RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Sequência didática: A Foca

Sequência didática: A FOCA
Esta atividade foi planejada para ser desenvolvida por alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos da EM Urânia Costa de Lima em José Bonifácio SP.
Foi tomado como referência o gênero textual poesia e posteriormente foi realizado um planejamento de uma sequência didática que contemple Libras e Língua Portuguesa escrita.

Objetivos:
Apresentar aos discentes surdos os sinais presentes na poesia e informações sobre o tema. Ao final da sequência os discentes surdos construirão um texto bilíngue para ser exposto na escola.

Desenvolvimento:
Inicialmente aconteceu uma conversa com os alunos. Nessa conversa foi explicado em Língua de Sinais que seria lido um poema, cujo personagem e eles deveriam adivinhar.
A docente começou a dar as características (pistas) do animal sinalizando. Foi conversado com a turma que nesse dia seria lido um poema, cujo personagem principal eles deveriam adivinhar pelas características expostas (pistas). Nesse momento os discentes participaram efetivamente da atividade.
A poesia foi escrita na lousa e posteriormente a docente foi sinalizando o texto.  Foi fixado na parede da sala um cartaz com a poesia em Língua Portuguesa e logo abaixo um vocabulário, ou seja, a palavra em Língua Portuguesa e o respectivo sinal em Libras.
Aos poucos foram ministradas atividades diversas sobre a poesia. Também foi confeccionado um jogo da memória com as palavras da Poesia em Língua Portuguesa e os sinais em Libras.
Em um outro momento os alunos foi proposto aos discentes que o texto fosse montado. Foi apresentado os sinais em Libras e os alunos observando a ordem da sinalização (que já dominavam) montaram a poesia somente com os sinais.
Posteriormente foi apresentada aos discentes a poesia em Língua Portuguesa para que eles organizassem seguindo a ordem correta.


Como produto final do trabalho, os discentes confeccionaram um Cartaz com a Poesia em Libras e Língua Portuguesa que foi exposto no pátio da escola e vídeos individuais dos alunos sinalizando a poesia.











DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO AEE







                  ATIVIDADES PARA DOWNLOAD









 
http://oficinadelibras.blogspot.com.br/2014/03/sequencia-didatica-foca.html

Um comentário:

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.