RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

quinta-feira, 10 de abril de 2025

Câmara inicia na sexta-feira curso de Libras e amplia vagas para atender a demanda

 


A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da Escola do Legislativo, inicia nesta sexta-feiradia 11, o Curso Básico de Libras, oferecido gratuitamente a servidores e à comunidade. O número de vagas foi ampliado devido à alta procura.

Serão 120 alunos divididos em quatro turmas. As inscrições foram preenchidas em menos de dois dias e já há uma lista de espera para convocações, em casos de desistências. A iniciativa tem como objetivo expandir o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais, fortalecer a comunicação com a comunidade surda e contribuir para a acessibilidade.

curso,  de forma presencial, acontece nas segundas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde no Plenarinho da Casa de Leis. A primeira aula começa nesta sexta-feira, às 7h30. Os cursos seguem até dezembro deste ano. As aulas são ministradas pelas servidoras efetivas Helga Pereira e Janaína Miron Saraiva, intérpretes de Libras da Câmara, lotadas no setor de Comunicação da Casa de Leis.

Dentre os alunos estão servidores da Casa de Leis, de setores administrativos ou gabinetes, e também público externo, formado principalmente por servidores de outros órgãos públicos, como prefeitura e Tribunal de Contas, além de funcionários de empresas privadas.

Esta é a terceira edição do curso de Libras oferecido pela Câmara Municipal, tendo recorde de inscritos. “Os alunos terão a capacidade de se comunicar em Libras, de forma básica, com o aprendizado dos sinais, contribuindo para a acessibilidade da pessoa surda na sociedade. O curso envolve ainda conhecer sobre assuntos relacionados à comunidade surda”, afirmou Helga Pereira.

intérprete de Libras Janaína Saraiva ressaltou que o curso é uma oportunidade para os servidores aprenderem uma nova língua. “É uma oportunidade de interação entre os servidores e também uma melhor compreensão de todos os aspectos e desafios enfrentados pela comunidade surda. Tem essa importância social porque vai promover a inclusão social e a acessibilidade comunicacional também no ambiente da Câmara Municipal, que se torna cada vez mais acessível e inclusiva”, disse. As profissionais destacaram ainda o incremento no currículo dos alunos, para capacitação profissional e pessoal.

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara, destacou a busca por ampliar a inclusão e a acessibilidade na Câmara e em todos os lugares, com o curso aberto à comunidade. “É uma oportunidade para o cidadão campo-grandense participar da Câmara. Nós seremos uma Câmara cada vez mais inclusiva, para recepcionar as pessoas surdas com o máximo de carinho, de afeto e de acessibilidade, que é garantir a dignidade para a pessoa com deficiência”, afirmou.

O diretor da Escola do Legislativo, Rodrigo Terra, afirmou que, inicialmente, seriam apenas duas turmas com 30 vagas cada, mas “acabamos aumentando porque o número de inscritos foi muito maior”, resultando nas quatro turmas formadas. “O objetivo é capacitar para que as pessoas tenham uma qualidade maior para receber a comunidade dos deficientes auditivos, com uma comunicação mais qualificada”, ressaltou.

Atualmente, a Câmara Municipal conta com a tradução em Libras de toda as sessões ordinárias, transmitidas pela TV Câmara no canal 7.3 e no Youtube da Casa de Leis.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/camara-inicia-na-sexta-feira-curso-de-libras-e-amplia-vagas-para-atender-a-demanda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.