Quando nos referimos a educação de surdos, outros procedimentos além da estruturação das salas multifuncionais e consequentemente do atendimento especializado são necessários. É importante que não esqueçamos que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é a primeira língua dos surdos e que o Português uma segunda língua. Se o primeiro requisito para que aprendamos uma segunda língua, é o conhecimento da nossa língua, os surdos só estarão preparados para aprender uma segunda língua quando entenderem que existem diferentes línguas e culturas e tomarem conhecimento da sua, ou seja, quando eles tiverem um referencial linguístico que servirá de base para toda aprendizagem futura. A presença de um interprete na sala de aula, e do trabalho deste em parceria com o professor titular e vice-versa, é algo imprescindível no processo educacional dos surdos, não basta ter a presença física do interprete, é importante que este tenha conhecimento do assunto que irá ser trabalhado pelo professor em sala, para que ele possa interpretá-lo para o surdo e não apenas traduzi-lo, pois há uma diferença muito grande entre um e outro. Enquanto ao tradutor cabe apenas a missão de transpor de uma língua para outra, ao interprete é dada à missão de explicar, esclarecer, representar, ser o intermediário para que o surdo compreenda o que está sendo trabalhado e o professor em sala de aula tenha o retorno daquilo que está ou não sendo compreendido. O contato diário de crianças surdas com adultos surdos também é algo necessário, pois consiste num instrumento de conhecimento e manutenção da sua língua, além de oportunizar aos outros alunos a aprendizagem da LIBRAS, oportunizar inclusão social.
Fonte:
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_23644/artigo_sobre_uma_sintese_da_historia_da_educacao_de_surdos_e_o_modelo_educacional_bilingue.
Fonte:
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_23644/artigo_sobre_uma_sintese_da_historia_da_educacao_de_surdos_e_o_modelo_educacional_bilingue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.