O ensino da leitura é um grande desafio para professores de língua
portuguesa como segunda língua para surdos. Mas com certeza não se
compara ao desafio da criança surda para aprender a ler.
Não há uma receita certa, infalível para auxiliar o professor.
Por isso, precisamos aguçar nossos olhos e observar a criança surda
nessa jornada. Para ela, a noção de palavra é muito distante de
sua realidade, a questão da escrita é uma incógnita, já que ela
não representa a língua dessa criança. Por isso, dizer para a
criança que ela precisa aprender, que é importante e etc, etc não
é suficiente para estimulá-la.
Observando as crianças ouvintes de três, quatro anos, percebemos
que elas adoram cantar, declamar pequenos versos, às vezes até
poemas. Ora, essas crianças já estão aprendendo a ler. Cada
música, poema ou verso que elas aprendem é um passo rumo à
leitura. Quantas palavras, significados ficam registrados em sua
memória! Quanta alegria em cantar! Mas, acima de tudo, quanto prazer
em aprender a Língua Portuguesa!
Pensando especificamente na criança surda, é importante lembrar
que a primeira língua que ela aprende é a Libras, não é o
Português. Então, aprender a ler significa aprender uma segunda
língua, à qual a criança não tem acesso pelo ouvido. Ou seja,
diferentemente das ouvintes, as crianças surdas, ao chegarem na
escola, não têm um “banco de palavras” na memória para
auxiliá-las na leitura.
Será que nós professores temos consciência disso? Como nós
ensinamos? Como selecionamos os textos? Que tipo de textos
oferecemos?
Ler não é uma atividade realizada apenas para aprender a gramática
do português. Ler não é uma atividade que se faz para cumprir
tarefas pedidas pelos professores. Ler vai muito além de decifrar
palavras que aparecem em sequência num pedaço de papel.
De fato a leitura permite realizar todas essas atividades, no
entanto, essa não é sua finalidade. Para que uma criança surda
aprenda a ler falta algo. Falta prazer. Onde está o prazer de
aprender a língua portuguesa?
Está em suas mãos, professor! Deixe a criança surda cantar,
declamar com as mãos. Associe movimento aos textos, junte alegria,
acrescente emoção! Misture com descobertas, tempere com desafios,
recheie com cores e cubra com conhecimento! Depois, deixe-a curtir e
repetir quantas vezes ela quiser. O sabor dessa aventura a gente
nunca esquece!
Neste primeiro semestre de 2015, iniciamos o projeto “Identidade”
estudando as partes do corpo. Para ajudar na aquisição do
vocabulário (etapa indispensável para o desenvolvimento da
leitura), usamos vários materiais de apoio, como os bonecos de pano
articulados, o kit caras e caretas, fichas com o nome das partes do
corpo, dados com o nome das partes do corpo, atividades dirigidas,
jogos online, entre outros, e tivemos aulas na sala de informática.
Veja o que fizemos...
O resultado, confira abaixo!
http://casfcee.blogspot.com.br/2015/06/escrevendo-o-portugues-vivendo-o-mundo.html
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