RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 11 de abril de 2015

Alunos da Ufac reivindicam intérprete de Libras em Cruzeiro do Sul

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Acre – Campus Floresta conta com seis alunos com deficiência auditiva. Vice-reitora diz que profissionais estão sendo contratados.
Alunos da Universidade Federal do Acre, campus Floresta em Cruzeiro do Sul, a 648 km da capital, procuraram o Ministério Público Federal nesta quinta-feira (9), para denunciar a falta de intérprete de Libras na instituição. Segundo os acadêmicos, seis alunos são surdos e enfrentam dificuldades para acompanhar as disciplinas ministradas nos cursos. Eles reivindicam que a Ufac contrate intérpretes pagando salários justos e respeitando as leis trabalhistas.
Os estudantes afirmam que o reitor da instituição foi informado do problema, adotou medidas paliativas, mas a situação segue sem ser resolvida. Alessandro Souza, de 34 anos, é aluno do 5º período do curso de pedagogia e diz que as condições oferecidas no campus Floresta são mínimas e estão causando prejuízos aos alunos com deficiência auditiva.
“A Ufac abre espaço para alunos com deficiência, mas não oferece um aparelhamento adequado para atender as necessidades deles”.
Segundo ele, desde 2013 os alunos estão sem a assistência adequada. Nesse período, foi aberta uma conversação, que resultou em contrato provisório, com pessoas atuando como intérpretes paliativamente e sem sequência na função.
Os líderes das turmas afirmam que os alunos estão tendo prejuízos por não conseguirem acompanhar as disciplinas. “A Ufac precisa fazer sua parte, aparelhar a instituição para que ela possa receber os alunos que apresentam necessidades especiais”, destaca Souza.
Ao G1, a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, informou que alguns professores de Rio Branco estão sendo enviados para atuar no campus em Cruzeiro do Sul. “Houve um atraso, mas já estamos em processo de contratação de profissionais para ficarem permanentemente no campus Floresta. Os professores que foram contratados desistiram dos contratos e estamos chamando os próximos da lista”, garante.


Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/04/alunos-da-ufac-reivindicam-interprete-de-libras-em-cruzeiro-do-sul.html

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