Por Weila Mesquita da Agenda Edu
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela
formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para
essas crianças.
No entanto, embora a inclusão social e
acessibilidade sejam assuntos pautados na atualidade, nota-se que a
comunidade surda enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito a
comunicação e educação.
Muito se fala sobre a importância da
aprendizagem de uma segunda língua na infância, mas raramente vemos a
Língua de Sinais sendo utilizada como uma opção para crianças ouvintes.
O ensino de Libras para crianças ouvintes e surdas
Precisamos falar de inclusão nos
primeiros anos de vida. Para isso, é preciso trazer para as crianças a
realidade de quem tem deficiência, assim podemos sensibilizá-las para as
diferenças.
Há um crescente número de estudos
internacionais que revelam as vantagens especiais do aprendizado de
Línguas de Sinais por pessoas sem deficiência auditiva. Para Marilyn
Daniels, a Língua de Sinais é um fator significante no
desenvolvimento cognitivo, melhorando as habilidades de atenção das
crianças, a discriminação visual e a memória espacial.
Ao ensinar a Língua Brasileira de
Sinais para crianças, pretendemos oferecer a elas não somente as
vantagens e os benefícios comprovados em pesquisas internacionais, mas
de promover a Libras, de aprender sobre a cultura surda e, sobretudo, a
possibilidade de poder se comunicar com seus pares diferentes
valorizando a diversidade desde a Educação Infantil.
O lúdico como facilitador do ensino de Libras
Diante de tanta diversidade de
pensamento, cultura, valores e saberes, o professor precisa ter um
repertório diversificado e entender que cada criança possui suas
particularidades, dificuldades e limitações.
Quando essa diversidade inclui
surdos, a escola deve estar preparada para realizar todo o processo de
inclusão para seu pleno desenvolvimento e integração na comunidade
escolar, além de atuar conjuntamente com os professores para que ocorra a
formação desse educando em sua língua materna: a Libras.
Escola e professores devem estar
preparados para atuar no ensino da Libras tanto como primeira língua
para a criança surda, como segunda língua para crianças ouvintes.
Portanto, diversificar sua metodologia de ensino se faz necessário, e o
lúdico vem como um caminho para ser adaptado e utilizado pelo corpo
docente.
O Ensino Lúdico está entre as
práticas pedagógicas mais utilizadas em sala de aula na Educação
Infantil e nos primeiros anos do Ensino Básico. Por meio das atividades
constituídas por jogos e brincadeiras, é possível incentivar a
criatividade e a imaginação, despertando o interesse dos pequenos pelo
conhecimento e ajudando em seu desenvolvimento.
Sabe-se que o lúdico, por utilizar
uma linguagem própria do universo infantil, confere uma maneira quase
inconsciente de aprender, de maneira muito mais prazerosa e eficaz. Além
disso, as atividades lúdicas ajudam na compreensão das regras
sociais, de cidadania, desenvolvem a memória, as habilidades físicas e
ensinam as crianças a começarem a lidar com suas próprias emoções.
A dica é: crie jogos em que alunos
surdos e ouvintes possam aprender juntos a Língua Brasileira de Sinais,
um jogo de cartas, memória, estimulando a necessidade do visual, do
gesto, do contato direto com o objeto.
O papel da escola
O papel da escola é formar cidadãos,
transmitindo valores éticos e morais, conhecimentos e desenvolvendo
habilidades no educando, por meio do processo pedagógico de
ensino-aprendizagem, preparando-os para o exercício da cidadania e sua
preparação para vivência em sociedade, de forma atuante, crítica,
transformadora.
Lembrando que a partir do Decreto Lei 5.626/2005 (BRASIL, 2005)
ficou estabelecido que a Libras constitui-se como disciplina curricular
obrigatória nos cursos de formação de professores, nos cursos de
fonoaudiologia e nas licenciaturas em geral.
É importante que a sociedade
discuta esse tema, para que seja cada vez mais inclusiva e possa
compreender e construir espaços sociais para os surdos ocuparem.
As pessoas com deficiência têm um canal diferente de ver o mundo, mas
tão importante e singular que só contribui para a valorização da
diversidade humana.
https://blog.handtalk.me/libras-educacao-infantil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.