Eles estão recebendo treinamento básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de programa vinculado à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
Trinta funcionários da Secretaria de Assistência Social (SMAS) estão
recebendo treinamento básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A
seleção, realizada através Gestão de Pessoas, da Secretaria, inclui
funcionários das Proteções Especial e Básica e do Administrativo.
O curso é ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e
Esportes (SMECE), por meio do Centro de Atendimento Especializado na
Área da Surdez (CAES) há 6 anos, com sede na Escola Municipal Primeiro
de Maio, e atende os setores públicos e privados. Segundo a Professora
Daniela Liberato “O curso tem como objetivo principal a divulgação e
propagação da Cultura Surda e da Linguagem de Sinais”.
A
capacitação tem um tempero especial: é a presença de Alunos Instrutores
Surdos, que são agentes multiplicadores da Libras e exercem papel
fundamental para o sucesso do curso, dando condições aos participantes
de entenderem na prática, também, a Cultura Surda. “Suas atividades são
amparadas e planejadas por professoras especializadas” diz a professora
Maria Claudia Lunardon.
Utilizando a Língua de Sinais, o Aluno Instrutor José Marcelo
Pereira de Miranda (12), diz: “Gosto de ajudar e me sinto feliz”,
demonstrando prazer em servir ao próximo. “Pretendemos que futuramente
este trabalho seja conduzido por ex-Alunos Instrutores”, complementa
Lunardon.
Importância do curso
Este momento vivenciado pelos funcionários da Secretaria de
Assistência Social tem sido de grande importância para o atendimento
direto aos usuários portadores da Surdez, ”Quando não tínhamos o
conhecimento muitas vezes precisávamos escrever para nos comunicar,
porém nem todos, infelizmente, são alfabetizados e hoje há condições
mínimas de comunicação para atender a demanda de Surdos, relata a
Assistente Social, do CRAS-Ferraria, Elizandra Lencim.
Sobre o CAES
O Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez – CAES,
destina-se ao atendimento de alunos surdos, que em função de sua perda
auditiva, comunicam-se e interagem com o mundo por meio de experiências
visuais, manifestando sua cultura, ideias, valores, principalmente pelo
uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
A finalidade do CAES é, em contraturno ao da escolarização, o ensino
da LIBRAS e da Língua Portuguesa, como segunda língua (na modalidade
escrita), para alunos surdos obrigatoriamente desde a educação infantil,
conforme o Decreto Federal n°5626/2005.
A proposta do atendimento se faz por uma educação bilingue – Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa escrita. Os alunos
são agrupados por faixa etária ou nível de escolaridade, visando um
maior aproveitamento do conhecimento da língua.
Formação dos professores
Quanto à formação exigida para este trabalho, de professora de apoio
pedagógico e intérprete, é de professora bilíngue, ou seja: formação
nível superior, curso de graduação em Letras Libras – Bacharelado, pós
em educação especial, formação continuada em Língua Brasileira de Sinais
– LIBRAS, adicionais, certificado de Proficiência em Tradução e
Interpretação Libras/Língua Portuguesa do Exame Nacional em Libras –
PROLIBRAS/ Mec – Nível Médio, certificado de proficiência em Tradução e
Interpretação Libras/Língua Portuguesa expedidos pela SEED/DEEIN/CAS-PR,
declaração (intérprete ou apoio pedagógico) da FENEIS-PR (Federação
Nacional de Educação e Integração dos Surdos).
Serviço
Informações sobre o curso podem ser obtidas com o CAE pelo facebook: Área da Surdez Campo Largo ou pelo telefone: 3292-7447
As informações sobre o CAES foram fornecidas por Agna Poletto – Diretora do Departamento de Educação Especial (SMECE).
Fonte: http://www.campolargo.pr.gov.br/site/noticias/id/1901
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