A
Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas
(Ufal) realizou na última quarta-feira (15) uma reunião com
coordenadores de monitoria, professores-orientadores e os alunos
selecionados para monitoria e tutoria. O encontro teve como objetivo
esclarecer o funcionamento da Monitoria e do Programa Piloto de Tutoria,
nova modalidade de apoio ao estudante.
Este ano, a Ufal tem seu primeiro monitor surdo. Ele
vai auxiliar na disciplina de Fundamentos de Libras, no curso de
Letras-Libras, inaugurado em agosto do ano passado. Para
a vice-reitora, Rachel Rocha, abrir espaço para esse público é uma
obrigação da Universidade. “Demos o primeiro passo, um passo curto, mas
que demonstra a vontade da instituição de abraçar esse público. Já temos
professores surdos e os estudantes poderão colaborar bastante”,
expressou.
E
colaborar é justamente o que Everton quer. Na Língua Brasileira de
Sinais, o jovem deu seu recado. “Quero contribuir com o ensino de Libras
na Universidade, a maioria das pessoas não a conhece bem. Ela não é uma
língua simplória, só utilizada para expressões básicas, há algo
profundo atrelado a ela. Através dela, podemos expressar coisas tão
complexas quanto na língua falada. É isso o que desejo ajudar as pessoas
a entender”, disse ele.
Tutoria
Outra novidade em 2015 é o Programa de Tutoria. Em
fase experimental, a proposta é que os tutores auxiliem estudantes do
primeiro e segundo períodos da graduação com dificuldades em
conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias de seus
cursos e também aqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer
da graduação.
O edital informa que essa ação visa diminuir os
índices de reprovação e evasão, além de contribuir para a qualidade da
formação acadêmica. “É uma aposta alta, temos muita expectativa com esse
programa. Os bons cursos do País já trabalham nesse formato, de um
acompanhamento mais de perto, onde um aluno mais experiente indica
materiais didáticos, sites de busca, distribui tarefas, problemas,
desafios e propõe elaboração de projetos”, explicou Amauri Barros.
Segundo o pró-reitor, o objetivo do apoio é ajudar o
estudante a desenvolver suas habilidades, a ponto de se tornar o
protagonista de seu próprio processo de ensino-aprendizagem. “Não é o
aluno ficar sentado de um lado e o professor ensinando do outro. Isso
está em desuso. O ideal é que lhe ajudemos a ser capaz de aprender a
aprender. A tutoria tem um papel fundamental nisso”, avaliou.
Esclarecimentos
Quem esteve presente na reunião pôde ouvir uma
palestra sobre o que são os programas e quais são as atribuições de cada
participante: monitor, tutor, professor-orientador, coordenador de
monitoria e também dos gestores da Prograd. Já a responsável pelos
esclarecimentos foi a coordenadora de processos da Pró-reitoria,
Cristina de Castro, que também tirou dúvidas dos alunos e professores.
Participaram da mesa de abertura a vice-reitora,
Rachel Rocha; o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; o coordenador de
Desenvolvimento Pedagógico, Felipe Sarmento; o professor Jorge de
Brito, representando os coordenadores de monitoria e o estudante de
Letras-Libras, Everton Douglas, representando os estudantes.
Ao final do encontro, houve um sorteio de livros doados pela Editora da Ufal (Edufal).
Fonte: http://www.ufal.edu.br/noticias/2015/04/ufal-tem-primeiro-monitor-surdo-e-apresenta-programa-piloto-de-tutoria-para-2015
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