Por Weila Mesquita da Agenda Edu
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
 na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela 
formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para 
essas crianças. 
No entanto, embora a inclusão social e
 acessibilidade sejam assuntos pautados na atualidade, nota-se que a 
comunidade surda enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito a 
comunicação e educação. 
Muito se fala sobre a importância da 
aprendizagem de uma segunda língua na infância, mas raramente vemos a 
Língua de Sinais sendo utilizada como uma opção para crianças ouvintes. 
O ensino de Libras para crianças ouvintes e surdas
Precisamos falar de inclusão nos 
primeiros anos de vida. Para isso, é preciso trazer para as crianças a 
realidade de quem tem deficiência, assim podemos sensibilizá-las para as
 diferenças.
Há um crescente número de estudos 
internacionais que revelam as vantagens especiais do aprendizado de 
Línguas de Sinais por pessoas sem deficiência auditiva. Para Marilyn 
Daniels, a Língua de Sinais é um fator significante no 
desenvolvimento cognitivo, melhorando as habilidades de atenção das 
crianças, a discriminação visual e a memória espacial.
Ao ensinar a Língua Brasileira de 
Sinais para crianças, pretendemos oferecer a elas não somente as 
vantagens e os benefícios comprovados em pesquisas internacionais, mas 
de promover a Libras, de aprender sobre a cultura surda e, sobretudo, a 
possibilidade de poder se comunicar com seus pares diferentes 
valorizando a diversidade desde a Educação Infantil.
O lúdico como facilitador do ensino de Libras
Diante de tanta diversidade de 
pensamento, cultura, valores e saberes, o professor precisa ter um 
repertório diversificado e entender que cada criança possui suas 
particularidades, dificuldades e limitações. 
Quando essa diversidade inclui 
surdos, a escola deve estar preparada para realizar todo o processo de 
inclusão para seu pleno desenvolvimento e integração na comunidade 
escolar, além de atuar conjuntamente com os professores para que ocorra a
 formação desse educando em sua língua materna: a Libras.
Escola e professores devem estar 
preparados para atuar no ensino da Libras tanto como primeira língua 
para a criança surda, como segunda língua para crianças ouvintes. 
Portanto, diversificar sua metodologia de ensino se faz necessário, e o 
lúdico vem como um caminho para ser adaptado e utilizado pelo corpo 
docente.
O Ensino Lúdico está entre as 
práticas pedagógicas mais utilizadas em sala de aula na Educação 
Infantil e nos primeiros anos do Ensino Básico. Por meio das atividades 
constituídas por jogos e brincadeiras, é possível incentivar a 
criatividade e a imaginação, despertando o interesse dos pequenos pelo 
conhecimento e ajudando em seu desenvolvimento. 
Sabe-se que o lúdico, por utilizar 
uma linguagem própria do universo infantil, confere uma maneira quase 
inconsciente de aprender, de maneira muito mais prazerosa e eficaz. Além
 disso, as atividades lúdicas ajudam na compreensão das regras 
sociais, de cidadania, desenvolvem a memória, as habilidades físicas e 
ensinam as crianças a começarem a lidar com suas próprias emoções.
A dica é: crie jogos em que alunos 
surdos e ouvintes possam aprender juntos a Língua Brasileira de Sinais, 
um jogo de cartas, memória, estimulando a necessidade do visual, do 
gesto, do contato direto com o objeto. 
O papel da escola
O papel da escola é formar cidadãos, 
transmitindo valores éticos e morais, conhecimentos e desenvolvendo 
habilidades no educando, por meio do processo pedagógico de 
ensino-aprendizagem, preparando-os para o exercício da cidadania e sua 
preparação para vivência em sociedade, de forma atuante, crítica, 
transformadora.
Lembrando que a partir do Decreto Lei 5.626/2005 (BRASIL, 2005)
 ficou estabelecido que a Libras constitui-se como disciplina curricular
 obrigatória nos cursos de formação de professores, nos cursos de 
fonoaudiologia e nas licenciaturas em geral. 
É importante que a sociedade 
discuta esse tema, para que seja cada vez mais inclusiva e possa 
compreender e construir espaços sociais para os surdos ocuparem.
 As pessoas com deficiência têm um canal diferente de ver o mundo, mas 
tão importante e singular que só contribui para a valorização da 
diversidade humana.
https://blog.handtalk.me/libras-educacao-infantil/ 

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