RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Menino aprende Libras para se comunicar com colega de sala em curso com a intermediação do deputado Deiró

 


 O curso não era para criança, mas diante da insistência dele, a mãe e os organizadores permitiram sua participação. Foi assim que o menino Mateus Vieira de Oliveira, de 7 anos, aprendeu seu nome, números e diversas palavras, inclusive expressões de gentileza, em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Tudo isso por causa dela, a Alice, sua coleguinha de escola. “Eu quis participar, porque tenho uma amiga de sala que se chama Alice, que é surda e eu quero poder conversar com ela”, explicou Mateus.
 
As aulas do curso em que Mateus participou foram ministradas em Cacoal, no período de 7 a 11 de abril, pelo professor Marcus Loureiro. O de Libras e o de Filmagem e edição de vídeos foram oferecidos pela Escola do Legislativo, com a intermediação do deputado estadual Cirone Deiró. O menino foi um dos 150 inscritos da turma de Libras, que contou com a participação de algumas crianças e adolescentes. “A aceitação das aulas foi ótima e a participação foi de 100 por cento, superando nossas expectativas”, afirmou Marcus Loureiro. Quanto a Mateus, o professor disse que foi um presente para o curso. “Quando ele se encontrar com a coleguinha e mostrar o que aprendeu, com certeza vai deixá-la muito feliz”, disse.
 
O jornalista Alexandre Rolim Jorge, que ministrou o curso de Filmagem e edição de vídeos, também ficou satisfeito com a participação do público, considerado grande e eclético. “Tivemos pessoas que não sabiam nada sobre o assunto e outras que já trabalham na área e todas ficaram até o final do curso, interagindo e demonstrando interesse”, disse ele, que também deu aula para cerca de 150 alunos.
 
O diretor da Escola do Legislativo, Welvs Assis, elogiou o empenho da equipe responsável pela organização e dos professores que ministraram as aulas. Ele explicou que os cursos foram oferecidos, após pedido feito pelo deputado Cirone Deiró, ao presidente da Assembleia, Alex Redano. “Parabenizo o público desse auditório cheio, pelo interesse e tempo dedicado, pois hoje encerram-se essas capacitações e iniciam-se novas possibilidades, sonhos e profissões”, disse o diretor, acrescentando que “quando a administração pública investe em educação, o resultado aparece”.
 
Cirone Deiró afirmou que ficou satisfeito com a adesão do público e com os resultados alcançados. Ele elogiou o empenho dos organizadores e a qualidade dos cursos oferecidos pela Escola do Legislativo. “Os dois cursos superaram nossas expectativas, desde o período de inscrições ao encerramento das aulas”, disse. 

FONTE:

https://www.rondoniadinamica.com/noticias/2025/04/menino-aprende-libras-para-se-comunicar-com-colega-de-sala-em-curso-com-a-intermediacao-do-deputado-deiro,215153.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.