RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 15 de abril de 2015

UFMG: Alfabetização e Letramento de crianças surdas tema do Ceale debate

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Para refletir sobre o processo de aquisição da linguagem por crianças surdas nos primeiros anos de vida e em sua inserção na educação básica, a série Ceale Debate recebe nesta quinta, 16/04, a professora Terezinha Cristina da Costa Rocha, da Faculdade de Educação.
Sua palestra começa às 19h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação, campus Pampulha. A inscrição, gratuita, deve ser feita por meio de preenchimento de formulário disponível em http://bit.ly/cealedebateabril.
“Diversos estudos têm mostrado e discutido que algumas práticas escolares, na perspectiva de serem inclusivas, acabam sendo, na verdade, excludentes para os surdos, sobretudo quando se considera os paradigmas voltados para a oralidade”, afirma Terezinha, cuja exposição intitula-se Uma escola, duas línguas: Libras e língua portuguesa nos processos de alfabetização e letramento de crianças surdas.
Segundo ela, a aquisição de linguagem e da língua de sinais como primeira língua é uma questão crucial para os processos de alfabetização e letramento de crianças surdas. “Pretendo discutir o português não como língua materna, e, sim, como uma segunda língua para esses sujeitos, e a importância de abordagens mediadas por elementos semióticos, de natureza visual, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”, antecipa a pesquisadora do Ceale.
Terezinha Cristina da Costa Rocha, graduada em Filosofia e mestre em Educação pela PUC Minas, desenvolve estudos e atua nos campos de educação bilíngue para surdos e de formação de professores e intérpretes de Libras. Sua pesquisa Dicionário temático da Língua Brasileira de Sinais: a criação de sinais específicos para a filosofia foi premiada pelo CNPq, na edição de 2007 do Prêmio Jovem Cientista, e publicada em formato digital.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.


Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/educac%C3%A3o/ufmg/14042015-246213-ufmg-alfabetizacao-e-letramento-de-criancas-surdas-tema-do-ceale-debate

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