RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Estudos Linguísticos em Escrita de Sinais da Libras: análise do livro ‘Saúde Bucal’ - 19/06/24

 


Alerta de Evento imperdível!

🙌 Junte-se a nós para uma jornada fascinante no Fórum Libras Saúde: Línguística, Educação, Ciência e Saúde!

✨Estaremos com a Profa. Dra. Débora Campos, discutindo Estudos Linguísticos em Escrita de Sinais da Libras: análise do livro ‘Saúde Bucal’! @deboracamposw

📍Local: YouTube LALS
📅 Data: 19/06
🕗 Horário: 20h
📄 Certificado Proex
📲Inscrição no link da bio EM BREVE.

💬 Venha participar deste encontro enriquecedor e expandir seus horizontes na área da saúde com Libras. Não fique de fora!

FONTE:

https://www.instagram.com/p/C7kkZVasHmL/?img_index=1

UERR vai promover oficinas formativas em Libras para brasileiros e venezuelanos

 


Inscrições serão feitas presencialmente; Poderão participar pessoas surdas com idade a partir dos 15 anos

O projeto de extensão INFORLIBRAS: Oficinas Formativas em Libras, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), vai ofertar gratuitamente capacitações específicas para surdos brasileiros e venezuelanos sobre temáticas relacionadas aos contextos educacional, de saúde e justiça.

Poderão participar pessoas surdas residentes em Boa Vista com idade a partir dos 15 anos. As inscrições serão feitas nos dias e local das oficinas: o Miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), instituição parceira. Serão oferecidas 30 vagas por oficina.

Os encontros ocorrerão das 18 horas às 22 horas, todas às segundas-feiras, no período de 10 de junho a 12 de agosto. Coordenada pela professora do curso de Letras da UERR, Cora Zambrano, e por João Batista, intérprete do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UERR, a iniciativa conta com o apoio da Associação de Surdos de Roraima.

Segundo Cora, grande parte das pessoas surdas que moram no Brasil estão às margens das informações fundamentais do cotidiano. “Dessa forma, o projeto INFORLIBRAS, em parceria com professores externos, surdos com formação em nível superior, pretende apresentar de forma sinalizada orientações de saúdejustiça e direitos fundamentais conquistados pelo movimento surdo brasileiro”, explica.

Confira o cronograma das oficinas:

10/06 – Direitos dos surdos no Brasil
17/06 – Português para o dia a dia I
24/06 – Semelhanças e diferenças entre LSV e LIBRAS
01/07 – Português para o dia a dia II
08/07 – Formas de ingresso ao ensino superior
15/07 – Sedentarismo e Qualidade de Vida
22/07 – Prevenção das infecções sexualmente transmissíveis – IST
29/07 – Conhecimentos básicos de informática
05/08 – O que colocar no currículo vitae?
12/08 – Saúde mental, vamos falar sobre esse tema?

FONTE:

https://www.librasol.com.br/uerr-vai-promover-oficinas-formativas-em-libras-para-brasileiros-e-venezuelanos/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR263c4c3gfZtnO3Zbe6EKMHlNPgc_8eh06ViiT4mZhlTP42RiGwlSDspjc_aem_AfoVXQGJHAZC_Hs47VkoMJhHXPi1eZMQn1BhgO0rbK8vf_p-IbQDBumbQP0SCt5qDwhinWUCQeO-B-wOZl0XtIZ9

Conheça o IFSC Palhoça Bilíngue – Libras-português

 


Primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do País na modalidade bilíngue (Libras-Português)

Câmpus Palhoça Bilíngue foi inaugurado em 2013, no bairro Pedra Branca, em Palhoça, Santa Catarina. É a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do País a oferecer educação profissional e tecnológica na perspectiva bilíngue (Libras–Português). A proposta é trazer ao cenário brasileiro, experiências de ensino, pesquisa e extensão, que viabilizem uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional.

A instituição tem como objetivo possibilitar ao estudante a sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho, ofertando cursos de qualificação profissionaleducação profissionalizante de jovens e adultosensino médio técnicograduação (licenciatura e tecnologia) e pós-graduação, que estão relacionados a dois eixos temáticos que se inter-relacionam e se complementam: Educação Bilíngue e Multimídia.

O projeto político pedagógico do câmpus privilegia a educação bilíngue (Libras-Português), desde a escolha dos cursos aos temas de pesquisas que são priorizados. Isso porque o processo de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento de materiais didáticos, bem como as metodologias utilizadas em sala de aula, consideram as especificidades da educação de surdos, que tem a Libras como sua primeira língua.

A prática das aulas leva em conta as particularidades dos alunos, por isso são oferecidas turmas somente de surdos [com aulas dadas em Libras por um professor bilíngue, ou seja, que tem domínio da língua de sinais], turmas mistas, com surdos e ouvintes [nesse caso as aulas são dadas em português com a presença de um intérprete de Libras] e turmas só de ouvintes [com aulas dadas em português].

A instituição conta com a atuação de uma equipe formada por servidores surdos e ouvintes, a fim de habilitar seus estudantes para compreender a perspectiva da diferença e não da deficiência, capacitando-os para o exercício da cidadania e da sua profissão.

FONTE:

https://www.librasol.com.br/conheca-o-ifsc-palhoca-bilingue-libras-portugues/?feed_id=23&_unique_id=6659d9a0ee71f&fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR3KRDi0igdLgTdfWbmjCbGI9OTx_dlQmXX0dZ3VggzEujIZ2b6NHdOZzek_aem_Afrjl1Skyvraha2U6u1HTWfp79Gd9Qmby7uzwStVaKC1Unu0PscrW5p96RmC-xuzn7AnB4tpLlcnbn8e_yOHT88a