RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Intérpretes de Libras garantem inclusão e acessibilidade no teatro e no cinema da Vila da Criança - SERGIPE

 


Ação reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a acessibilidade e o direito à comunicação para todas as pessoas

Os eventos realizados pelo Governo de Sergipe ficaram marcados pela atuação dos intérpretes de Libras, que garantem acessibilidade e inclusão para a comunidade surda. Esse importante trabalho, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), também está sendo ofertado na Vila da Criança 2025, evento realizado na Orla da Atalaia, em Aracaju.

O espaço conta com apresentações teatrais realizadas com a presença dos intérpretes, o que demonstra o compromisso com a construção de ambientes verdadeiramente democráticos, onde todas as crianças possam se divertir e aproveitar junto às suas famílias.

Durante as sessões, os intérpretes atuam lado a lado com os artistas, traduzindo as falas, músicas e expressões corporais do espetáculo, permitindo que crianças e famílias surdas acompanhem as histórias e participem da experiência de forma plena.A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca a importância da acessibilidade, da inclusão e da presença de Libras nas ações. “Garantir intérpretes de Libras nas apresentações é reafirmar o compromisso do Governo de Sergipe com a acessibilidade. A Vila da Criança é um espaço pensado para todos, onde cada criança pode viver a mesma experiência, com inclusão e respeito às diferenças”, destacou.

De acordo com a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Seasic, Suellen Graziele, a presença dos intérpretes é uma ação essencial de inclusão. “O teatro é um espaço para todos. Ter intérpretes garante que as pessoas surdas também possam viver a arte e a cultura de forma plena”, afirma.

Para os intérpretes, participar do teatro da Vila da Criança é, também, uma forma de reafirmar o papel da Libras como instrumento de cidadania e de valorização da cultura surda. O intérprete Edcarlos Santos da Conceição afirma que cada evento exige preparo e sensibilidade. “Cada apresentação é um desafio diferente. A gente se prepara com oficinas e técnicas de expressão para transmitir emoção e contexto ao público surdo, garantindo uma experiência completa”, conta.

intérprete Áquila de Jesus explicou que o trabalho exige estudo e dedicação. “Recebemos o material dos espetáculos com antecedência e estudamos para adaptar o ritmo e o estilo de cada artista. Isso faz diferença na qualidade da interpretação e na compreensão do público surdo”, explica.

Acessibilidade também para os fãs da sétima arte

A atuação dos intérpretes de libras promove a democratização do acesso à cultura e amplia a garantia de direitos para a população com deficiência. Além dos profissionais que atuam pessoalmente nos espetáculos teatrais, a comunidade surda também conta com filmes exibidos com interpretação em Libras, tornando a Vila da Criança um espaço acessível para todas as pessoas.

Com essa iniciativa, o Governo de Sergipe reafirma o compromisso com a inclusão social e com a promoção de políticas públicas que garantam o direito à comunicação, ao lazer e à cultura para todos.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/interpretes-de-libras-garantem-inclusao-e-acessibilidade-no-teatro-e-no-cinema-da-vila-da-crianca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.