O que ajuda um Surdo a ler?
O Surdo precisa ter contato com a escrita
do Português de forma dinâmica e várias vezes.
Será que se hoje eu trabalhar um
tema e amanhã já mudar vai ficar algo de leitura ?
Não. A repetição vai trazer a familiaridade ao
Surdo com aquela palavra.
Ah então devo trabalhar sempre com atividades adaptadas em Libras?
Não, primeiramente pode ser trabalhado os
sinais relacionando imagem/ palavra/ sinal, depois use somente as imagens e o
português porque ele já vai ter relacionado sinal a imagem. Mesmo assim podem
ser feito atividades usando LIBRAS e a mesma sem a Libras, assim ele vai ter
oportunidade de repetir a mesma atividade de formas e momentos diferentes.
Salientando que devemos parti do todo
para as partes. Usar uma história um tema gerador para poder passar para o
vocabulário.
Hoje
trouxe uns modelos de atividades adaptadas tanto em Libras como simplesmente em
português. O importante é ter trabalhado antes os sinais relacionando eles ao
português.
Um exemplo:
A cruzadinha abaixo posso fazer ela:
1º Dando o banco de dados com palavras e sinal.
2º Só com as imagens dos Materiais escolar sem sinal e sem português;
3º Só o português.
O
importante é ir aumentando a dificuldade, para ele conseguir reconhecer
a palavra, mas para isso precisa treinar. Ter contato com essa palavra.
Neste de relacionar podemos trabalhar com Relacionar coluna ou Ligar o objetivo vai ser o mesmo.
Trabalhar a formação da palavras também é importante para o aluno pensar
sobre a ordem que elas são distribuídas em cada palavra. Vale lembrar
que devemos trabalhar sempre com alternativas CORRETAS, para não interferir na aprendizagem do aluno Surdo.
- Nesta atividade poderíamos ter o desenho no lugar dos sinais. Podemos pensar em mais uma atividade não é mesmo?
Ordenar as palavras também é uma boa atividade, antes de fazer ela escrita faça com Alfabeto Móvel , dando lhe apenas as sílabas exatas para formar a palavra. Isso ajudará ainda mais ele a acertar a atividade escrita.
Depois de várias atividades com banco de dados, é hora do aluno escrever sem auxilio, aqui podemos ver o que ele internalizou. Não fique triste se ele não acertar tudo de uma vez, ou conseguir só algumas sílabas, fique feliz esse trabalho é um pouco de cada vez, TRABALHO DE FORMIGUINHA, mas que vale muito a pena.
https://trabalhandocomsurdos.blogspot.com/2019/05/adaptando-atividades-de-leitura-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.