RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 4 de julho de 2015

Seid quer implantar escola bilíngue no Piauí

A escola bilíngue é um projeto da Seid em parceria com a Seduc e visa atender surdos e ouvinte do Piauí.

Na manhã desta quinta-feira (2), aconteceu a primeira reunião de encaminhamento para a implantação de uma escola bilíngue no Piauí, que atenderá surdos e ouvintes. Esse modelo de escola trabalha na língua nata dos surdos e é de fundamental importância no desenvolvimento pessoal, social e profissional deles. O projeto está sendo desenvolvimento pela Secretaria de Inclusão para Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria da Educação.
O objetivo da reunião foi realizar o levantamento de quantos professores estão habilitados no Piauí e poderiam lecionar na escola e quantos surdos serão beneficiados. Estiveram presentes, os representantes da Associação dos Surdos de Teresina (Aste) e do Centro de Atendimento Pedagógico à Pessoa Surda (CAPPS).
O secretário Mauro Eduardo falou que serão realizadas visitas a outros estados que possuem esse modelo para que se tenha embasamento para implantação da escola bilíngue no Piauí. “A escola bilíngue é de fundamental importância na vida dos surdos, que há muitos anos vêm lutando e revindicando uma escola dessas no nosso estado, que vai oferecer atendimento educacional para que os usuários possam ter, ainda mais, uma vida social ativa, conseguir um trabalho e desenvolver suas atividades do dia a dia”, destaca o secretário.
Para a vice-presidente do Conede, Alviberta Miranda, a escola bilíngue é de grande importância na vida do surdo, pois na escola eles aprenderão desde o básico até entenderem e compreenderem, realmente, os ensinamentos da educação.

 http://www.surdosol.com.br/seid-quer-implantar-escola-bilingue-no-piaui/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.