Língua Brasileira de Sinais
De acordo com a Lei n.º 10.436, sancionada pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é “a
forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de
natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem
[sic] um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos
de comunidades de pessoas surdas do Brasil”.
A Libras faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), para promover a inclusão social de pessoas com limitações físicas e mentais. Uma das ações dessa secretaria é o Prolibras, Programa
Nacional para Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua
Brasileira de Sinais-Libras e para a Certificação de Proficiência em
Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa. O Prolibras é realizado anualmente e, desde 2011, está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Em 2004, o MEC lançou três publicações voltadas para os (as) interessados (as) em saber um pouco mais sobre a Libras: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica (volume 1), Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prática pedagógica (volume 2) e O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa.
Os livros fazem parte do Programa Nacional de Apoio à Educação dos
Surdos, que tem entre seus objetivos apoiar e incentivar o
desenvolvimento profissional de professores e professoras.
Algumas universidades brasileiras já oferecem o curso de graduação em Libras, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Em outras instituições de ensino superior da Bahia, a língua já faz parte do currículo dos cursos de Letras (Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana) e Pedagogia (Universidade Estadual de Feira de Santana). Além disso, a Fundação Pedro Calmon oferece cursos, através da Biblioteca Anísio Teixeira (BAT).
Até a próxima!
https://oprofessorweb.wordpress.com/2014/08/19/lingua-brasileira-de-sinais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.