A Câmara Municipal de Areia Branca – RN aprovou na sessão ordinária desta terça-feira, 7, o Projeto de Lei do Legislativo nº 023/2025 de autoria dos vereadores Sandro Góis e Eilson Tavares, ambos do União Brasil, que inclui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar da rede municipal de ensino.
A matéria, que obteve votação unânime dos vereadores presentes, estabelece ainda, que seja disponibilizado intérprete da Libras em eventos públicos a instituições quaisquer, no âmbito do município de Areia Branca.
Desde 2002, a Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão oriunda de comunidades de pessoas surdas no Brasil. O PL dos vereadores Sandro Góis e Eilson Tavares prevê que as instituições de ensino devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva acesso à comunicação, à informação e à educação em todos os processos escolares.
Os vereadores Sandro e Eilson destacaram que o projeto nasceu depois que eles ouviram educadores, setores da sociedade e, principalmente, a comunidade surda e outros atores envolvidos, em consonância com um processo que vem sendo buscado a nível nacional.
Presente na sessão, a professora Antonia Lucileide Marques da Silva, conhecida pela sua luta por uma educação de qualidade e por uma sociedade inclusiva, sem barreiras e aberta à diversidade, usou a tribuna da Câmara para elogiar a iniciativa, nas pessoas dos vereadores Eilson Tavares e Sandro Góis, classificando a aprovação do projeto um passo importante, pois vai abranger não só o ensino com a Libras, mas também a comunicação das pessoas que possam receber ou conviver com a pessoa com surdez.
FONTE:
https://www.librasol.com.br/camara-de-areia-branca-aprova-inclusao-da-libras-no-curriculo-escolar-do-municipio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.
BJOS SINALIZADOS.