RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 1 de maio de 2024

INSS passa a ter atendimento semanal em Libras em agências do Rio e de Niterói. Veja como agendar


Duas das agências da Previdência Social na Região Metropolitana do Rio têm agora atendimento para pessoas surdas com uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O atendimento inclusivo ocorre semanalmente, sempre às terças-feiras, nas unidades do Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), no Centro do Rio, e na do Bairro de Fátima, em Niterói.

Na última semana, uma equipe da Central de Atendimento em Libras (CAL) esteve no Rio para treinar os servidores para a extensão dos atendimentos.

Como funciona?

Segundo o INSS, na data marcada, o segurado será atendido remotamente por um servidor treinado. O atendimento acontecerá numa sala com computador e câmera, por meio de videochamada. Atualmente, dez servidores de várias regiões do país estão aptos ao atendimento.

“A Central de Atendimento em Libras é um projeto idealizado por vários servidores do INSS com o objetivo de promover a inclusão previdenciária da pessoa surda. Germinado há mais de dez anos, atualmente utiliza tecnologias da informação e comunicação para viabilizar o atendimento humanizado, acessível e efetivo à pessoa surda", explicou em nota José Wilker, coordenador da CAL e chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios Gerência João Pessoa (PB) do INSS.

Como agendar?

Os atendimentos nas duas agências acontecerão sempre às terças-feiras. Serão disponibilizadas quatro vagas por semana em cada uma das unidades. O agendamento acontece através da Central 135 ou presencialmente nas duas agências.

A implementação dos atendimentos em Libras nas agências do Ciad e do Bairro de Fátima acontece numa espécie de projeto-piloto. Além do Rio, o INSS já oferece o atendimento em Libras para pessoas surdas na cidade de São Paulo e em Sorocaba, no interior paulista. Desde dezembro do ano passado, outras duas agências em Alagoas, também já fazem o atendimento inclusivo.


FONTE:

https://extra.globo.com/economia/noticia/2024/04/inss-passa-a-ter-atendimento-semanal-em-libras-em-agencias-do-rio-e-de-niteroi-veja-como-agendar.ghtml?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.