RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Professora da Federal de São Carlos fará palestra sobre acessibilidade e inclusão surda na educação pública



A professora especialista em educação de surdos Diléia Aparecida Martins Briega, da Universidade Federal de São Carlos, vai abordar o tema Universidade pública: inclusão, diversidade e qualidade, no próximo dia 25, durante o 7º Seminário Anual do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil.
O seminário é composto de conferências distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre. É realizado sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 19h, no auditório Neidson Rogrigues, da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha. A entrada é gratuita, e a participação dará direito a certificado.
Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e mestre pela PUC Campinas, Diléia Briega é especialista na área de educação especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Atualmente, é professora de educação especial da Prefeitura Municipal de Campinas e da disciplina Política Educacional no curso de especialização em Tradução/Interpretação Libras-Português da Universidade Federal de São Carlos, e também participa como estudante do grupo de pesquisa surdez e abordagem bilíngue.
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil articula ações de ensino, pesquisa e extensão em universidades públicas brasileiras na busca de alternativas para a reflexão sobre educação. Criado em 2007, conta com a participação de professores e alunos da Faculdade de Educação, do Departamento de Educação Física e de outras unidades da UFMG, em sua maioria participantes do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE). Desenvolve ações como seminários, publicações, pesquisas e um programa semanal de rádio.
O seminário também pode ser acompanhado pela rádio WebFae ou pelo canal do projeto no Youtube. Para mais informações, acesse o site do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil ou ligue para (31) 3409 5313.

https://www.ufmg.br/online/arquivos/035104.shtml

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