RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quarta-feira, 22 de maio de 2024

CURSO “Educação e Projetos de Educação Bilíngue de Surdos” - UFRN

 


UFRN promove 4ª edição do curso “Educação e Projetos de Educação Bilíngue de Surdos” com vagas para cursistas e tutores

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS/SEMESP/MEC), está promovendo a 4ª edição do curso de extensão Educação e Projetos de Educação Bilíngue de Surdos, sob coordenação da professora Jéssica do Carmo Alves de Andrade, do Departamento de Letras. O curso é oferecido em formato virtual, com aulas síncronas e assíncronas, e tem duração prevista de seis meses (entre junho e dezembro de 2024), totalizando 180 horas/aula.
Estão sendo ofertadas 600 vagas para cursistas, sendo 50% (cinquenta por cento) asseguradas para pessoas surdas. Podem candidatar-se: estudantes em estágio com vínculo comprovado, profissionais da Pedagogia ou licenciaturas; e profissionais da educação básica pública (professores, gestores e técnicos).

As inscrições estarão abertas de 21 de maio a 07 de junho de 2024 e podem ser realizadas exclusivamente on-line, através do preenchimento do formulário constante no edital.

O curso, que é fruto da articulação entre professores e pesquisadores da educação bilíngue, dispõe de um planejamento inicial unificado de cunho pedagógico e administrativo, a ser executado conjuntamente por meio de parcerias entre os órgãos envolvidos. O propósito central é promover formação continuada de profissionais que atuam na educação básica, instrumentalizando-os para a investigação de fundamentos, princípios e práticas pedagógicas mais apropriadas para a educação e projetos de educação bilíngue de surdos no ensino básico.

A publicação oficial de informativos, editais e resultados será feita via portal da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN (https://sia.ufrn.br/noticias).

⚠️ Dúvidas: Libras.educacao.ufrn@gmail.com


FONTE:

https://www.instagram.com/p/C7NarHxJQ4E/?igsh=MWhnZHgzeDQ3MDQ5bA%3D%3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.