RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Plataforma de intermediação em Libras auxilia o atendimento de surdos em serviços públicos

 


Intérpretes realizam a tradução em tempo real através de vídeo-chamada.

Mais autonomia e acessibilidade! É desta forma que a comunidade surda tem recebido seus atendimentos em serviços públicos de Praia Grande. Além do intérprete disponível em diversos setores, desde fevereiro a Prefeitura conta ainda com a utilização de uma plataforma digital com intérpretes de libras (Língua Brasileira de Sinais) em tempo real nas unidades públicas da Cidade. O sistema pode ser acessado pelo computador ou pelo celular.

E quem tem utilizado a plataforma tem aprovado, como é o caso do estoquista Fabio Yano. O morador do Bairro Ocian tem surdez e na manhã desta quarta-feira (22) participou do Cadastro de Pessoas com Deficiência, que a Prefeitura está realizando. “Esse meio de atendimento é muito importante! Eu fiquei admirado! Foi minha primeira vez nesse atendimento e a comunicação foi muito mais fácil, mesmo eu sendo uma pessoa surda. E é justamente a Comunicação uma das principais barreiras que enfrentamos no dia a dia. E, para mim, entre entender Libras ou uma legenda escrita, em Libras é bem melhor! Parabéns a todos os envolvidos!", explicou através da língua de sinais.

O intérprete de Libras, Marco Araújo, destacou a importância de a Prefeitura oferecer este tipo de serviço para a população. “Com a plataforma é possível proporcionar uma comunicação mais inclusiva, garantir a integração da comunidade surda na sociedade e ampliar o acesso à informação de todos!”, comentou.

Durante o lançamento do projeto, a prefeita Raquel Chini falou sobre esta inovação no atendimento público realizado. “É aliar a tecnologia com a acessibilidade. Em Praia Grande, buscamos sempre trazer a inclusão para todos e essa plataforma vai possibilitar que todo mundo possa ter um atendimento muito mais eficaz. A pessoa será melhor compreendida durante os mais variados serviços, entre eles atendimento médico. E já estamos estudando também outras ferramentas para trazer ainda mais inclusão para outros públicos como, por exemplo, as pessoas com deficiência visual”, explicou.

Como funciona – Durante o atendimento, o sistema é acessado pelo funcionário de Praia Grande através de um QR Code, ou acessando o site da plataforma (disponível em praiagrande.sp.gov.br clicando no banner “Sistema de Intermediação em Libras”). Então, o servidor é encaminhado a uma fila online, à espera de um dos intérpretes cadastrados, que realiza a tradução em tempo real através de vídeo-chamada, facilitando a comunicação entre o funcionário e o munícipe surdo que está sendo atendido.

Os funcionários municipais habilitados para fazer este primeiro contato foram capacitados em janeiro pela Gestalk Conecta, empresa vencedora da licitação, e receberam orientações sobre a plataforma e com dicas dos principais sinais utilizados no atendimento da pessoa surda.

FONTE: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/noticia/plataforma-de-intermediacao-em-libras-auxilia-o-atendimento-de-surdos-em-servicos-publicos

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