RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

terça-feira, 21 de abril de 2015

Raniery quer programa estadual de apoio à educação dos surdos em Paraíba

big_5cd74a465e93a8220896 

O deputado estadual Raniery Paulino (PDMB) apresentou na Assessoria de Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um requerimento de indicação, ao Governador do Estado, pedindo a criação e um programa estadual de apoio a educação dos surdos e a possibilidade de reativação da Escola Estadual de Audiocomunicação, além da criação de cargos para a profissão de professor de libras no âmbito estadual.
Segundo a justificação do pedido, a Língua Brasileira de Sinais – Libras tem o reconhecimento legal como comunicação e expressão a partir da edição da lei federal nº 10.436, em 24 de abril de 2002, trazendo muitas conquistas para os movimentos sociais dos surdos e com consequências diretas para o reconhecimento para o profissional interprete de língua de sinais no Brasil.
No pedido o deputado destaca que a criação do projeto seja com escolas bilíngues e reativação da escola de audiocomunicação, com produção de vídeos de literatura surda e material didático.
De acordo com parlamentar, na Paraíba há carência de programas de apoio à educação dos surdos, como há falta de professor de Libras nas escolas da rede estadual de ensino.
Para Raniery Paulino, não é mais possível permanecer num processo de exclusão das pessoas surdas na participação de atividades sociais, culturais, educacionais, políticas, etc.
“Nosso objetivo com o pedido, é dar aos surdos uma educação de qualidade, incluindo-os na interação social, cultural e política, com o direito do exercício da cidadania”, disse.
 
Fonte: http://www.paraibaonline.com.br/noticia/958133-raniery-quer-programa-estadual-de-apoio-a-educacao-dos-surdos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.