RYBENINHA

RYBENINHA
SINAL: BEM -VINDOS

DÊ-ME TUA MÃO QUE TE DIREI QUEM ÉS



“Em minha silenciosa escuridão,
Mais claro que o ofuscante sol,
Está tudo que desejarias ocultar de mim.
Mais que palavras,
Tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer.
Frementes de ansiedade ou trêmulas de fúria,
Verdadeira amizade ou mentira,
Tudo se revela ao toque de uma mão:
Quem é estranho,
Quem é amigo...
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão.
Dê-me tua mão que te direi quem és."


Natacha (vide documentário Borboletas de Zagorski)


SINAL DE "Libras"

SINAL DE "Libras"
"VOCÊ PRECISA SER PARTICIPANTE DESTE MUNDO ONDE MÃOS FALAM E OLHOS ESCUTAM, ONDE O CORPO DÁ A NOTA E O RÍTMO. É UM MUNDO ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS..."

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS

LIBRAS
"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, então o lugar é deficiente" - Thaís Frota

LIBRAS

LIBRAS
Aprender Libras é respirar a vida por outros ângulos, na voz do silêncio, no turbilhão das águas, no brilho do olhar. Aprender Libras é aprender a falar de longe ou tão de perto que apenas o toque resolve todas as aflições do viver, diante de todos os desafios audíveis. Nem tão poético, nem tão fulgaz.... apenas um Ser livre de preconceitos e voluntário da harmonia do bem viver.” Luiz Albérico B. Falcão

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS

QUANDO EU ACEITO A LÍNGUA DE SINAIS
“ A língua de sinais anula a deficiência e permite que os sujeitos surdos constituam, então, uma comunidade linguística minoritária diferente e não um desvio da normalidade”. Skliar

sábado, 13 de julho de 2013

Surdez versus Paciência

wcdi
Esses dias minha mãe me perguntou porque eu era tão impaciente e irritada. Como boa mãe taurina, toda vez que vai contar uma história, ela conta mil e um detalhes. Em vez de dizer: “Encontrei a tua amiga no shopping e ela perguntou de ti“, ela diz “Hoje, tipo 15:30, enquanto eu passeava no shopping porque fui trocar um sapato naquela loja dobrando ao lado da escada rolante, encontrei aquela tua amiga do cabelo encaracolado e olhos verdes, ela estava com um vestido azul lindo, me cutucou, perguntou de ti, disse que está com saudades, e aí ficamos um tempão conversando, de repente chegou também a fulana, blablablabla”. Tenho uma mania que muitos do meu círculo de amigos e família dizem na cara dura que é horrivelmente mal educada. Se a pessoa não for 100% objetiva no que me diz, tipo 2+ 2 = 4, eu olho e digo: RESUME! Ainda vou levar um tabefe por causa disso…
A idéia desse post foi porque respondi para a minha mãe que talvez eu seja assim, impaciente e irritada, porque a sensação que tenho é de que direciono toda a minha energia para a deficiência auditiva (não por querer, mas por necessidade) durante oito horas diárias (enquanto estou trabalhando), no mínimo. Tenho que prestar atenção, tenho que ler lábios, tenho que ser rápida, tenho que cuidar meu tom de voz, tenho que ficar ajeitando os aparelhos, enfim, quando não estou num ambiente no qual eu precise de todo esse foco, a última coisa que quero é lero lero. Então, pra quem não me conhece, fica a dica: RESUME! Hahahaha!!
Vocês não se sentem assim também? Em ambientes ‘controlados’, como trabalho e na casa de amigos, sou um anjo, um poço de paciência, a pessoa mais calma do mundo. Em ambientes relax, tudo o que mais quero é poder relaxar, sem precisar ativar minha visão de raio X, sem precisar de concentração total, sem precisar de leitura labial avançada. Acho que, por direcionar tanto a minha energia para isso, em muitas ocasiões me falte a paciência necessária para ser uma pessoa atenciosa, sensível e querida com os que estão ao meu redor.

 http://cronicasdasurdez.com/surdez-versus-paciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

BJOS SINALIZADOS.