RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Tecnologia ajudará torcedores cegos e surdos nos estádios durante os Jogos de Paris

 


Ainda pouco difundidos, dispositivos são utilizados principalmente para futebol, tênis e modalidades paraolímpicas; associações esperam que olimpíadas acelerem implementação.


Audiodescrição, coletes vibratórios, tablets sensíveis ao toque: diversos dispositivos permitirão que torcedores cegos ou surdos acompanhem os eventos esportivos junto com o restante do público em diversos estádios dos Jogos Olímpicos Paris 2024. No fone de ouvido, por exemplo, uma voz descreve ao espectador cego tudo o que acontece na Arena Bercy, na capital francesa.

Durante a final da Copa da França de basquete, no final de abril, vários torcedores cegos puderam acompanhar os jogos em quadra graças a essa audiodescrição. Equipados com um dispositivo especial, podem, assim, ouvir um comentarista esportivo descrevendo as ações enquanto outra voz completa a experiência com elementos de descrição visual, tudo dentro de uma experiência organizada pela Optic 2000 antes dos Jogos Olímpicos.

A audiodescrição estará disponível em Paris-2024 em seis modalidades (futebol, atletismo, judô, natação, tênis, equitação) e dez modalidades paralímpicas em treze das instalações, explicou o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da capital francesa .

O tablet touch estará presente em seis instalações de eventos, para poder acompanhar as competições de futebol, rugby, basquete e quatro esportes paraolímpicos com bola.

FONTE:
https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/05/05/tecnologia-ajudara-torcedores-cegos-e-surdos-nos-estadios-durante-os-jogos-de-paris.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.