RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Acessibilidade cultural é destaque de espetáculo do grupo cearense Alumiar

s Cavaleiros, que conta com a participação de dois atores deficientes visuais, contará com intérpretes de Libras e audiodescrição nas sessões.

Criação coletiva do grupo cearense Alumiar Cenas & Cirandas, sob a orientação e direção de Socorro Machado, o espetáculo Os Cavaleiros é cartaz no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com apresentações hoje e amanhã, às 19 horas, no teatro.

O diferencial da montagem, que transita pelo imaginário da cultura popular, reside na participação de dois atores deficientes visuais. Para tanto, será oferecida a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como a audiodescrição em todas as sessões. Os Cavaleiros seguirá em temporada no Dragão até 21 de junho.

A partir de figuras fantásticas e reais da cultura popular, o texto de Os Cavaleiros coloca em cena a vida de uma comunidade de vaqueiros. Entre o sagrado e o profano, o fio condutor da trama apresenta um balaio composto não só pela religiosidade dos personagens, mas também pelos sete pecados capitais e, de quebra, os folguedos do bumba-meu-boi.

Concebido para celebrar os 15 anos do grupo, o espetáculo conta com a participação de 24 atores que cantam, tocam, dançam e representam ao longo de duas horas de duração.

O Alumiar Cenas & Cirandas tem sua pesquisa pautada pela filosofia do chamado Teatro Pedagógico, que visa a transformação do indivíduo a partir da educação. O grupo é formado por pesquisadores e estudiosos da cultura popular, arte-educadores, pedagogos e comunicadores.

SERVIÇO

Espetáculo Os Cavaleiros
Quando: hoje e amanhã, às 19h.
Onde: teatro do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Quanto: R$ 20 (inteira).
Classificação: 9 anos.
Telefone: 3488 8600.

  
http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2015/04/11/noticiasjornalvidaearte,3421001/acessibilidade-cultural-e-destaque-de-espetaculo-do-grupo-cearense-alumiar.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.