Mato Grosso – Reforço ao ensino da língua inglesa para surdos em escola.
Na
tarde desta quinta-feira (02/07), foram encerradas as atividades do
primeiro semestre do projeto “Práticas de Letramento em Língua Inglesa
para alunos surdos”, realizado pelo professor do Departamento de Letras
da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danie Marcelo Jesus, no
Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo (Ceaada). O projeto, que
começou em março deste ano na escola, estava em fase experimental e foi
direcionado para uma turma composta por 12 professores do Ceaada.
O professor explica que o projeto consiste no reforço ao ensino da
língua inglesa para surdos em escola, visto que não é uma prática comum
na formação de profissionais. A turma, composta por surdos e ouvintes,
apresenta exatamente uma mostra de como é a realidade de escolas que
também possuem diversos perfis em sala de aula. “É justamente o contexto
natural que o professor enfrenta na escola”, explica o professor.
“A grande questão é começar justamente com os professores, porque
antes de pensarmos nos alunos, temos que pensar neles para que possam
entender em que lugar a cultura de língua estrangeira cabe nessa
escola”, comenta o coordenador do projeto, sobre o fato de a primeira
turma ser de professores. A ideia é que a partir do momento em que eles
entendam de forma mais clara a língua inglesa e a metodologia aplicada,
possam transmiti-la de maneira efetiva.
O Ceaada é composto por alunos que têm deficiência auditiva,
múltiplas deficiências, e também por alunos surdo-cegos, e a
coordenadora pedagógica do Centro, Glaucia Inês Paes de Barros, comenta a
importância de tal projeto ser desenvolvido dentro da escola, uma vez
que na educação de surdos a primeira língua é Libras, e também há a
língua portuguesa, mas é necessário incluir a língua inglesa. Segundo
relatos de alguns alunos, eles só conseguem assimilar melhor o inglês
quando viajam, e com a metodologia trazida por Danie, a assimilação é
mais rápida.
Danie explica que a metodologia é focada em prática de letramentos,
que não segue exatamente uma sequência típica, e sim uma sequência que
permite a fácil identificação dos sinais e palavras em inglês. O
projeto, que é base para uma pesquisa desenvolvida na UFMT, tem por
intuito também “ser revertido na formação dos professores de línguas da
UFMT, no curso de Letras” Segundo ele esse enfoque ainda não faz parte
da formação geral do curso, que busca ter “clareza de como ensinar
língua estrangeira para os alunos surdos”.
O objetivo é que as aulas continuem e que, no próximo semestre esses
professores-alunos possam desenvolver um projeto que será
disponibilizado no Youtube para auxiliar no ensino de inglês em outros
lugares também.
Gleison Alves Rodrigues, professor de Libras do Ceaada e um dos
alunos do projeto, demonstra que as aulas têm sido muito boas. É um dos
professores surdos do centro e conta que não conhecia muito o inglês,
mas que passou a perceber as palavras e compreender temas. Acrescenta
que tais aulas são importantes para profissionais, pois é um vocabulário
próprio para surdos, em inglês, mas que sente falta da língua inglesa
em Libras.
http://www.surdosol.com.br/projeto-capacita-professores-para-levar-o-ingles-a-surdos-em-escolas/
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