Intérpretes realizam a tradução em tempo real através de vídeo-chamada.
Mais autonomia e acessibilidade! É desta forma que a comunidade surda tem recebido seus atendimentos em serviços públicos de Praia Grande. Além do intérprete disponível em diversos setores, desde fevereiro a Prefeitura conta ainda com a utilização de uma plataforma digital com intérpretes de libras (Língua Brasileira de Sinais) em tempo real nas unidades públicas da Cidade. O sistema pode ser acessado pelo computador ou pelo celular.
E quem tem utilizado a plataforma tem aprovado, como é o caso do estoquista Fabio Yano. O morador do Bairro Ocian tem surdez e na manhã desta quarta-feira (22) participou do Cadastro de Pessoas com Deficiência, que a Prefeitura está realizando. “Esse meio de atendimento é muito importante! Eu fiquei admirado! Foi minha primeira vez nesse atendimento e a comunicação foi muito mais fácil, mesmo eu sendo uma pessoa surda. E é justamente a Comunicação uma das principais barreiras que enfrentamos no dia a dia. E, para mim, entre entender Libras ou uma legenda escrita, em Libras é bem melhor! Parabéns a todos os envolvidos!", explicou através da língua de sinais.
O intérprete de Libras, Marco Araújo, destacou a importância de a Prefeitura oferecer este tipo de serviço para a população. “Com a plataforma é possível proporcionar uma comunicação mais inclusiva, garantir a integração da comunidade surda na sociedade e ampliar o acesso à informação de todos!”, comentou.
Durante o lançamento do projeto, a prefeita Raquel Chini falou sobre esta inovação no atendimento público realizado. “É aliar a tecnologia com a acessibilidade. Em Praia Grande, buscamos sempre trazer a inclusão para todos e essa plataforma vai possibilitar que todo mundo possa ter um atendimento muito mais eficaz. A pessoa será melhor compreendida durante os mais variados serviços, entre eles atendimento médico. E já estamos estudando também outras ferramentas para trazer ainda mais inclusão para outros públicos como, por exemplo, as pessoas com deficiência visual”, explicou.
Como funciona – Durante o atendimento, o sistema é acessado pelo funcionário de Praia Grande através de um QR Code, ou acessando o site da plataforma (disponível em praiagrande.sp.gov.br clicando no banner “Sistema de Intermediação em Libras”). Então, o servidor é encaminhado a uma fila online, à espera de um dos intérpretes cadastrados, que realiza a tradução em tempo real através de vídeo-chamada, facilitando a comunicação entre o funcionário e o munícipe surdo que está sendo atendido.
Os funcionários municipais habilitados para fazer este primeiro contato foram capacitados em janeiro pela Gestalk Conecta, empresa vencedora da licitação, e receberam orientações sobre a plataforma e com dicas dos principais sinais utilizados no atendimento da pessoa surda.
FONTE: https://www2.praiagrande.sp.gov.br/noticia/plataforma-de-intermediacao-em-libras-auxilia-o-atendimento-de-surdos-em-servicos-publicos
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