ainda existe muito preconceito com a comunidade surda, tanto na vida familiar como também na vida social, muitos ouvintes não enxergam que o surdo tem as mesmas capacidades cognitivas de uma pessoa normal, a sociedade precisa acabar com esse preconceito. O DECRETO também não pode ficar só no papel, tem de ser colocado em pratica no meio da sociedade, o Governo tem de investir na infraestrutura do surdo, melhorando e capacitando profissionais, professores, instrutores e criando as melhores formas de abranger a Libras em todo território nacional, feito isso o surdo vai ter a vida que eles merecem.

    B- O papel da Libras é facilitar e melhorar a capacidade do surdo de se comunicar,expressar e interagir com o meio social, o surdo que não tem conhecimento da Libras vai ter muitas dificuldades no dia á dia, e dificilmente vai conseguir ter uma vida independente, com a Libras os surdos vão ter facilidade de se interagir entre si e também com os ouvintes que tem ao menos uma pouco de conhecimento da Libras, sem dúvidas a Libras é a porta para o futuro dos surdos, com ela o surdo pode viver uma vida normal, uma vida independente e ter outra visão de seu futuro. A libras foi criada para a comunidade surda, para melhorar a sua comunicação em geral e facilitando a interação e liberdade de expressão no meio da sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Igor Felipe
    4° PERÍODO EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA
    A: Ainda existe resistência por falta de conhecimento ou ate mesmo por preconceito, e isso não acontece não e só com os surdos mais sim com qualquer outra deficiência.Eu penso que se a LIBRAS é a língua materna do surdo brasileiro e a segunda língua brasileira, as pessoas deveriam fazer cursos de LIBRAS para que assim melhorasse mais ainda a cominação com as pessoas surdas, tanto no meio escolar quanto no meio social e assim afastando das pessoas esse olhar de preconceito e mostrando que somos todos iguais independente de qualquer coisa.
    B:A libras assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade sendo de estrema importância na vida do surdo.

    ResponderExcluir
  14. Rachel Ellen Melo
    4º Período \ Educação Física Licenciatura - UNIMONTES

    A - A resistência ainda existe, pela falta de conhecimento\informação, por parte da comunidade acadêmica e da sociedade em geral que lidam com pessoas com deficiência auditiva. Cabe a cada um de nós reconhecer uma diferença e não a deficiência e procurar meios pelos quais podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas e não simplesmente ignorá-las ou as excluir, assim como muitas pessoas ditas normais o fazem.

    B - A LIBRAS é a forma pela qual o surdo se comunica com o mundo, desta forma ela tem um papel primordial para a comunicação dos mesmos a fim de que eles possam exercer seu papel no mundo.

    ResponderExcluir
  15. Samuel Tabata 4 período educação física licenciatura unimontes

    A - Por conta do preconceito do ouvinte contra o surdo em meio à sociedade. Isso impede o surdo de se interagir e se expressar no meio em que ele está inserido.

    B- A Libras é a língua oficial do surdo brasileiro. Ela que faz com que o surdo possa se comunicar e exerce seu papel como cidadão na sociedade, evitando uma exclusão por causa de sua audição comprometida.

    ResponderExcluir
  16. Raquel Ribeiro Campos 4° período - Ed. Física Licenciatura
    A) Ainda nos dias atuais, existe muito preconceito com a comunidade surda, na vida familiar, na vida social. Infelizmente muitos ainda não enxergam que o surdo tem as mesmas capacidades cognitivas de uma pessoa ouvinte. Ainda existe a resistência por falta de conhecimento e informações. A sociedade precisa acabar com esse preconceito.
    B) A Libras é a língua materna do surdo brasileiro , os mesmos se comunicam a partir dela , e assim conseguem interagir com outras pessoas (ouvintes que têm o conhecimento da LIBRAS ,e outros surdos) na sociedade.

    ResponderExcluir
  17. Raíssa Daniella Ruas Rocha
    Ed.Física Licenciatura- Unimontes 4° Período.
    A) Porque infelizmente ainda nos tempos de hoje exite o preconceito com o surdo. A população não sabe libras, para promover a acessibilidade é necessário aprender libras.

    B) A libras e a lingua oficial brasileira do surdo, assume um papel linguístico de permitir a comunicação, a interação social e a constituição da própria personalidade.

    ResponderExcluir
  18. Ingredy Emanuelle - 4° período -Ed. Física , Licenciatura
    A)Por falta de conhecimento das pessoas , e preconceito . Pois ainda hoje as pessoas vem os surdos , como pessoas diferentes , com algum tipo de deficiência . Poucos sabem que os surdos dependendo do esforço de cada um pode ser muito melhor que ouvintes que se dizem “perfeitos”.

    B) A LIBRAS é uma língua para um público específico, que são as pessoas surdas, onde os mesmos, a partir dela, conseguem interagir com outras pessoas (surdas/ouvintes capacitados) na sociedade.

    ResponderExcluir
  19. Josiele Cristina de Almeida Nogueira . 4º Período diurno Educação física/Unimontes -Montes Claros

    A- Além da falta de conhecimento , o preconceito ainda é grande, a acessibilidade da pessoa surda ainda nos dias de hoje em muitos ambientes seja no cultural, educacional,social ou familiar, deixam a desejar.Podemos citar também que há uma grande carência de profissionais habilitados que trabalham nesses ambientes, o que de fato dificulta ainda mais a acessibilidade dessas pessoas no meio social.

    B-É uma ferramenta que possibilita a interação dos surdos, ou seja, é uma linguagem de extrema importância para um público específico, que são as pessoas surdas e que necessitam dela para que interajam com outras pessoas na sociedade.

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.