Ferreira Brito (2001:07) inicia sua colocação dizendo que
"Os
problemas acarretados pelas restrições impostas pela modalidade
espaço-visual de língua e pelas especificidades linguísticas da Língua
brasileira de sinais, no ensino de português como segunda língua aos
surdos, são, infinitamente, menores do que aqueles causados pela
ausência de uma língua materna nas pessoas surdas. Esta ausência coíbe a
aquisição de princípios e estratégias linguístico-pragmáticas e
cognitivas, imprescindíveis, inclusive, na aquisição do material
léxico-gramatical do português. Os textos acabam por se caracterizarem,
basicamente, pelo seu caráter informacional, onde as sentenças são
justapostas e o evento narrado segue, quase sempre, uma ordem
cronológica. A ausência dos referidos princípios e estratégias
revelam-se na ausência de estruturação textual. As estruturas textuais,
no entanto, fazem-se presentes nos textos de surdos usuários de
Língua brasileira de sinais, principalmente, naqueles de surdos filhos
de surdos. A estes, não faltam habilidades na utilização de estratégias
que gerarão expectativas, que levarão em consideração o conhecimento
prévio do mundo e do interlocutor, que permitirão uma contextualização
adequada do evento narrado e, consequentemente, proporcionarão uma maior
aquisição de conteúdo semântico e usado de forma funcional e adequada,
mas com estruturas específicas orientadas pelas de sua língua de sinais,
as quais constituem um problema, facilmente solucionado quando abordado
dentro de um contexto de ensino de segunda língua que não desconsidere
que a aquisição do léxico decorre da aquisição de estruturas."
ESTRATÉGIAS METALINGUÍSTICAS:
- Explicação em Libras sobre as regras do português, comparação com a estrutura da primeira língua
-
Leitura com os alunos- assim eles começam a identificar e dar
significado as partes das palavras, como: flexões de verbos, raiz das
palavras, etc.
O PROCESSO:
A leitura precede a escrita no processo de aprendizagem de segunda língua.
A criança reconhece os morfemas e elementos da escrita, mas na escrita nem sempre sabe onde usar;
RECURSOS MATERIAIS:
-
glossário de verbos com SW, consulta a dicionário de libras, tabelas
com flexão dos verbos, cartaz com palavras chaves para leitura e sua
escrita em sinais, explicações em libras, etc.
PROPOSTA DE ATIVIDADE:
Essa
é uma atividade que aconteceu no decorrer de aulas com propósito de
conhecer os usos do tempo verbal do pretérito imperfeito do modo
indicativo. Dessa forma é explicado em Libras aos alunos que esse tipo
de verbo é utilizado para diversos fins, como:
- quando o locutor
enuncia fatos ocorridos, transportado mentalmente para o momento da
ocorrência, descrevendo os fatos da forma como iam prosseguindo.
Primeiro
se apresenta vários modelos aos alunos,lemos o livro "O homem que amava
caixas!. Nessa atividade eles podem consultar o caderno de verbos e se
propôs que pensassem em uma situação daqui a muito anos para frente,
quando já estariam velhinhos e relembrando do passado, deviam escrever
os fatos marcantes de cada período da sua vida.
PRODUTO (escrita):
Observem
a produção do aluno surdo, os "erros" são na verdade hipóteses
inadequadas na tentativa de seguir a regra da língua portuguesa, como
para a palavra "comava"
REESCRITA:
Os alunos reescrevem seus
textos com um nível de maior competência e o professor estimula-os a
tomar consciência do que já aprenderam.
http://ensinodeportuguesparasurdos.blogspot.com/2009/04/estrategias-e-materiais-interessantes.html
RYBENINHA
DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS
“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."
Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)
SINAL DE "Libras"
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