A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua nativa das pessoas surdas, que dependem dela em sua comunicação. Mas 80% das pessoas surdas do mundo têm dificuldades com as línguas escritas, devido à dificuldade de acesso à educação, segundo pesquisa realizada pela Federação Mundial dos Surdos (WFD).
Até o século XV, o mundo considerava ser impossível educar pessoas surdas, mas isso foi modificado quando o educador francês surdo Édouard Huet trouxe para o Brasil a Língua de Sinais Francesa (LSF), sendo o primeiro a reconhecer e usar o alfabeto manual. Nesse tempo, surgiu o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), que até hoje é referência da educação desse público aqui no Brasil.
Atualmente, a profissionalização do tradutor e intérprete de Libras reforça o decreto de nº 5.626/05, que determina a disponibilidade de intérpretes ou tradutores em caso da existência de pessoas surdas nas escolas.
Em paralelo, em 2021, foi sancionada a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394, de 1996), que discursa sobre a educação e estabelece diretrizes para a base educacional do país.
Lei prevê educação bilíngue para pessoas surdas
A mudança na LDB, a partir da Lei 14.191 de 2021, insere o ensino bilíngue para as pessoas surdas nas escolas, estabelecendo a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda.
A aplicação da educação bilíngue deverá se estender a escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdo.
Para tanto, mudança deverá começar na educação infantil e se estender ao longo de toda a vida. A mudança prevê, também, a oferta e financiamento pela União de materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas para os ensinos básico e superior.
Qual a diferença entre Libras e Braille?
Libras e Braille são duas formas de comunicação desenvolvidas para pessoas com deficiência, mas são utilizadas em contextos diferentes e para diferentes tipos de deficiência. Entenda cada uma delas:
Língua Brasileira de Sinais
• Libras é uma língua gestual-visual usada pela comunidade surda no Brasil.
• É uma língua completa, com gramática própria, que utiliza gestos das mãos, expressões faciais e corporais para comunicar significados.
• É uma forma de comunicação utilizada principalmente por pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Braille
• Braille é um sistema de escrita tátil que permite que pessoas cegas ou com baixa visão leiam e escrevam.
• Consiste em símbolos compostos por pontos em relevo em um papel especial.
• Cada símbolo Braille representa uma letra, número, símbolo matemático ou outro caractere.
• É uma forma de comunicação que permite às pessoas cegas acessar a informação por meio do tato.
Dia Nacional da Educação de Surdos
O Dia Nacional da Educação de Surdos é celebrado em 23 de abril. Porém, também costuma se estender para 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Nessa data, a Libras se tornou língua oficial gestual-visual no Brasil, em 2002, pela Lei nº 10.436. As duas datas comemorativas têm o objetivo de lembrar as lutas e celebrar as conquistas da comunidade surda com a integração de práticas inclusivas no ensino regular.
Aprenda Libras com bolsa de estudo
O curso de Libras é oferecido como graduação de nível superior nas titulações de bacharelado ou licenciatura e pós-graduação. A duração média varia de dois a quatro anos. O valor médio do curso de Libras é R$300, mas você pode aprender com bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. Em parceria com as melhores instituições de ensino, o Educa disponibiliza bolsas de estudo que concedem até 85% de desconto nas mensalidades de cursos presenciais e EAD, incluindo Libras.
Para garantir sua bolsa, acesse agora o site do Educa Mais Brasil, confira as opções do seu interesse e comece a estudar agora mesmo!
FONTE:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/educacao-bilingue-para-pessoas-surdas-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.