Adriana Costa do Nascimento*
Carmem da Silva Mascarenhas*
RESUMO
Este
artigo tem como objetivo evidenciar a importância da língua de sinais
na educação dos surdos em classes regulares. Para a realização desta,
foi feito uma pesquisa bibliográfica para reflexões, estudo e
embasamento sobre os assuntos pertinentes ao tema apresentado,
destacando-se analises acerca da língua de sinais e suas caracterização
do surdo desde a perda auditiva até a formação de sua identidade
cultural surda, bem como no desenvolvimento cognitivo e participação no
contexto das escolas normais no processo de escolarização destes alunos.
Como metodologia optou-se por um estudo de campo dentro de um enfoque
qualitativo e quantitativo onde foram aplicados questionários com 30
professores em três instituições de ensino no município de Salvador-Ba.
Através das respostas desses educadores, com suas respectivas opiniões
pode-se observar suas dificuldades comunicativas com estes sujeitos,
confirmando-se a grande importância do uso desta forma de linguagem na
educação dos surdos em escolas regulares, evidenciando-se a necessidade
de uma educação bilíngüe que valorize a língua natural do surdo, dando
condições para que este possa desenvolver-se para a vida social, a
cidadania e para o trabalho.
Palavras – chave: Língua de Sinais, Educação dos Surdos, Escola Regular.
Carmem da Silva Mascarenhas*
RESUMO
Palavras – chave: Língua de Sinais, Educação dos Surdos, Escola Regular.
Quer ler na íntegra? Acesse o link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.