RYBENINHA

SINAL: BEM -VINDOS
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS

“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"

"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."
LIBRAS

LIBRAS
LIBRAS

Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão
QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar
domingo, 25 de setembro de 2022
quarta-feira, 21 de setembro de 2022
INES 165 ANOS: MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR - 26 e 27/09/2022
Olá, nós temos o prazer de convidar você para Celebrar o Dia Nacional do Surdo, no dia 26 e 27 de Setembro de 2022 vai acontecer nosso AULÃO muito especial: “INES 165 ANOS: MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR!”, com uma programação especial e gratuita.
Fica o convite para fazer a sua inscrição e prestigiar o evento junto com a gente ao vivo. Aproveita chama seus alunos, alunas ,amigos e amigas para evento 100% online com direto a certificado.
Esse é um momento para celebrarmos a comunidade surda e pensamos mais sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade.
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR SUA VAGA AGORA:
https://www.even3.com.br/aulao-academico-em-libras-setembr022-271642/
Te aguardamos! Abraços,
Prof. Ewerton Carlos
FONTE: https://www.even3.com.br/aulao-academico-em-libras-setembr022-271642/
domingo, 18 de setembro de 2022
𝐂𝐨𝐧𝐬𝐜𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐒𝐮𝐫𝐝𝐚 𝐞 𝐋𝐢𝐛𝐫𝐚𝐬: 𝐔𝐦 𝐨𝐥𝐡𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐚𝐠𝐨𝐧𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐞 𝐚 𝐫𝐞𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 - 30/09/2022
domingo, 11 de setembro de 2022
4º TORNEIO DE FUTSAL SETEMBRO AZUL ALFREDO BRAGA - 24/09/2022
SEMINÁRIO SETEMBRO SURDO SSBH - 24/09/2022
Notícia boa, estamos de volta. Convidamos todos participarem do:
A Inclusão dos surdocegos na sociedade: A Libras tátil como ferramenta de comunicação e inserção social - 27/09/2022
A Inclusão dos surdocegos na sociedade: A Libras tátil como ferramenta de comunicação e inserção social* - Rosani Suzin
Conheça o intérprete de Libras que roubou a cena no Rock in Rio
Durante os shows do fim de semana passado, no Rock in Rio, uma pessoa no palco Sunset roubou a cena. Aos 34 anos, o multiartista Leonardo Castilho traduzia as músicas para quem não pode ouvir.
Próximo às caixas de som, Leo não só traduzia as canções com a Língua Brasileira de Sinais mas também através da dança. Em entrevista ao Terra NÓS, ele contou que atuou por 10 anos como educador no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde produzia videoguias em Libras para guiar o público pelas exposições. “Isso me influenciou a ampliar os trabalhos de intérprete”, disse.
Leo se dedicou a aprender a Língua Brasileira de Sinais pela importância de traduzir para pessoas surdas um pouco do universo dos Festivais. “Como muitos surdos não têm acessos a lugares culturais e festivais, foi a partir daí que comecei a aprender de verdade”, diz.
Essa não é a primeira participação do Leo no festival. O seu primeiro trabalho como intérprete no Rock in Rio foi em 2017, onde esteve também no Palco Sunset, interpretando os shows da Liniker e do Baiana System. “Durante a pandemia, interpretei nas lives de Parada do Orgulho em duas edições; fiz Gloria Groove, Luisa Sonza, Pabllo Vittar e Thiaguinho”, relembra.
Leo, que é surdo, durante os dias de evento encontrou outras pessoas surdas curtindo na Cidade do Rock. “Isso é muito importante: dar o acesso para o público, para que eles possam se sentir incluídos e curtir juntos”.
A música e a arte sempre estiveram presentes na vida do multiartista. Aos 10 anos ele fez o seu primeiro trabalho de ator e dançarino e ao mesmo tempo ingressou na escola de dança. “Fiz balé, jazz, contemporânea, dança flamengo e outros”, conta.
O intérprete é também produtor de festas para pessoas surdas, a Vibramão e o Bloco Vibramão, uma experiência onde elas podem curtir músicas altas e com graves. Ele ainda afirmou a importância de ter intérpretes LGBTQIAP+ em shows de artistas que também fazem parte dessa população.
“Por causa de sua cultura, sua vivência, experiência e referências, ajudamos outras pessoas LGBTQIAPN+ a descobrir a sua identidade verdadeira. A performance do intérprete LGBTQIAPN+ mostra o corpo e presença das músicas, e tem que ter traduções significadas”, conclui.
FONTE: https://www.librasol.com.br/conheca-o-interprete-de-libras-que-roubou-a-cena-no-rock-in-rio/?fbclid=IwAR0Uo_LW7YsweroBNzLKwIR-t1uTDkVW75L6XqdJ9nQ7E0kMPYPP3OE5kIw