RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Encontro com deficientes auditivos e ouvintes


encontro-com-deficientes-auditivos-e-ouvintes-anima-noite-de-quinta-feira 

Tocantins – Na noite desta quinta-feira, 14, equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Cemae e cursistas do estabelecimento participaram do 1º Encontro com Deficientes Auditivos e Ouvintes, momento de interação quando o grupo foi levado a conversar na linguagem dos sinais fora da sala de aula utilizando a Libras – Linguagem Brasileira de Sinais, na expressão cotidiana. A proposta é de que o Encontro ocorra mensalmente e que conte como carga horária do curso ofertado.
O Cemae que é ligado a Secretaria de Educação de Colinas do Tocantins, oferece o curso básico, intermediário e avançado de Libras, gratuitamente a população, com atendimento das 13h as 17h. Atualmente, cerca de 30 cursistas são atendidos. Segundo Carla Ferreira Silva Neres, professora de Libras do Cemae, existe a discussão de inserção da Libras na grade curricular do ensino municipal. A professora falou da importância da utilização da Libras para a inclusão social das pessoas que possuem deficiência auditiva.
Iniciando recentemente um trabalho com deficientes auditivos, Paulo Roberto Barbosa Fernandes, responsável pela unidade do Senai de Colinas mencionou que a Instituição conta com três alunos no curso de Manutenção de Computadores e falou da intenção em buscar empresas que contribuam com a inclusão deste público no mercado de trabalho.
Deusilene Miranda, diretora do Cemae, explicou que o Centro também conta com o atendimento de psicóloga, fonoaudióloga, assistente social, além das professoras de Libras. Atualmente, aproximadamente 100 pessoas recebem atendimento na entidade. Sobre o Encontro, Miranda mencionou ser esse o desafio do educador, romper as barreiras da sala de aula e ser extra-muros.

Fonte: http://colinas.to.gov.br/noticia/encontro-com-deficientes-auditivos-e-ouvintes-anima-noite-de-quinta-feira/1902

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.