Ainda pouco difundidos, dispositivos são utilizados principalmente para futebol, tênis e modalidades paraolímpicas; associações esperam que olimpíadas acelerem implementação.
Audiodescrição, coletes vibratórios, tablets sensíveis ao toque: diversos dispositivos permitirão que torcedores cegos ou surdos acompanhem os eventos esportivos junto com o restante do público em diversos estádios dos Jogos Olímpicos Paris 2024. No fone de ouvido, por exemplo, uma voz descreve ao espectador cego tudo o que acontece na Arena Bercy, na capital francesa.
Durante a final da Copa da França de basquete, no final de abril, vários torcedores cegos puderam acompanhar os jogos em quadra graças a essa audiodescrição. Equipados com um dispositivo especial, podem, assim, ouvir um comentarista esportivo descrevendo as ações enquanto outra voz completa a experiência com elementos de descrição visual, tudo dentro de uma experiência organizada pela Optic 2000 antes dos Jogos Olímpicos.
A audiodescrição estará disponível em Paris-2024 em seis modalidades (futebol, atletismo, judô, natação, tênis, equitação) e dez modalidades paralímpicas em treze das instalações, explicou o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da capital francesa .
O tablet touch estará presente em seis instalações de eventos, para poder acompanhar as competições de futebol, rugby, basquete e quatro esportes paraolímpicos com bola.
FONTE:
https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/05/05/tecnologia-ajudara-torcedores-cegos-e-surdos-nos-estadios-durante-os-jogos-de-paris.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.